Buscar

Av gestão integrada de RH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST1070_AV_201408283239 » GESTÃO INTEGRADA DE RH
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	TANIA REGINA DOUZATS VELLASCO
DANIELE CRUZ DA SILVA FIGUEIREDO LUZ
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,0    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 2  Data: 14/06/2016 10:33:45
	
	 1a Questão (Ref.: 201408562777)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A melhoria da efetividade dos funcionários é considerada diretamente relacionada ao trabalho da área de Recursos Humanos. Nas organizações, de quem deve ser a responsabilidade pela gestão de pessoas?
		
	
Resposta: ARH pois sua principal missão é promover o desenvolvimento de pessoas e das organizações.
	
Gabarito: Todos os gestores e profissionais da organização que têm pessoas subordinadas são responsáveis pela gestão de pessoas. Cabe a cada um valorizá-las, reconhecê-las e estimulá-las a fim de que os objetivos organizacionais e individuais sejam alcançados.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Gabarito: Todos os gestores e profissionais da organização que têm pessoas subordinadas são responsáveis pela gestão de pessoas. Cabe a cada um valorizá-las, reconhecê-las e estimulá-las a fim de que os objetivos organizacionais e individuais sejam alcançados.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408377268)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Você trabalha em uma empresa e gostaria de sugerir ao seu gerente que os funcionários, ao serem contratados, passassem por um processo de treinamento antes do início de suas atividades, pois atualmente eles apenas recebem um manual para ler e geralmente trabalham de qualquer maneira e demoram bastante tempo até alcançarem níveis satisfatórios de produtividade. Para fazer isso é necessário escrever uma proposta apontando todas as vantagens da aplicação de um programa de treinamento na empresa. Escreva essa proposta.
		
	
Resposta: Sr Gerente, venho através desta lhe sugerir que se faça um processo de treinamento e capacitação dos novos (futuros) colaboradores. A vantagem será: uma cultura organizacional inserida de forma plena, maior conhecimento pelo colaborador sobre a missão e objetivos da organização, melhor aperfeiçoamento de tarefas a ser executada e integração com os colaboradores já existentes, dando a todo momento ao colaborador o feedback sobre seu desempenho. Isso acredito que trará melhores resultados com eficácia.
	
Gabarito: O aluno deverá escrever a proposta argumentando a respeito de pelo menos duas vantagens do treinamento dentro de uma organização vinculando com o caso apresentado. Dentre as vantagens do treinamento estão: Melhoria da eficiência dos serviços, aumento da eficácia nos resultados, criatividade e inovação nos produtos e serviços oferecidos ao mercado, melhor qualidade de vida no trabalho, qualidade e produtividade, melhor atendimento ao cliente, maior competitividade organizacional, assédio de outras organizações aos funcionários da empresa e melhoria da imagem da organização.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408490866)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual a missão PRINCIPAL da Administração de Recursos Humanos?
		
	
	Melhorar os resultados financeiros da organização
	
	Capacitar os gestores para liderar suas equipes.
	
	Descrever detalhadamente as tarefas do cargo.
	 
	Promover o desenvolvimento das pessoas e das organizações
	
	Equilibrar os recursos materiais e administrativos de uma empresa
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408877942)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A empresa ABC deseja abrir uma filial na cidade de Miracema do Tocantins, no estado de Tocantins, por ser uma localização estratégica para o projeto de expansão na região norte. Qual deve ser a primeira ação da área de recrutamento e seleção para viabilizar essa filial?
		
	
	Colocar um anúncio no jornal local
	
	Fazer uma pesquisa salarial no local
	 
	Contratar empresa de recrutamento e seleção
	 
	Pesquisar a disponibilidade de mão-de-obra na região
	
	Transferir pessoas de outras filiais
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408321127)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Até pouco tempo atrás, o relacionamento entre pessoas e organizações era considerado conflitivo. Acreditava-se que os objetivos das organizações - como lucro, produtividade, eficácia, maximização da aplicação de recursos materiais e financeiros, redução de custos - eram incompatíveis com os objetivos individuais das pessoas." Com base no trecho citado de um texto do autor Idalberto Chiavenato, assinale a única alternativa que apresenta solução viável para esta relação.
		
	
	Estudos mostram que quanto maior for a quantidade de funcionários de uma organização, maior a quantidade de conflitos gerados por esta relação. Prova disto é que cada vez mais surgem sindicatos de classe e a única solução para este impasse tem sido o fortalecimento dos departamentos jurídicos das organizações.
	 
	As organizações precisam mudar rapidamente seus conceitos e procurar alterar suas estratégias na gestão de pessoas. É fato que estão cada vez mais preocupadas com o desenvolvimento do indivíduo e para isso desenvolvem suas práticas gerenciais e, em vez de investirem diretamente nos produtos e serviços, estão investindo nas pessoas que os intendem (produtos e serviços), capacitando quem sabe criar, desenvolver e produzir.
	
	O conceito de Gestão de Pessoas serve apenas para assegurar que os demais recursos, como recursos materiais, financeiros e tecnológicos, sejam bem utilizados pelas pessoas que integram as organizações.
	
	Devido à enorme carga tributária, as organizações precisam cortar custos com pessoal e priorizar seus investimentos. Mesmo assim, na Era moderna, as organizações necessitam de maior investimento tecnológico e menor em recursos humanos. A competitividade das organizações está diretamente ligada a seus produtos e serviços.
	
	As organizações priorizam utilizar plenamente as pessoas para o atingimento de suas metas de crescimento. Desta forma, as organizações conseguem sustentabilidade e equilíbrio financeiro.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408428976)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de formação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos, oportunidades de emprego que pretende preencher:
		
	
	Seleção
	
	Treinamento
	 
	Recrutamento
	
	Análise de cargos
	
	Mercado de trabalho
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408903937)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Observe as frases abaixo em relação ao papel do gestor na integração das pessoas nas organizações: I. O gestor deve acolher o novo colaborador de forma adequada e integrá-lo ao seu novo grupo de trabalho. II. O gestor precisa se preocupar em repassar as informações mais relevantes sobre processos e atividades rotineiras do local de trabalho e da empresa, sem se preocupar tanto com aspectos da cultura da empresa. III. O gestor deve observar o progresso da integração do novo colaborador e de sua atuação, bem como lhe dar feedback constante sobre o que é observado Podemos afirmar que:
		
	
	Somente as alternativas II e III estão corretas.
	
	Somente as alternativas I esta correta.
	 
	Somente as alternativas I e III estão corretas.
	
	Somente as alternativas I e II estão corretas.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408880987)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre os Métodos de Treinamento, assinale a alternativa que NÃO está de acordo com o contexto organizacional.
		
	
	Estudo de Caso.
	
	E-learning.
	
	Instrução Programada.
	 
	Trabalho científico.
	
	Treinamento no trabalho.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408555928)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A paralisação temporária da atividade econômica peloempregador, com o objetivo de pressionar os trabalhadores, a fim de frustrar ou dificultar o atendimento de suas reivindicações corresponde ao conceito de:
 
		
	
	Conflito
	
	Greve
 
	
	Reivindicação
 
	 
	Lock-out
 
	
	Rebelião
 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201408539633)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre o tema "Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional", marque a única opção que traz informações equivocadas (erradas) sobre o assunto em nosso país:
		
	
	Hoje, segundo vimos em aula, o Brasil ocupa o 14o lugar no ranking mundial da OMT (Organização Mundial do Trabalho), em relação aos acidentes de trabalho.
	
	Até pouco tempo atrás, o Brasil país era o pior país em termos de segurança no trabalho, registrando o maior número de acidentes de trabalho.
	 
	No passado o Brasil tinha 400 mil acidentes de trabalho por ano, com 4000 mortes. Hoje esse cenário mudou e o número de acidentes de trabalho é quase inexistente.
	
	Quando uma empresa não investe em Segurança do Trabalho, impacta na no bem-estar dos funcionários e, consequentemente, em sua produtividade, prejudicando tais fatores.
	
	Estima-se que o Brasil gaste 6 bilhões de dólares por ano, para custear acidentes de trabalho e afastamentos por doenças ocupacionais.

Outros materiais