Buscar

Simulado: Saúde Pública no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Simulado: SDE0400_SM_201201294691 V.1  
	Aluno(a): IOLANDA BEZERRA PEREIRA
	Matrícula: 201201294691 
	Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 06/06/2016 21:09:27 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201202001102)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O Brasil adotou o Programa de Agentes Comunitários de Saúde-PACS (1991) e o Programa de Saúde da Família-PSF (1994) como estratégias para contribuir na construção de um novo modelo de atenção integral à saúde das famílias. Logo, são estratégias voltadas para a reorganização das ações de ABS, que se fundamentam em uma nova ética política institucional. Os princípios e bases organizativas revelam-se nos seguintes objetivos: I- Prestar, na unidade de saúde e no domicílio, assistência integral, contínua, com resolubilidade e boa qualidade às necessidades de saúde da população adstrita; II- Prestar, na unidade hospitalar, assistência integral, com resolubilidade e boa qualidade às necessidades de saúde da população adstrita; III- Intervir sobre os fatores de risco aos quais a população está exposta; IV- Eleger o indivíduo como núcleo básico de abordagem no atendimento à saúde; V- Humanizar as práticas de saúde através do estabelecimento de um vínculo entre os profissionais de saúde e a população. Estão corretos apenas os itens:
		
	
	I, III e V
	
	I, II e V
	
	II e IV
	
	I, III e IV
	
	I e II
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202001118)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	O PBF é um programa de transferência de renda para famílias de baixa renda com acesso aos direitos sociais básicos como saúde e nutrição. A gestão do Cadastro Único é realizada por meio da conjugação de esforços entre os entes federados. São responsabilidades do município: I - Identificar as famílias que compõem o público alvo do Cadastro Único; II - Alterar, atualizar e confirmar os registros cadastrais; III - Promover a utilização dos dados do Cadastro Único para o planejamento e gestão de políticas públicas locais; IV - Definir estratégias para aperfeiçoar a focalizar os programas que utilizam o Cadastro Único; V - Implementação de estratégia para o cadastramento de povos indígenas e comunidades quilombolas. Assinale a opção CORRETA:
		
	
	I e II
	
	I, III e V
	
	I, II e III
	
	I e III
	
	I, II, III e IV
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202001177)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	O PNAE ¿ PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR é o programa social mais antigo no Brasil, criado em 1954 e implementado em 1955, através do Decreto nº 37.106/55, com o objetivo de atender a alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias (conveniadas com o poder público), por meio de transferência de recursos financeiros. Em relação ao PNAE é CORRETO afirmar que: I ¿ O repasse é feito diretamente aos estados e municípios, com base no censo escolar realizado no ano anterior ao do atendimento; II ¿ O programa é acompanhado e fiscalizado diretamente pela sociedade, por meio dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAEs); III ¿ O PNAE tem como um dos princípios a Integralidade; IV ¿ O PNAE tem como uma das diretrizes inclusão da Educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem; V ¿ O objetivo das ações educativas no PNAE é incorporar o tema da alimentação e nutrição no contexto escolar, com ênfase na alimentação saudável e na promoção da saúde. Assinale a opção CORRETA:
		
	
	I, III e V
	
	I, II, IV e V
	
	II e IV
	
	I, IV e V
	
	I, II e III
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201459493)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas com relação ao conceito de Segurança Alimentar e Nutricional do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN:
( ) Direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente.
( ) Fortificação dos alimentos em geral.
(  ) Base de práticas alimentares promotoras de saúde.
( ) Respeito à sustentabilidade ambiental
		
	
	V, V, F, F
	
	F, V, V, V
	
	V, F, V, V
	
	F, F, V, V
	
	F, V, F ,F
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201508672)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Numa ação de caráter interministerial "Ministérios da Saúde e Educação", contando com a contribuição do SISVAN, foi criado o Programa Saúde na Escola (PSE). Trata-se de um programa que tem como principal objetivo "promover a saúde e a cultura da paz, reforçando a prevenção de agravos à saúde, bem como fortalecer a relação entre as redes públicas de saúde e educação". O programa visa prevenir e promover a saúde por meio de avaliações do estado nutricional, incidência precoce de hipertensão e diabetes, controle de cárie, acuidade visual e auditiva e também psicológica do estudante. 
Sobre o PSE, considere as seguintes afirmativas: 
1. Para efeito de cadastro e monitoramento no SISVAN, os escolares atendidos pelo PSE deverão ser mensurados a cada dois anos.
2. Ao registrar o acompanhamento no sistema informatizado, os escolares devem ser vinculados ao "Saúde na Escola" mediante o preenchimento no sistema no campo Tipo de Acompanhamento.
3. Os dados que alimentam o SISVAN devem servir de subsídio para as ações de prevenção de doenças crônicas e agravos nutricionais dos estudantes.
4. Para atender ao PSE, a avaliação do estado nutricional e alimentar de crianças em fase escolar, realizada pelas equipes de Saúde da Família, poderá ser registrada no SISVAN Web. Assinale a alternativa correta. 
		
	
	Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. 
	
	Somente a afirmativa 2 é verdadeira. 
	
	Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras. 
	
	Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. 
	
	Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

Outros materiais

Outros materiais