Buscar

Pratica Profissional - Letras

Prévia do material em texto

Pratica Profissional: Linguística Aplicada – Letras
“Lendo o ‘Curso de Linguística Geral’, conseguimos perceber a visão saussureana de que linguagem é algo vivo. A Linguística deixa de ser um estudo com perspectiva histórica e passa a ter um valor diacrônico e sincrônico”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: ARAÚJO, D. A linguística ontem e hoje. http://www.interletras.com.br/ed_anteriores/n6_n7/textos/linguistica_ontem.pdf.  Acesso em 12/04/2016.
A partir dos estudos realizados nas aulas e dos conteúdos do artigo-base da aula 1 desta disciplina, responda: 
Qual é o objeto de estudo da Linguística Aplicada?
O objeto de investigação da Linguística Aplicada é verificar como se encaminha o ensino da gramática normativa na sala de aula de língua materna e estrangeira.
O objeto de estudo da Linguística Aplicada é a língua em oposição à fala, tendo como princípio teórico o Estruturalismo de Saussure.
O objeto de estudo da Linguística Aplicada é o inatismo, teoria de Noam Chomsky.
O objeto de investigação da Linguística Aplicada é a linguagem como prática social, seja em contextos de aprendizagem da língua materna ou estrangeira, seja em contexto que coloquem quaisquer outras questões relativas ao uso da linguagem.
O objeto de estudo da Linguística Aplicada é o estudo do surgimento de novas palavras, os neologismos, e o seu emprego pelos falantes quando aprendem uma língua estrangeira.
2- “Percebendo o descompasso entre uma formação compartimentada e um cenário social sob intensas transformações é que as autoridades da área da Educação no Brasil, em consonância com o que vem ocorrendo internacionalmente, vêm propondo mudanças tanto para a educação básica quanto para o ensino superior”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: ROMÃO, L. R. R.; FERNANDES, N. A. M. Pluralidade Cultural e Ensino de Língua Portuguesa. http://revistas.uniube.br/. Acesso em 08/04/2016.
Tendo em vista o texto acima e de acordo com o artigo-base da aula 3 da disciplina, nesse contexto de mudanças, inserem-se os Parâmetros Curriculares Nacionais e a proposição:
da Educação Moral e Cívica.
da disciplina de Organização Social e Política Brasileira.
dos temas transversais, como a pluralidade cultural, nas aulas de português.
do ensino voltado à gramática e ao valor absoluto da norma-padrão.
da segregação dos alunos de baixa renda.
3 - “Vygotsky (1989) afirmou a centralidade da linguagem para a compreensão do ser humano social e histórico. Segundo o autor, ‘a função primordial da fala é a comunicação, o intercâmbio social’ [...]. É pelo uso da linguagem que ocorre o desenvolvimento das estruturas psicológicas superiores (consciência) da criança”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: PIRES, Vera Lúcia. A interação pela linguagem: prática social mediadora das relações socioculturais.http://seer.uniritter.edu.br/index.php/nonada/article/viewFile/373/232. Acesso em 27/04/2016.
Levando em consideração o texto acima e os conteúdos do artigo-base da aula 2 desta disciplina, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nas alternativas abaixo, tendo em vista as ideias de Vygotsky a respeito da relação entre linguagem e o seu uso pelos sujeitos:
I.( ) Quando a fala e o uso de signos são incorporados a qualquer ação, transformam-se e produzem formas novas de comportamento.
II.( ) Quando a fala e o uso de signos são incorporados a ações, a fala se organiza de modo a impedir a relação entre linguagem e intelecto.
III.( ) A unidade dialética da inteligência prática e do uso de signos no adulto humano é a verdadeira essência do comportamento humano.
IV.( ) Quando a fala e o uso de signos são incorporados a qualquer ação, a fala se organiza, produzindo novas formas de comportamento que, mais tarde, constituirão o intelecto.
A sequência correta é:
F- F- F- V
V- F- V- V
V- V- V- F
F- F- V- V
V- F- V- F
4- “[O ato de ler e escrever] envolve todas as áreas, pois, mais do que reproduzir o som das palavras, trata-se de compreendê-las - e quem sabe relacionar termos como paráfrase, latifúndio, colonialismo e transgênico aos seus significados faz uso de um letramento obtido em aulas de Língua Portuguesa, Geografia, História e Ciências, respectivamente”. 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: MENEZES, Luís Carlos de. A língua em todas as disciplinas.http://revistaescola.abril.com.br/formacao/lingua-todas-disciplinas-432179.shtml. Acesso em 04/05/2016.
Tendo em vista o fragmento de texto acima e o artigo-base da aula 3 da disciplina, uma vez que há textos em todas as áreas educacionais, é importante que se estabeleça vínculo entre a Língua Portuguesa e:
a Educação Moral e Cívica.
a língua universal do Esperanto.
as outras disciplinas.
o valor maior da norma culta.
os autores clássicos da literatura universal.
5- “A Linguística Aplicada faz uso não somente dos conhecimentos teóricos produzidos pela Linguística, mas, acima de tudo, dialoga com as descobertas de uma variedade de campos tais como a Antropologia, a Teoria Educacional, a Psicologia e a Sociologia, entre outros, para atingir os seus objetivos, mantendo, assim, uma forte característica multidisciplinar”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: SOARES, D. Introdução à linguística aplicada e sua utilidade para as pesquisas em sala de aula de língua estrangeira. In: I Simpósio de Estudos Filológicos Linguísticos, promovido pelo CiFEFiL, realizado na FFP (UERJ), de 3 a 7 de março de 2008. http://www.filologia.org.br/revista/40suple/introdao_a_linguistica%20.pdf. Acesso em 11/04/2016.
De acordo com os conteúdos do artigo-base da aula 1 desta disciplina sobre a relação que se estabelece entre a Linguística e a Linguística Aplicada (LA), analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(  ) As primeiras definições de LA contribuíram para que seu caráter ”aplicado” recebesse tratamento inferior em relação ao que se considerava ciência pura.
(  ) A definição de LA colocou-a no mesmo patamar que a Linguística.
(  ) Existe uma autonomia delimitada e bem definida tanto para a Linguística quanto para a Linguística Aplicada.
(  ) A Psicologia é o fator de maior influência na Linguística Aplicada e também para a Linguística.
Agora, marque a sequência correta:
V – F – F – F
F – V – V – F
V – V – F – V
V – F – V – F
F – F – V – V
6- Considere o seguinte extrato de texto:
“Para Lev Vygotsky, o uso de sistemas de signos, como a linguagem é importante mediador nas experiências de interação entre as crianças e seu meio ambiente, mudando a forma social e o nível de seu desenvolvimento cultural”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: PIRES, Vera Lúcia. A interação pela linguagem: prática social mediadora das relações socioculturais.  http://seer.uniritter.edu.br/index.php/nonada/article/viewFile/373/232. Acesso em 27/04/2016.
Tendo em vista a leitura do texto-base da aula 2 desta disciplina, assinale a alternativa que explica a interação a partir das ideias de Vygotsky:
A interação é fruto dos estudos morfológicos.
O sujeito age sobre a realidade e interage com ela, construindo seus conhecimentos.
O sujeito, sem precisar da participação do outro, parte de sua vivência consigo mesmo para desenvolver habilidades linguísticas.
A interação ocorre quando as pessoas se isolam do convívio com seus pares.
Quando não se utiliza da linguagem oral, o sujeito não está interagindo com o outro.
7- Considere o fragmento de texto a seguir:
“Embora defendesse a perspectiva sincrônica no estudo das línguas, Saussure reconhecia a importância e a complementaridade das duas abordagens: a sincrônica e a diacrônica. Em sincronia os fatos linguísticos são observados quanto ao seu funcionamento, num determinado momento. Em diacronia osfatos são analisados quanto às suas transformações, pelas relações que estabelecem com os fatos que o precederam ou sucederam”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: PETTER, Margarida. Linguagem, língua, linguística. In: FIORIN, J. L. (org). Introdução à Linguística: objetos teóricos. 6. ed., p. 11-24. São Paulo: Contexto, 2010. p. 19.
Tendo em vista o fragmento de texto acima e os conteúdos do artigo-base da aula 1 desta disciplina sobre a Linguística sincrônica, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(  ) A Linguística sincrônica se ocupa das relações lógicas e psicológicas que unem os termos coexistentes e que formam sistema.
(  ) A Linguística sincrônica se ocupa dos estudos concomitantes da gramática e da linguística em sala de aula.
(  ) A Linguística sincrônica se ocupa das relações que unem termos sucessivos não percebidos por uma mesma consciência coletiva.
(  ) A Linguística sincrônica se ocupa das atividades relacionadas aos sintagmas nominal e verbal.
Agora, marque a sequência correta:
V – V – F – F
F – V – V – F
V – V – F – V
V – F – F – F
F – F – V – V
8- “Muitos linguistas tomam a separação sincronia/diacronia como um rigoroso princípio metodológico: ou se investiga um estado de língua ou se investiga a história da língua. Temos, então, dois ramos da Linguística: a sincrônica e a histórica [ou diacrônica]”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: PETTER, Margarida. Linguagem, língua, linguística. In: FIORIN, J. L. (org). Introdução à Linguística: objetos teóricos. 6. ed., p. 11-24. São Paulo: Contexto, 2010. p. 19.
Levando em consideração os conteúdos do artigo-base da aula 1 desta disciplina sobre a Linguística diacrônica, é correto afirmar que:
I. A Linguística diacrônica se ocupa das relações lógicas e psicológicas que unem os termos coexistentes e que formam sistema.
II. A Linguística diacrônica se ocupa dos estudos concomitantes da gramática e da linguística em sala de aula.
III. A Linguística diacrônica se ocupa das relações que unem termos sucessivos não percebidos por uma mesma consciência coletiva.
IV. A Linguística diacrônica se ocupa das atividades relacionadas aos sintagmas nominal e verbal.
Agora, marque a sequência correta:
Somente as proposições I e III são corretas.
Somente as proposições I, II e IV são corretas.
Somente a proposição II é correta.
Somente a proposição III é correta.
Somente as proposições II e IV são corretas.
9-“Observa-se [...] nos ambientes educacionais, que ao se tratar sobre pluralidade cultural, muitas vezes, assume-se a postura de dar ênfase à igualdade entre as pessoas, independentemente de suas diferenças étnicas, culturais, regionais e sócio-econômicas”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: ROMÃO, L. R. R.; FERNANDES, N. A. M. Pluralidade Cultural e Ensino de Língua Portuguesa. http://revistas.uniube.br/. Acesso em 08/04/2016.
As Diretrizes Curriculares Nacionais e os Parâmetros Curriculares Nacionais objetivam uma educação para a cidadania e para a cultura da paz. No entanto, conforme o artigo-base da aula 3 desta disciplina, a igualdade...
 não se opõe à diferença, e sim à desigualdade, e, portanto, o ensino deve respeitar a diversidade cultural.
 opõe-se à diferença, e por isso se deve ensinar que a língua precisa ser homogênea e padronizada.
 opõe-se à desigualdade, mas mesmo assim o ensino deve padronizar e uniformizar a linguagem dos alunos.
 opõe-se à diferença, e, portanto, o ensino de português deve se restringir à gramática da norma-padrão.
não se opõe à diferença nem à desigualdade, e, portanto, o ensino deve hierarquizar os alunos e sua(s) língua(s).
10- “Antigamente, a Linguística não era autônoma, submetia-se às exigências de outros estudos, como a lógica, a filosofia, a retórica, a história, ou a crítica literária. O século XX operou uma mudança central e total dessa atitude, que se expressa no caráter científico dos novos estudos linguísticos, que estarão centrados na observação dos fatos de linguagem”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: PETTER, Margarida. Linguagem, língua, linguística. In: FIORIN, J. L. (org). Introdução à Linguística: objetos teóricos. 6. ed., p. 11-24. São Paulo: Contexto, 2010. p. 13.
Levando em consideração o fragmento acima e o artigo-base da aula 1 desta disciplina, segundo Benveniste, a Linguística apresenta três fases. Sobre a primeira fase, o que é correto afirmar?
Nasceu da filosofia grega e se estendeu até o século XVIII. O interesse dos pensadores nesse período era apenas filosófico.
Surgiu com a descoberta do sânscrito, no início do século XIX, quando uma nova fase se inicia; descobre-se a existência de uma relação de parentesco entre as línguas indo-europeias.   
Surgiu a partir da teoria do próprio Benveniste, quando criou a Teoria dos Atos de Fala.
Surgiu com Ferdinand de Saussure e o Curso de Linguística Geral, no século XX.
Nasceu na filosofia grega e se estendeu até 1924, período em que surgiu o Círculo de Bakhtin.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes