Buscar

Av2 Educação Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201504347392)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Do que podemos dizer que é decorrente a degradação ambiental que vivenciamos hoje?
		
	
Resposta: Podemos dizer que a degradação ambiental que vivenciamos hoje está relacionada com as desigualdades sociais, com o descompromisso das pessoas e das empresas (sociedade como um todo) com o meio ambiente, além disso, a globalização e o crescimento da população mundial contribuem com a degradação ambiental.
	
Gabarito: Pode-se considerar que a degradação ambiental que hoje se apresenta é decorrente da profunda crise social, econômica, filosófica e política que atinge toda a humanidade, resultado da introjeção de valores e práticas que estão em desacordo com as bases necessárias para a manutenção de um ambiente sadio e que favoreça uma boa qualidade de vida a todos os membros da sociedade.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504347451)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O que discute a Epidemiologia ambiental? Porque ela é importante para a educação ambiental?
		
	
Resposta: A epidemiologia ambiental procura discutir sobre o processo de geração da doença por meio da atuação de fatores. Ela é importante para a EA porque fortalece a ideia de escola promotora da saúde, uma vez que indivíduos saudáveis, tem um desenvolvimentoeducacional melhor.
	
Gabarito: Epidemiologia Ambiental, cuja ênfase está na discussão dos fatores do meio que atuam na geração de doenças. Se grande parte desses fatores é potencializada pela ação ou pelo comportamento humano, então a educação ambiental, com base no conhecimento gerado pelos estudos epidemiológicos, poderá priorizar a conquista de comportamentos saudáveis, protetores da saúde e, ao mesmo tempo, atuar na reversão de comportamentos de risco. Assim , a educação ambiental necessita da Epidemiologia como base científica multidisciplinar para auxiliá-la na interpretação de fatores determinantes que agravam a qualidade de vida humana.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504823127)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	1- Conforme Funiber (2009), tendo em conta que a sustentabilidade está especialmente relacionada ao consumo de bens _____________, capazes de satisfazer as necessidades das atuais gerações sem prejudicar o direito ao consumo e à satisfação de necessidades das gerações vindouras. Assinale, os bens na lacuna :
		
	
	econômicos
	
	sociais
	
	tecnológicos
	 
	ambientais
	
	financeiros
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504730828)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O ser humano, historicamente, em função de sua sobrevivência precisou transferir matéria e energia do ambiente natural para a sua vida diária. Entretanto, o acelerado processo de sua ação devastadora em relação a estes hábitos, vem suscitando questionamentos uma vez que coloca em risco o futuro do planeta e de sua própria espécie. A esse respeito, vale registrar o alerta da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente da ONU (1992): Muitos dos atuais esforços para manter o progresso humano, para atender as necessidades humanas, e para realizar as ambições humanas são simplesmente insustentáveis - tanto nas nações ricas como nas pobres. Elas retiram demais, e a um ritmo acelerado demais, de uma conta de recursos ambientais já a descoberto, e no futuro não poderão esperar outra coisa que não a insolvência dessa conta. As discussões por ocasião dos quinhentos anos de Brasil remetem ao debate de que entre os ganhos há também conseqüências, provenientes deste processo. Uma delas é o modelo de desenvolvimento econômico baseado na monocultura agrícola com a exploração até o esgotamento dos recursos naturais. Entretanto um longo caminho foi percorrido até chegar a essa mudança de mentalidade. Em função desse problema identificado como crise ambiental decorre a inserção da Educação Ambiental percebida como uma das importantes estratégias na construção de uma nova mentalidade e um novo modelo de desenvolvimento com utilização sustentada dos recursos naturais, levando em conta no seu processo à concepção de crescimento com equidade social e equilíbrio ecológico. Podemos então concluir que:
		
	
	Todas as afirmações são corretas.
	
	É possível observar que a educação está sendo chamada a desempenhar papéis paradoxais, uma vez que é interpretada como agente portadora dos valores humanos no sentido de ajustar o indivíduo à sociedade, instrumentá-lo para criticar esta mesma sociedade a fim de depredar os recursos naturais.
	 
	Não é possível observar que a educação está sendo chamada a desempenhar papéis paradoxais, uma vez que é interpretada como agente portadora dos valores humanos no sentido de ajustar o indivíduo à sociedade, instrumentá-lo para criticar esta mesma sociedade a fim de preservar os recursos naturais.
	 
	É possível observar que a educação está sendo chamada a desempenhar papéis paradoxais, uma vez que é interpretada como agente portadora dos valores humanos no sentido de ajustar o indivíduo à sociedade, instrumentá-lo para criticar esta mesma sociedade a fim de preservar os recursos naturais.
	
	É possível observar que a educação tem papel fundamental como agente portadora dos valores humanos no sentido de limitar o indivíduo a um papel de inatividade na sociedade.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504383844)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Desde o princípio, o homem interage com o meio ambiente esforçando-se em descobrir as charadas da natureza. A condição rude do homem primitivo não o impediu de ser criativo para melhor viver. Os registros da pré-história revelam sua enorme capacidade organizativa e coordenação motora diferenciada. Fazendo uso desses talentos, no afã de evitar seu próprio aniquilamento ante a natureza selvagem, o homem conquistou o mundo (Pedro e Frangetto, 2009). Para que tivéssemos harmonia entre os homens, surgiu __________________________que deveriam regular o uso desses recursos, necessários para a vida da sociedade, de forma justa e com igualdade. Qual alternativa abaixo completa a lacuna?
		
	
	comércio
	 
	políticas públicas
	
	escola
	
	a instituição familiar
	
	indústria manufatureira
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201504845704)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um dos parâmetros ambientais muito utilizados nos planos de ação da gestão do meio ambiente e dos espaços naturais, em diversas escalas de gestão territorial, está os programas de acompanhamento biológico, que têm como principal objetivo o monitoramento do estado em que se encontram:
		
	
	Os níveis de contaminação do solo
	
	Os planos de educação e de sensibilização ambiental
	
	Os níveis de contaminação do ar
	
	Os níveis de utilização dos recursos naturais
	 
	As populações de fauna e flora de uma determinada área natural
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201504785417)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No que se refere à Educação ambiental baseada em projetos, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas: |___|requer uma capacidade gerencial por parte dos professores; |___|o trabalho com projetos significa de fato uma mudança de postura, uma forma de repensar a prática pedagógica e as teorias que lhe dão sustentação; |___|podem e devem ser desenvolvidos nas escolas a fim de fomentar a criatividade e o raciocínio dos alunos, através de atividades dinâmicas e participativas, unindo teoria à prática; |___|devem ter uma abordagem genérica da questão ambiental e desvinculada do projeto educativo da escola. A seguir, marque a alternativa correta:
		
	
	V, V, V, V
	
	F, F, F, V
	
	F, V, F, V
	 
	V, V, V, F
	
	F, F, V, V
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201504348918)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As atividades intelectuais são privilegiadas e a experiência prática desconsiderada. Preferencialmente são utilizadas a aula expositiva e a palestra. A avaliação é feita por meio de exames do conteúdo do currículo transmitido pelo professor, organizadoem disciplinas separadas. Esta explicação, diz respeito a teoria de:
		
	 
	Teoria Clássica ou Tradicional
	
	Teoria Neoliberal
	
	Teoria da Educação Não Formal
	
	Teoria Crítica
	
	Teoria Economicista
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201504890970)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A crescente preocupação com o meio ambiente, e o desenvolvimento de ações voltadas para a sua proteção e recuperação, tem levado à necessidade da atuação cada vez maior de profissionais de diferentes áreas (Mota, 2008). Assinale a afirmativa INCORRETA:
		
	
	O desafio da educação é propiciar bases para compreensão da realidade a fim de poder transformá-la.
	
	Na educação ambiental, discutimos a importância da Epidemiologia vista como disciplina que debate o processo de geração da doença por meio da atuação de fatores.
	
	A vida no planeta é altamente organizada e obedece a um espectro biológico.
	
	O apoio mútuo entre escola, famílias e comunidade tem como base o conceito ampliado de educação.
	 
	A ideia de uma escola promotora de saúde está totalmente equivocada e deveria se fazer somente por meio do currículo informal.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201504813531)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com a constituição federal de 1988, quem é o responsável pelos serviços de limpeza pública, coleta e destinação dos resíduos sólidos urbanos ?
		
	 
	Poder público.
	
	Associação de moradores.
	
	Nenhuma das alternativas.
	
	Empresa particular de coleta de lixo.
	
	Empresa geradora do resíduo.

Outros materiais