Buscar

AV FUNDAMENTO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação:  FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	ANA PAULA PEREIRA COELHO
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 7,0    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 2  Data: 10/06/2016 14:07:56
	
	 1a Questão (Ref.: 201409175880)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Destaque ao menos duas das principais diferenças entre as Ciências Sociais e as Ciências Naturais.
		
	
Resposta: Nas Ciências Sociais o material obtido (saber, opiniões, cultura) é subjetivo e complexo, pois trata-se da forma como o ser humano é criado, como convive no meio em que se encontra, costumes e culturas locais/regionais, crenças etc. Já nas Ciências Naturais se lida com assuntos mais objetivos, simples (dentro das condições). Como por exemplo, dois pesquisadores fazerem um teste sobre o mesmo estudo em locais diferentes, obtendo o mesmo resultado.
	
Gabarito: As ciências sociais estudam os fenómenos da sociedade e por isto trata-se de um estudo em constante mudança tendo em vista que o homem esta inserido na realidade que estuda. Já as ciências naturais estudam os fenômenos da natureza que podem ser comprovados cientificamente tendo em vista que o homem tem um olhar de fora da realidade que se estuda.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408464299)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Para Durkheim, as sociedades apresentam uma estrutura de relações e vínculos recíprocos que o autor denominou de solidariedade. A solidariedade social exige formas de controle e constrangimento aplicáveis aos indivíduos que ameaçam a coesão social.
Isso posto, identifique e explique: (I) O fato social apresentado no texto; (II) O tipo de sociedade descrita e a forma de solidariedade social existente.
"Tortura Cotidiana: Mulheres nas Sombras" (Veja, 10 outubro 2002)
A lista de horrores já soa, a esta altura, familiar. Meninas proibidas de ir à escola e condenadas ao analfabetismo. Mulheres impedidas de trabalhar e de andar pelas ruas sozinhas. Milhares de viúvas que, sem poder ganhar seu sustento, dependem de esmolas ou simplesmente passam fome. Mulheres com os dedos decepados por pintar as unhas. Casadas, solteiras, velhas ou moças que sejam suspeitas de transgressões - e tudo que compõe a vida normal é visto como transgressão - são espancadas ou executadas. E por toda parte aquelas imagens que já se tornaram um símbolo: grupos de figuras idênticas, sem forma e sem rosto, cobertas da cabeça aos pés nas suas túnicas - as burcas. Quando o Afeganistão entrou no noticiário por aninhar os terroristas que bombardearam o World Trade Center e o Pentágono, essas cenas de mulheres tratadas como animais voltaram a espantar o Ocidente. (...) Elas veem o mundo através de uma grade de tecido. Sem rosto e sem direitos, as afegãs têm sido vítimas de todo tipo de atrocidades. Qualquer um pode aplicar a lei islâmica.. O mulá (autoridade religiosa) Omar explicou claramente a posição do Talibã: " É um costume milenar, as mulheres, por natureza, são fracas e caem facilmente em tentação. Se deixarmos saírem de casas sozinhas, sem a vigilância de um homem, elas acabam sendo levadas para o pecado."
		
	
Resposta: O fato social apresentado no texto é do costume, cultural, sendo um fato normal para àquela sociedade. O grupo local (Afeganistão) é regido por leis religiosas extremamente rógidas, onde a mulher é desvalorizada, apresentando ao Ocidente terríveis atitudes, mediante a comparação.
	
Gabarito: I- O fato social apresentado são as restrições à mulher verificadas na sociedade afegã. II - Trata-se de uma sociedade simples, com grande força da consciência coletiva e pouca autonomia do indivíduo, caracterizando o que Durkheim denominou solidariedade mecânica.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201409268157)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A sociologia pode interessar, em diferentes graus de intensidade, a diversas áreas do saber. Entretanto, o maior interessado na produção e sistematização do conhecimento sociológico atualmente é:
		
	
	Nenhuma das respostas anteriores
	
	A família
	
	A vida
	
	o povo
	 
	A sociedade
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409005364)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As Ciências Sociais nos ajudam a "limpar a lente" para enxergarmos melhor as diferentes realidades com que convivemos. Elas ajudam a identificar e compreender os diferentes grupos sociais, contextualizando seus hábitos e costumes na estrutura de valores que rege cada um deles. Neste caso, podemos dizer que:
		
	
	As ciências sociais abordam fenômenos simples, de fácil observação e que podem ser testados em laboratório.
	
	Nas ciências naturais, a prova ou teste de uma dada teoria pode ser feita por dois observadores situados em locais diversos que chegarão a resultados diferentes e contraditórios.
	
	A matéria prima das Ciências Naturais não pode ser isolada em laboratório, pois é de natureza extremamente complexa.
	
	O cientista social desenvolve hipóteses e as testa em laboratório, não exercendo sobre seu objeto nenhuma interferência.
	 
	As ciências sociais lidam com realidades e "verdades" dinâmicas em diferentes contextos temporais e regionais.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408650153)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Analise o texto e a seguir assinale a Única opção correta ao que se pede: Segundo Roberto Da Matta (1993): Cada sociedade humana conhecida é um espelho onde nossa própria existência se reflete. É ainda muito mais é o conjunto de atividades e modos de agir. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência . Neste caso, a citação se aplica ao conceito de:
		
	
	Ciência
	 
	Cultura
	
	Cidadania
	
	Costume
	
	Senso comum
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201409007266)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Nas regiões do interior brasileiro ainda é muito frequente a figura do comandante local, o "coronel", "respeitado", com poder de mando e a quem todos obedecem e que exerce sua autoridade, muitas vezes em detrimento das leis. Considerando a teoria da dominação de Weber, o texto nos remete a:
		
	 
	Dominação tradicional, quando o sentido da legitimidade estiver na crença de um súdito, na virtude e na dignidade próprias de um senhor, santificado pela tradição, e na fidelidade desse súdito a essa tradição.
	
	Dominação tradicional, baseada na veneração extra cotidiana da santidade, do poder heróico ou do caráter exemplar de uma pessoa e das ordens por esta reveladas ou criadas.
	
	Dominação carismática, baseada na crença da legitimidade das ordens estatuídas e do direito de mando daqueles que, em virtude dessas ordens, estão nomeados para exercer a dominação.
	
	Dominação racional-legal, quando o sentido da legitimidade estiver em um conjunto de leis racionalmente elaboradas para orientar as ações sociais dos indivíduos de uma comunidade.
	
	Dominação carismática, quando o sentido da legitimidade estiver na crença de um ou muitos homens nas qualidades extraordinárias e não acessíveis a todos, ou seja, a carisma de um determinado líder.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408681917)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considere as seguintes afirmações: I. Durante o século XIX as potências europeias usaram o Darwinismo Social como justificativa para o Imperialismo capitalista II. O Positivismo era uma doutrina de característica psicológicas, filosófica e política que surgiu a partir do desenvolvimento do Iluminismo. III. O Darwinismo social é um dos elementos metodológicos da tríade conceitual materialista dialética, juntamente com o organicismo e o evolucionismo. IV. Organicismo compara a sociedade a um organismo vivo e considera os elementos constitutivos da sociedade como órgãos que devem contribuir para o equilíbrio e sobrevivência de todo o conjunto social. V . Evolucionismo social é uma teoria onde as sociedades são julgadas pelo seu nível de progresso, de desenvolvimento. São corretas as seguintes afirmativas:I, II e III
	 
	I e III
	 
	I, IV e V
	 
	II, III e V
	 
	II, III e IV
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201409281401)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Fatos Sociais são Exteriores ao indivíduo PORQUE consistem em ideias, normas ou regras de conduta social que não são criadas isoladamente pelos indivíduos quando eles nascem, ou seja, essas normas surgem na sociedade.
		
	 
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	As duas afirmações são falsas.
	
	A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201409198089)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O ponto de partida do materialismo histórico de Marx são ¿os indivíduos reais, a sua ação e as suas condições materiais de existência, quer se trate daquelas que encontrou já elaboradas quando do seu aparecimento, quer das que ele próprio criou (...) A primeira condição de toda a história humana é, evidentemente, a existência de seres humanos vivos. (QUINTANERO: 2003, P. 31) Considerando o texto acima e seus conhecimentos acerca do assunto, analise, abaixo, o que se entende por materialismo e por histórico no contexto do materialismo histórico concebido por Marx: Assinale a alternativa que apresenta corretamente as definições de MATERIALISMO e HISTORICO:
		
	
	Materialismo porque somos o que as condições naturais (as relações de leis naturais) nos determinam a ser e a pensar. Histórico porque a sociedade é naturalmente a política e surgem de decretos divinos, definindo, assim, nossas na sociedade.
	
	Materialismo porque somos o que as condições espirituais (relações de elevação espiritual) nos determinam a ser e a pensar. Histórico porque a sociedade e a política não surgem da ação do homem, mas da vontade divina.
	 
	Materialismo porque somos o que as condições materiais (as relações de produção) nos determinam a ser e a pensar. Histórico porque a sociedade e a política não surgem de decretos divinos nem nascem da ordem natural, mas dependem da ação concreta dos seres humanos no tempo.
	
	Materialismo porque somos apegados às coisas materiais e as condições materiais (as relações de produção), determinando a nossa maneira de ser e pensar. Histórico porque a sociedade é apolítica, surgem de decretos divinos e nascem da ordem natural, independente da ação concreta dos seres humanos no tempo.
	
	Materialismo porque somos o que as vontades divinas (as relações de fé e devoção) nos determinam a ser e a pensar. Histórico porque a sociedade e a política surgem de decretos divinos e nascem da ordem histórico-natural.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201409055594)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(ENEM - 2010 - Adaptada) A primeira instituição de ensino brasileira que inclui disciplinas voltadas ao público LGBT abriu inscrições na semana passada. A grade curricular é baseada em similares dos EUA e da Europa. Ela atenderá jovens com aulas de expressão artística, dança e criação de fanzines. É aberta a todo público estudantil e tem como objetivo principal impedir a evasão social de grupos socialmente discriminados (Época, 11 de jan, de 2010, adaptado). O texto trata de uma política pública de ação afirmativa voltada ao público LGBT. Com a criação de uma instituição de ensino voltada a atender esse público, pretende-se:
		
	
	contribuir para a invisibilidade do preconceito ao grupo LGBT.
	
	permitir o acesso desse segmento ao ensino técnico e profissionalizante.
	 
	promover o respeito à diversidade sexual no sistema de ensino.
	
	copiar os modelos educacionais da Europa e dos Estados Unidos.
	
	criar uma estratégia de proteção e isolamento deste grupo.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 08/06/2016 até 21/06/2016.

Outros materiais