Buscar

Merchandising e Varejo: Dicas Práticas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Marketing de Varejo e Merchandising
Eduarda Valença
Merchandising
AULA
08
*
*
Merchandising trata-se do conjunto de técnicas que tem como objetivo principal auxiliar numa melhor exposição de produtos e mercadorias, tornado-as mais atrativas e interessantes ao consumidor.
É a ação de promover o produto que usa a comunicação de marketing no ponto de venda. 
Merchandising: Definição
*
*
*
*
Demonstrar os produtos no ponto-de-venda é tão importante quanto uma boa promoção. Em alguns casos, dependendo do produto em questão, demonstrar adequadamente um produto pode ser até mesmo mais eficaz para o resultado nas vendas do que a aplicação de um banner ou um splash.
 
Demonstração de Produtos
*
*
Ao contrário dos produtos expostos em gancho, que precisam estar organizados, no caso dos produtos expostos em cestos, mesmo se tratando do mesmo produto, dentro dos cestos, devem estar apenas “jogados”. É exatamente essa sensação de desordem que dá a cara de promoção e giro que queremos criar para o consumidor.
 
Produtos de alto giro em ganchos
*
*
Se trata da mesma quantidade de produtos, apenas privilegiando a face principal do produto. O design de embalagens é sempre elaborado pensando em como o produto irá se comunicar com o consumidor no ponto-de-venda. 
Frente do Produto
Para isso, existe sempre uma face principal, ou uma maneira de expor o produto da maneira correta.
*
*
Em alguns casos é possível até mesmo criarmos situações interessantes de design, fazendo que algumas embalagens juntas componha uma figura maior, marcando sua presença em relação a concorrência dentro do PDV.
 
Embalagens no PDV
*
*
Potência é um das mais importantes técnicas de ponto de venda que você deve colocar em prática em sua loja, principalmente se o conceito de sua loja possuir um posicionamento popular.
Potência de Exposição
*
*
As chaves do varejo popular são ofertas e quantidades, as chaves do comércio de luxo são exclusividade e qualidade. Quantidades, e no caso potência, deve ser utilizada com muito cuidado e em ocasiões muito específicas, como uma grande promoção anual, ou coisa do tipo. Do contrário, pode denegrir, prejudicar o valor de sua marca.
 
Mas dá para usar potência em qualquer tipo de varejo ? 
Não!!!
*
*
1.) Manter gôndolas e produtos limpos e organizados;
2.) Identificar e precificar todos os produtos corretamente;
3.) Respeitar o agrupamento de produtos por família (setorização);
4.) Expor produtos de forma vendedora e explicativa;
5.) Valorizar produtos em promoção utilizando elementos promocionais (faixas, cartazes, banners, pontas de gôndolas etc..);
6.) Manter em ordem a comunicação visual da loja e JAMAIS colar etiquetas, faixas ou cartazes, diretamente nos produtos ou em paredes pintadas;
7.) Manter a GÔNDOLA SEMPRE ABASTECIDA.
Dicas Práticas de Merchandising

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes