Buscar

AVAL 7

Prévia do material em texto

TEORIA DA HISTÓRIA
		
	 
	Lupa
	 
	
	
	 
	Exercício: CEL0496_EX_A7_201509131876 
	Matrícula: 201509131876
	Aluno(a): FABIO NASCIMENTO DA SILVA 
	Data: 30/05/2016 19:26:17 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201509163305)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Em seu livro O Queijo e os Vermes, datado de 1976, o historiador Carlo Ginzburg analisa o cotidiano, a vida e o julgamento inquisitorial de um moleiro italiano conhecido como Menocchio, que foi perseguido pela Inquisição por disseminar suas ideias, consideradas heréticas, ao povo de sua aldeia. O autor buscou reconstruir a história do moleiro com base na análise dos documentos processuais que o condenaram à morte. Ao trabalhar com as fontes documentais do processo inquisitorial do moleiro, Ginzburg procura analisar as classes subalternas e acaba desenvolvendo uma hipótese sobre a cultura popular naquele período. Seu trabalho se insere em um ramo da história que passou a se desenvolver a partir da década de 1980 e se denomina: 
		
	
	Macro-história
	
	História do Poder
	
	Micro-história
	
	História Cultural
	
	História Social
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509162697)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	"De facto, para os inquisidores, sempre tão profundamente desconfiado, qualquer pequena pista podia constituir um avanço considerável no sentido da verdade. Não é minha intensão afirmar que estes documentos são neutros ou transmitem informação objetiva. Devem ser lidos com o produto de uma inter-relação especial, em que há um desequilíbrio total das partes envolvidas. Para a decifrar, temos de aprender a captar, para lá da superfície aveludada do texto, a interação sutil de ameaças e medos, de ataques e recuos. Temos, por assim dizer, de aprender a desembaraçar o emaranhado de fios que formam a malha textual destes diálogos."
O que Ginzburg deixa exposto nestas palavras:
		
	
	As fontes nada mais são do que um discurso que enuncia um lugar de poder por isso o historiador não deve acreditar na sua imparcialidade. 
	
	As fontes são marcadas pelas relações de poder nas quais foram criadas, são produtos do tempo e do lugar onde foram produzidas possuindo intensões específicas.
	
	As fontes dos inquisitores são diferentes das tradicionalmente encontradas, por isso estas não transmitem informações objetivas.
	
	As fontes preservadas não dão conta dos amplos setores subalternos sendo possível reconstruir através delas somente parte da realidade.
	
	As fontes são os únicos materiais que possibilitam aos historiados chegarem a verdade, como elas são imparciais a história não se constitui como uma ciência.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509162857)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	De acordo com a investigação histórica na Micro-História, é correto afirmar que: 
		
	
	Utiliza como recurso metodologia a ampliação do escopo de análise. 
	
	Sua principal característica é a utilização de uma leitura histórica total. 
	
	Defende uma delimitação temática extremamente específica por parte do historiador, inclusive em termos de espacialidade e de temporalidade, mas não se reduz apenas a isto. 
	
	Tem como preocupação apenas construir uma história do cotidiano das classes pobres, por isso a preferência pela micro-análise da sociedade. 
	
	Descarta a utilização de diversas fontes históricas em sua análise, dando preferência apenas as fontes oficiais políticas.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509825399)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	De acordo com a reflexão desenvolvida pelo historiador José D'Assunção Barros, o trabalho do historiador com as fontes precisa se fundamentar em alguns elementos. Assinale, entre as opções abaixo, aquela que apresenta corretamente os elementos definidos pelo autor como fundamentais para a identidade científica da história.
		
	
	Interpretação das fontes a partir da abordagem marxista.
	
	Contextualização.
	
	Somente crítica externa.
	
	A abordagem preocupada com o intertexto, com o intratexto e com o contexto.
	
	Somente crítica interna.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201509825400)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	O filósofo Russo Mikhail Bakhtin se dedicou a pensar o estatuto dos textos, destacando a sua importância para o conhecimento histórico. Assinale, entre as alternativas apresentadas abaixo, aquela que melhor apresenta a proposta analítica desenvolvida por Bakhtin.
		
	
	Os textos traduzem, única e exclusivamente, o funcionamento político de uma sociedade.
	
	Os textos representam a única fonte histórica legítima, pois todas as outras podem levar o historiador ao erro.
	
	Os textos precisam ser situados em uma rede de intertextualidade, pois todo texto é produto de um conjunto de circunstâncias específicas.
	
	Os textos traduzem única e exclusivamente as estruturas sociais de uma sociedade.
	
	Os textos representam o modelo ideal de fontes histórica, pois a partir deles, o historiador consegue compreender a "verdade" do passado.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201509162706)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Sobre a micro-história são feitas algumas afirmações: 
I - É uma prática metodológica que possibilita, por meio do jogo de escalas de análise, a apreensão de aspectos que passariam despercebidos em escalas macroanalíticas. 
II - A história oral é uma fonte importante empregada pela micro-história.
III - Nega a possibilidade do diálogo entre antropologia e história na estrutura textual do trabalho historiográfico se opondo a perspectiva narrativa da história. 
São verdadeiras: 
		
	
	II e III
	
	I e II
	
	I, II e III
	
	Apenas a III
	
	I e III

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes