Buscar

AVS avaliação

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0496_AV_201509131876 » TEORIA DA HISTÓRIA
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201509131876 - FABIO NASCIMENTO DA SILVA 
	Professor:
	RODRIGO PEREZ OLIVEIRA
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 4,0    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 1,5  Data: 13/06/2016 18:23:15 
	
	 1a Questão (Ref.: 201509182471)
	Pontos: 0,5  / 1,0 
	A chamada Nova História possibilitou o ressurgimento de inúmeros trabalhos acerca da história política. Analise as principais características dessa Nova História Política contrapondo-a com a História Política desenvolvida durante o século XIX. 
		
	
Resposta: A ampliação do conceito de cultura, que veio a complementar o determinismo econômico do século xx.
	
Gabarito: O aluno deverá abordar em sua resposta que a história política desenvolvida durante o século XIX apresentava-se normalmente como factual, ligada aos grandes personagens do Estado Nacional e as chamadas fontes oficiais. Já a Nova História política voltava-se, principalmente, para novas fontes temas e abordagens não restritos apenas ao factual e às fontes oficiais. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509181685)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Em um artigo a respeito dos desafios da história oral no Brasil, a historiadora Marieta de Moraes Ferreira afirma: 
"Nessa área, dois temas importantes têm sido objeto de preocupação de muitos historiadores orais brasileiros: os meninos de rua e o movimento dos trabalhadores sem-terra. A estrutura fundiária brasileira, caracterizada pela concentração de grandes extensões de terras nas mãos de uma minoria, gera um quadro de injustiças que tem produzido uma forte tensão social no campo e alimentado o movimento dos rabalhadores sem-terra. O problema dos meninos de rua também é um tema explosivo no Brasil e tem mobilizado setores importantes da sociedade na busca de soluções definitivas". 
(FERREIRA, Marieta de Moares. "Desafios e dilemas da história oral no anos 90: o caso do Brasil". "História Oral". São Paulo: ABHO, jun.1998. nº 1. http://cpdoc.fgv.br/producao_intelectual/arq/516.pdf) 
Identifique como a história oral pode contribuir para a construção do conhecimento histórico ou revisão daquilo que já está consolidado. 
		
	
Resposta: A história oral pode contribuir por meio da divulgação desses fatos pela atual geração para as gerações vindouras, dessa forma o conhecimento histórico é transmitido de geração para geração.
	
Gabarito: Com base na bibliografia indicada e em outros textos trabalhados em sala de aula, o aluno deverá explicar como a fonte oral contribui para o resgate daqueles que estariam "à margem da história" - a história dos excluídos. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509253510)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	"A captura desta salutar utopia, pensou-se, deveria passar pelo manejo de tipos específicos de fontes e técnicas de investigação informadas pela representação estatística. Isso significava privilegiar fontes de natureza maciça e cuja estrutura fosse temporalmente recorrente. Dito de outro modo, definido um determinado campo de investigação, procurava-se abarcar a vivência do maior número possível de agentes históricos na longa duração. A busca de fenômenos/relações sociais recorrentes deveria suceder, agora, sim, a construção de quadros explicativos eficazes." (FLORENTINO, Manolo, FRAGOSO, João. História Econômica. In: CARDOSO, Ciro Flamarion, VAINFAS, Ronaldo. Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsiever, 1997. P. 33). Os autores estão se referindo à seguinte tradição historiográfica:
		
	
	Ao estruturalismo cultural, representado por Levi-Strauss.
	
	Historicismo alemão, representado por nomes como Jacob Burckhardt e Leopold Ranke.
	
	Escola dos Annales, representada por nomes como Fernand Braudel e Jacques Le Goff.
	
	História Social Inglesa, representada por nomes como Eric Hobsbawm e Quentin Skinner.
	
	Escola dos Annales, representada por nomes como Jacques Le Goff e Michel de Certeau.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509253561)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Leia com atenção o trecho a seguir: "Mas nas menores como nas maiores felicidades é sempre o mesmo aquilo que faz da felicidade felicidade: o poder esquecer ou, dito mais eruditamente, a faculdade de, enquanto dura a felicidade, sentir a-historicamente." (NIETZSCHE, Friedrich. Considerações Extemporâneas. p. 58) Podemos dizer que na reflexão de Nietzsche há uma crítica:
		
	
	ao Estruturalismo Durkheimiano.
	
	ao conceito ciceroniano de história.
	
	ao conceito medieval de história.
	
	à Filosofia Cartesiana.
	
	ao Historicismo.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201509170800)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O caráter teleológico consiste em considerar o final da história como algo previamente conhecido. Como Karl Marx postulava o Comunismo e, segundo o pensador, este só seria alcançado através da tomada do poder pelo proletariado e após passar por etapas necessárias, fica aparente para Marx que o final da história se dá em uma sociedade comunista.
No estudo da História da sociedade o Marxismo privilegiava a visão:
 
		
	
	Cultural
	
	Industrial
	
	Econômica
	
	Política
	
	Cotidiana
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201509162690)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	"Esses avanços se operam muitas vezes em detrimento de outro ramo, como se todo avanço devesse ser pago com algum abandono, duradouro ou passageiro, e o espírito só pudesse progredir rejeitando a herança da geração anterior. Era pois provavelmente inevitável que o desenvolvimento da história econômica ou social se fizesse às custas do declineo da história dos fatos políticos, daí em diante lançada num descrédito aparentemente definitivo. Ora, o movimento que leva a história, o mesmo que acerretou o declínio da história do político , hoje traz de volta essa história em primeiro plano, Ao lado da história das relações internacionais, profundamente renovada, da história religiosa, também reformada e em pleno desenvolvimento da história cultural, a última a chegar e que desfruta de um entusiasmo comparável àquele de que se beneficiaram tempos atrás a história econômica e a história social, eis que a história política experimenta uma espantosa volta da fortuna cuja importância os historiadores nem sempre têm percebido." 
RÉMOND, Réne. "Por uma história presente". In: ____________. "Por uma história política". Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2003. p. 13-14. 
Qual o objetivo do autor com a passagem acima? 
		
	
	Protestar contra os historiadores que ignoram os fatos políticos em suas análises.
	
	Prever o esquecimento da história cultural, tal como aconteceu com a história econômica e política.
	
	Anunciar uma nova forma de pensar a história política atráves da conexão entre os campos de estudo.
	
	Exaltar o renascimento da política nos estudos históriográficos recentes.
	
	Demonstrar que a competição entre os campos historiográficos é corrente e alguns serão beneficiados e outros esquecidos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201509172153)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	A ampliação do conceito de cultura na história veio como reação ao determinismo econômico de uma infra-estrutura que tudo abarcava. Isto significa que: 
		
	
	As relações econômicas e sociais são anteriores às culturais e determinaam os campos de rática e produção cultural. 
	
	A história econômica é anterior e mais importante do que a história cultural. 
	
	A ampliação do conceito de cultural veio complementar o determinismo econômico do século XX, inaugurado a partir da década de 1960. 
	
	As relações econômicas e sociais não são anteriores às culturais, nem as determinam; elas próprias são campos de prática e produção cultural. 
	
	A macro história econômica é o principal objeto de estudo da história cultural e econômica. 
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201509162822)
	Pontos: 0,5  / 0,5O historiador pode utilizar a documentação escrita e impressa, entretanto, é no trabalho de campo, com as pessoas, que se traçam os principais caminhos da investigação histórica, a partir de um trabalho de entrevistas pautado na memória social. 
O trecho acima está relacionado com qual das alternativas abaixo? 
		
	
	História oral
	
	História serial
	
	Micro-história
	
	História econômica
	
	História cultural
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201509240061)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A renovação do campo da história política trouxe também uma renovação do gênero biográfico. Sobre as possibilidades e contribuições da biografia para a construção do conhecimento histórico, podemos afirmar:
		
	
	A trajetória de um indivíduo pode ajudar na análise da relação entre indivíduo e sociedade e os limites das regras sociais
	
	Ajuda a identificar as características das longas durações de tempo
	
	É responsável por registrar as contribuições e os atos das personalidades públicas
	
	Possibilita a análise mais aprofundada da estrutura econômica de uma sociedade e o conflito entre classes
	
	Limita-se a classificação e organização da trajetória de um indivíduo
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201509162830)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Em seu estudo sobre as famílias e as escolas durante o antigo regime, Philippe Ariès defende que a idéia de infância, ou, mais exatamente, que o sentimento da infância, não existia na Idade Média. O grupo etário que chamamos de crianças era visto, quase como animais até a idade de sete anos e como uma miniatura dos adultos daí em diante.
Ariès foi um historiador que direcionou seus interesses para a relação entre natureza e cultura e para as formas pelas quais uma cultura vê e classifica fenômenos naturais tais como a infância e a morte.
 
Marque a alternativa que melhor demonstra quais foram as principais contribuições de Philippe Ariès para a historiografia:
		
	
	Assim como Georges Duby, Aries contribuiu para a história social e econômica da França Moderna.
	
	Sua contribuição mais substancial foi a criação da história serial no imaginário medieval, o que permitiu o desenvolvimento de explicaçõe macro históricas nos processos sociais.
	
	O retorno à história política e a história dos acontecimentos militares, fundamentais para a compreensão da história dos Estados nacionais.
	
	A maior contribuição desse historiador se deu através de seus estudos voltados para a análise quantitativa e econômica das sociedades modernas. 
	
	Foi uma contribuição de Ariès colocar a infância no mapa histórico, inspirar centenas de estudos sobre a história da criança em diferentes regiões e períodos e despertar o interesse para a história das mentalidades.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes