Buscar

Poder Executivo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Poder Executivo
Poder Executivo
É o poder que governa e administra os interesses públicos de acordo com as leis vigentes nos moldes da constituição de seu país.
2
Poder Executivo
 funções
 É estruturado em administração centralizada ou direta, e administração descentralizada ou indireta.
Administração centralizada: o estado executa suas tarefas diretamente, por meios dos órgãos e agentes integrantes da denominada administração direta, aos quais foi atribuída a competência para o exercício das atividades administrativas.
Administração descentralizada:
 pressupõe de três planos:
Atribuir certo grau de autonomia e organismos distritais.
Instituir autarquias para a prestação de serviços públicos.
Instituir entidades paraestatais ou delas participar.
Autarquias
Entidade autônoma criada por lei, dotada de personalidade jurídica de direito publico, patrimônio e renda próprios para a execução de atividades de administração publica, criadas pela união, pelo estado ou pelo município.
Exemplos:
Universidades publicas
Conselhos federais.
Entidades Paraestatais
Pessoas jurídicas de direito privado, criadas ou autorizadas por lei, com patrimônio próprio e destinadas a realizar atividades, obras e serviços de interesse coletivo sob a supervisão do poder publico.
Exemplos:
Fundações
Empresa pública
A função executiva
A função executiva compreende a solução e administração de casos concretos individualizados, de acordo com as leis gerais e abstratas elaboradas pelo legislativo.
A função executiva
É dividida em função de governo, com atribuições políticas, co-legislativas, decisivas, e de função administrativas, com três objetivos distintos. Sendo esses:
Intervenção
Fomento
Prestação de serviço público
A função executiva
As funções estatais não são exercidas de modo exclusivos, cabendo a cada poder o desempenho de funções predominantes (típicas) e, de funções que a rigor seriam próprias de outros poderes (atípicas).
A função executiva
Função típica:
 governa e administra de acordo o artigo 84 incisos III,IV, V, XXV da constituição federal.
Função atípica: 
legisla de acordo os artigos 62 e 68 da constituição federal. E julga os processos administrativos.
Poder executivo no Brasil
Poder executivo no Brasil 
O Brasil por ser um país onde se adota o regime presidencialista, o poder executivo é exercido no âmbito da união pelo presidente da república, que também é o chefe de estado e de governo.
Poder executivo
Poder executivo no Brasil
O poder executivo é subdividido em três esferas:
poder executivo federal:
representado pelo presidente da república, assessorado pelos ministros de estado. 
É responsável por sustentar a integridade e a independência do Brasil, apresentar um plano de governo com programas prioritários, projeto de lei de diretrizes orçamentárias e as propostas de orçamento.
 
Poder executivo no Brasil
Poder executivo estadual: representado pelo governador de cada estado, assessorado pelo vice- governador e pelos secretários do estado. O mandato é de 4 anos. A estrutura do poder executivo estadual é semelhante a do nacional.
Poder executivo no Brasil
Poder executivo municipal: representado pelo prefeito de cada cidade, auxiliado pelo vice-prefeito e pelos secretários municipais. O mandato é de 4 anos, podendo, como os outros, haver uma reeleição. Aos prefeitos cabe a administração dos serviços públicos nas áreas de saúde, educação, transporte, segurança e cultura.
Poder executivo no Brasil
Entre as diversas atribuições do poder executivo, destacamos o fundamental papel que ele exerce na formulação e confecção das políticas orçamentárias e de políticas publicas para a sociedade.
Presidencialismo X parlamentarismo
Quanto ao critério de separação dos poderes, contemporaneamente convencionou-se separar os tipos de governos em:
governo parlamentar e governo presidencial. Governo parlamentar se baseia fundamentalmente na igualdade e colaboração entre o poder executivo e poder legislativo, enquanto governo presidencial resulta num sistema de separação rígida entre os três poderes. Tanto o presidencialismo quanto o parlamentarismo não chegam a representar formas de estado, mas são um processo da democracia representativa que determina atribuições e fixam as relações dos poderes entre si. 
Presidencialismo
O presidencialismo, exatamente como ocorreu com o parlamentarismo, não foi produto de uma criação teórica, não havendo qualquer obra ou autor que tivesse traçado previamente suas características e preconizado sua implantação. Mas, diferentemente do que ocorreu em relação ao regime parlamentar, o presidencialismo não resultou de um longo e gradual processo de elaboração. Foi uma criação americana do século XVIII.
Presidencialismo
 Em síntese, os fundadores do Estado norte-americano tinham plena consciência de estarem criando uma nova forma de governo. Na medida das possibilidades aplicaram as idéias contidas na obra de Montesquieu, relativas à liberdade, à igualdade e à soberania popular. 
Presidencialismo
 Além disso, atentaram para as necessidades práticas, procurando conciliar os conflitos de interesses e de tendências registrados entre os constituintes, criando um sistema de governo suficientemente forte e eficiente para cumprir suas tarefas e convenientemente contido para não degenerar num absolutismo.
características básicas do governo presidencial
O presidente da República é Chefe do Estado e Chefe do Governo. 
 O mesmo órgão unipessoal acumula as duas atribuições, exercendo o papel de vínculo moral do Estado e desempenhando as funções de representação, ao mesmo tempo em que exerce a chefia do poder executivo
características básicas do governo presidencial
 A chefia do executivo é unipessoal
 A responsabilidade pela fixação das diretrizes do poder executivo cabe exclusivamente ao Presidente da República.
características básicas do governo presidencial
O Presidente da República é escolhido pelo povo.
É essencial que semelhante governo derive do grande conjunto da sociedade, não de uma parte inapreciável, nem de uma classe privilegiada dela.
É suficiente para esse governo que as pessoas que o administrem sejam designadas direta ou indiretamente pelo povo.
características básicas do governo presidencial
O Presidente da República é escolhido por prazo determinado.
 O chefe do executivo, no regime presidencial, é eleito por um prazo fixo predeterminado, findo o qual o povo é novamente chamado a escolher um novo governante. 
A possibilidade ilimitada de reeleições daria caráter vitalício à investidura, e daí seria fatal que se passasse à hereditariedade.Aprovou-se então uma emenda constitucional, incorporada à Constituição em 27 de fevereiro de 1951, estabelecendo o limite máximo de dois períodos consecutivos.Porém, na maioria dos Estados que adotaram a forma presidencial de governo a solução foi drástica, proibindo-se qualquer reeleição para um período imediato.
características básicas do governo presidencial
O presidente da República tem poder de veto.
Orientando-se pelo princípio da separação dos poderes, os constituintes norte-americanos atribuíram ao Congresso, composto de Câmara e Senado, a totalidade do poder legislativo. Entretanto, para que não houvesse o risco de uma verdadeira ditadura do legislativo, reduzindo-se o chefe do executivo à condição de mero executor automático das leis,lhe foi concedida a possibilidade de interferir no processo legislativo através de veto.
 O regime Presidencial
 É preferido nos lugares e nas épocas em que se deseja o fortalecimento do poder executivo, sem quebra formal separação dos poderes.
 O regime Presidencial
 A seu favor argumenta-se três características: a rapidez no decidir e no concretizar das decisões, a unidade de comando e a energia na utilização dos recursos do Estado, tudo isso é considerado altamente vantajoso numa época em que se procura aumentar a eficiência do Estado, não enfraquecê-lo.
 O regime Presidencial
O principal argumento que se usa contra o presidencialismo é que ele constitui, na realidade, uma ditadura a prazo fixo.
Parlamentarismo
O sistema parlamentar ou, parlamentarismo, é um sistema de governo democrático onde o poder executivo baseia-se na sua legitimidade democrática a partir do poder legislativo. O sistema parlamentar distingue entre os papéis de chefe de estado e chefe de governo, ao contrário do presidencialismo, onde os dois papeis são exercidos pela mesma pessoa. Os chefes de estado desempenham papéis mais simbólicos, os chefes de governo trabalham efetivamente junto com o parlamento.
Nas republicas parlamentaristas, o chefe de governo é nomeado pelo parlamento, por prazo determinado. Enquanto, nas monarquias parlamentaristas, o chefe de estado é o monarca, geralmente um cargo hereditário. Já o chefe de governo, com o titulo de primeiro ministro, efetivamente conduz os negócios do governo em coordenação com os demais ministros membros do gabinete.
Vantagens do parlamentarismo
Relativa facilidade e rapidez da aprovação das leis.
Maior comunicação do executivo com o legislativo, possibilitando uma melhor transparência e fiscalização.
Menor risco de ocorrerem governos autoritários por causa da aproximação entre a situação e a oposição.
Diminuição dos custos das campanhas eleitorais.
Desvantagens do parlamentarismo
Embora consiga se recuperar com relativa rapidez e facilidade, apresenta risco de ruptura no final das eleições ( inicio da formação do governo).
Questões de minoria em geral, tendem a ser diluídas no parlamento.
conclusão
O poder executivo é o poder que a sociedade dá a um representante para governa-los e administrar os interesses públicos, legalmente, para que se tenha um país desenvolvido e organizado não deixando de cumprir a legislação, e respeitando sempre a constituição federal.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais