Buscar

AV1 Psicologia Geral II

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0655_AV_201501308688 » PSICOLOGIA GERAL II 
Tipo de Avaliação: AV 
 
 
Nota da Prova: 6,3 Nota de Partic.: 2 Av. Parcial 2 Data: 17/06/2016 
 
 1a Questão (Ref.: 201501925818) Pontos: 0,8 / 1,0 
A Instituição é um valor ou regra social reproduzida no cotidiano como estatuto de verdade, que serve como guia básico de comportamento e de padrão ético para as pessoas, em geral. A partir deste conceito identifique os elementos que estão envolvidos no processo de institucionalização. 
 
 Resposta: O processo de institucionalização começa com o estabelecimento de regularidades comportamentais. As pessoas vão, aos poucos, descobrindo a forma mais rápida, simples e econômica de desempenhar as tarefas do cotidiano. A institucionalização ocorre sempre que há uma tipificação de ações habituais (padronização) aceitas por determinado grupo. Qualquer destas tipificações é uma instituição. O casamento, a família, o grupo religioso, o grupo esportivo, todos têm suas tipificações e estão, portanto, institucionalizados. Instituição é o conjunto de normas que regem a padronização de um determinado hábito na sociedade e que garante a sua reprodução. 
 Gabarito: Tarefas - Hábitos (Se estabelecem quando as tarefas repetem-se muitas vezes) - Tradição (Se impõe porque é uma herança dos antepassados) - Institucionalização (Quando se passam muitas gerações e a regra estabelecida perde a referência de origem (o grupo de antepassados), dizemos, então, que essa regra social foi institucionalizada) 
 
 
 2a Questão (Ref.: 201501925827) Pontos: 0,0 / 1,0 
O desenvolvimento cognitivo foi uma proposta de Jean Piaget para entender como se dá a construção do conhecimento nas diferentes fases do desenvolvimento humano. Explique sobre a teoria construtivista proposta por J. Piaget. 
 
 Resposta: Socialização Primária acontece na família, Socialização Secundária em grupos de estudo, trabalho, escola, etc. 
 Gabarito: Para Piaget o conhecimento é construído a partir da maturação combinada com a aprendizagem, ou seja, é uma teoria interacionista em que o sujeito constrói o conhecimento através da sua interação com o meio. 
 
 
 3a Questão (Ref.: 201502045567) Pontos: 1,0 / 1,0 
A Psicologia enquanto definida como ciência possui um objetivo fundamental. Das alternativas abaixo, qual delas apresenta o objetivo da Psicologia? 
 
 
 A Psicologia tem por objetivo o estudo da criação e transformação do mundo. 
 A Psicologia tem por objetivo o estudo da linguagem, métodos e técnicas. 
 A Psicologia tem por objetivo o estudo do senso comum. 
 A Psicologia tem por objetivo o estudo dos estados psíquicos relacionados ao sofrimento mental. 
 A Psicologia tem por objetivo o estudo do comportamento humano e dos processos psíquicos. 
 
 
 4a Questão (Ref.: 201502045571) Pontos: 1,0 / 1,0 
Cada modo de conhecimento tem uma utilidade dentro do contexto no qual se insere: ___________________ está imersa em um contexto de pesquisas científicas, as quais preconizam método e argumentos capazes de validar as hipóteses formuladas. Isso ocorre diferentemente do senso comum. 
 
 
 A Socialização primária 
 A Socialização secundária 
 A Psicologia científica 
 A Antropologia 
 A Institucionalização 
 
 
 5a Questão (Ref.: 201502045574) Pontos: 1,0 / 1,0 
Analise as alternativas abaixo sobre os aspectos relacionados à Teoria das Hierarquias das Necessidades de Maslow: I ¿ Somente quando um nível inferior de necessidades está satisfeito ou adequadamente atendido é que o nível imediatamente mais elevado surge no comportamento. II - Quando as necessidades mais baixas estão razoavelmente satisfeitas, as necessidades localizadas nos níveis mais elevados começam a dominar o comportamento. Contudo, quando uma necessidade de nível mais baixo deixa de ser satisfeita, ela volta a predominar no comportamento, enquanto gerar tensão no organismo. III - Cada pessoa possui sempre mais de uma motivação. Toda necessidade está intimamente ligada com o estado de satisfação ou insatisfação de outras necessidades. Seu efeito sobre o organismo é sempre global e nunca isolado. Marque a resposta correta: 
 
 
 Apenas as alternativas I e III estão corretas 
 Apenas as alternativas I e II estão corretas 
 Apenas as alternativas II e III estão corretas 
 As alternativas I, II e III estão corretas 
 Apenas a alternativa III está correta 
 
 
 6a Questão (Ref.: 201502045576) Pontos: 1,0 / 1,0 
O Afeto é entendido como a subjetividade de um estado psíquico elementar vago ou qualificado, penoso ou agradável. Sob o enfoque da psicanálise freudiana, o afeto corresponde a quantidade de energia pulsional investida na representação mental. Sobre o afeto, pode-se analisar: 
I - A origem dos afetos pode ser interna (no interior do indivíduo) ou externa, (partindo de um estímulo externo). 
II - O prazer e a dor não constituem as matrizes psíquicas dos afetos. 
III - Afeto é a experiência da emoção observável, expressa pelo indivíduo; ele apresenta correspondentes nos comportamentos: gesticulação, voz etc. 
Marque a resposta correta 
 
 
 Apenas a alternativa II está correta 
 Apenas a alternativa III está correta 
 Apenas a alternativa I está correta 
 Apenas as alternativas I e III estão corretas 
 As alternativas I, II e III estão corretas 
 
 
 7a Questão (Ref.: 201502045577) Pontos: 0,5 / 0,5 
Para Berger e Luckmann, o processo de institucionalização começa com o estabelecimento de regularidades comportamentais. As pessoas vão, aos poucos, descobrindo a forma mais rápida, simples e econômica de desempenhar as tarefas do cotidiano. Pode-se afirmar que: 
I - A institucionalização ocorre sempre que há uma tipificação de ações habituais (padronização) aceitas por determinado grupo. Qualquer destas tipificações é uma instituição. O casamento, a família, o grupo religioso, o grupo esportivo, todos têm suas tipificações e estão, portanto, institucionalizados. 
II - Pode-se dizer que a instituição é o conjunto de normas que regem a padronização de um determinado hábito na sociedade e que garante a sua reprodução. 
III - As instituições não são fixas e imutáveis, mas têm uma história e se transformaram no decorrer dessa história. 
Marque a resposta correta: 
 
 
 Apenas a alternativa II está correta 
 Apenas a alternativa I está correta 
 Apenas a alternativa III está correta 
 Apenas as alternativas I e III estão corretas 
 As alternativas I, II e III estão corretas 
 
 
 8a Questão (Ref.: 201501511303) Pontos: 0,5 / 0,5 
Grupo social supõe um conjunto de pessoas num processo de relação mútua e organizada com a finalidade de atingir um objetivo imediato ou não. Portanto, NÃO é considerado como grupo social 
 
 
 Alunos de uma sala de aula. 
 Funcionários de um Banco. 
 Conjunto de pessoas no ponto de ônibus. 
 Professores de uma Universidade 
 Jogadores de um time de futebol. 
 
 
 9a Questão (Ref.: 201501933920) Pontos: 0,5 / 0,5 
A teoria de Erikson considera o desenvolvimento da personalidade como algo que se desenrola da infância à velhice - mas reconhece na adolescência o período crucial em seu desenvolvimento. O período, a crise, que se passa na adolescência foi denominada por Erikson de: 
 
 
 Produtividade X inferioridade 
 Generatividade X estagnação 
 Identidade X confusão de papéis 
 Iniciativa X culpa 
 Intimidade X isolamento 
 
 
 10a Questão (Ref.: 201501933922) Pontos: 0,0 / 0,5 
"Refere-se a qualquer estado mental que prejudica o pensamento, a percepção e o julgamento". Levando em conta os conceitos psicanalíticos estudados na aula 9, esse termo se refere ao conceito de: 
 
 
 Deslocamento 
 Neurose 
 Psicose 
 Regressão 
 Formação Reativa

Outros materiais