Buscar

AV HISTORIA DOS POVOS INDIGENAS E AFRODESCENDENTES

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0495_AV_201502380072 (AG) » HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS E AFRO-DESCENDENTES
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	MARIA DE LOURDES DE ARAUJO TRINDADE
	Turma: 9013/AC
	Nota da Prova: 7,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 08/06/2016 11:00:18
	
	 1a Questão (Ref.: 201503242783)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao analisar o início da produção açucareira, Stuart Schuartz chamou atenção para um fenômeno pouco estudado: o uso massivo de indígenas escravizados nos engenhos. Mas, a partir do último quartel do século XVI, a escravidão indígena passou a ser, em parte, substituída pelos africanos escravizados. Quais as razões dessa substituição?
		
	
Resposta: Não era da cultura indigena subtrair da natureza mas do que precisavam, por isso, não tinham o habito do trabalho massivo, da produção em grande escala, foram considerados preguiçosos, adoeceram, resistiram a escravidão e isso levou a substituição dos indios pelos africanos.
	
Gabarito: A grande circulação de dinheiro promovida pelo tráfico transatlântico de africanos escravizados e a impossibilidade e indisponibilidade dos portugueses em ocupar os postos de trabalho criados pela atividade colonial.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503243166)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os princípios levantados por Gilberto Freire , em sua obra Casa Grande e Senzala criaram a ideia mítica de que o Brasil seria uma sociedade em que haveria uma democracia racial. Explique o significado de democracia racial.
		
	
Resposta: Para Gilberto Freyre havia uma relação harmoniosa entre a Casa Grande e a Senzala, entre os Senhores e Escravos, porem, a obra é vista a partir da Casa Grande, e nesse caso minimiza-se a democracia racial, o negro permance como co-autor de sua propria historia.
	
Gabarito: A sociedade escravocrata brasileira não apresentava conflitos entre senhores, escravos. Presença de harmonia entre as relações sociais, ou seja, ausência de racismo no Brasil. O brasileiro e sua cultura seriam fruto de uma contribuição harmoniosa e igualitária do branco, do negro e do indígena.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta correta
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502605615)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a catequese podemos afirmar que:
		
	 
	os jesuítas vieram para o Brasil em 1549, quando foi instituído o Governo Geral, para catequisar os índios;
	
	os jesuítas vieram para o Brasil com a esquadra de Cabral para celebrar a primeira missa no Brasil;
	
	os jesuítas vieram para o Brasil quando foi implantado o sistema de Capitanias Hereditárias para catequisar os índios;
	
	os jesuítas vieram para o Brasil em 1549, quando os franceses invadiram a Bahia, para catequisar os índios.
	
	os jesuítas vieram para o Brasil em 1808 com a corte portuguesa para catequisar os índios;
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502464086)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a relação das populações indígenas com os povos europeus que aqui chegavam, pode-se dizer:
		
	
	Que muitos embates ocorreram levando inclusive as tribos a uma união homogênea que visava se aliar somente aos colonizadores (portugueses) e combater qualquer outro povo invasor.
	 
	Que muitos embates ocorreram com algumas tribos se aliando aos colonizadores (portugueses), outras a comerciantes e possíveis conquistadores (franceses) e algumas que se recusaram a fazer alianças com qualquer um dos dois lados.
	
	Que muitos embates ocorreram levando inclusive as tribos indígenas a uma união homogênea que visava combater os colonizadores (portugueses) buscando alianças com outros povos europeus (franceses), que rivalizavam com seu dominador.
	
	Que muitos embates ocorreram levando inclusive as tribos indígenas a uma união homogênea que visava combater todo e qualquer invasor.
	
	Que não hove embates e as realções estabelecidas com francese e portugueses eram totalmente pacíficas e baseadas no escambo.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502513752)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O tráfico negreiro foi uma realidade no Brasil durante três séculos e meio. Sobre essa atividade é correto afirmar que: 
I - Era extremamente lucrativo embora muito africanos morressem ao longo da viagem. 
II - Os africanos eram transportados em condições insalubres nos tumbeiros. 
III - A partir do século XVIII houve maior humanização no transporte dos africanos.
		
	
	apenas I e III estão corretas
	
	apenas II está correta
	 
	apenas I e II estão corretas
	
	apenas III está correta
	
	apenas I está correta
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502548352)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As festas tinham uma função específica na sociedade brasileira. Para os escravos foi algo ainda mais intenso. As festas dos padroeiros era um dos poucos momentos em que havia liberdade para se reunir e festejar. Sobre estas festas temos que destacar o papel da(o):
		
	 
	Igreja Católica
	
	Igreja protestante
	
	Coroa que fazia comemorações nacionais
	
	Governador Geral que fazia o édito de comemoração
	
	Candomblé
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502605708)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"Em 1711, Antonil afirmava que os escravos eram as mãos e os pés dos senhores de engenho, porque, sem eles no Brasil, não é possível conservar, aumentar fazenda nem ter engenho corrente" Antonil - "Cultura e Opulência do Brasil" Sobre o trabalho e a resistência do negro à escravidão, é correto afirmar que:
		
	
	a escravidão no Brasil se revestiu de grande tolerância, mestiçagem e grandes oportunidades de ascensão social para o negro após a abolição;
	 
	o engenho tinha no escravo negro a base de toda a produção; qualquer reação era punida violentamente. As fugas, os quilombos e a prática do suicídio eram evidências da resistência dos negros à escravidão;
	
	o negro era submisso, resignado, não reagia à escravidão, ao contrário dos indígenas; o tráfico negreiro não tinha importância para a economia da metrópole.
	
	os escravos negros constituíam uma minoria nos canaviais, já que índios e trabalhadores livres eram responsáveis pelas plantations açucareiras;
	
	o negro só foi utilizado como mão-de-obra para a economia açucareira, não participando da mineração ou criação de gado que usaram, prioritariamente, trabalhadores livres;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201503045460)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O movimento indianista foi uma adaptação do Romantismo à realidade brasileira, na falta do cavaleiro medieval, qual figura foi escolhida para representar o herói nacional?
		
	 
	O índio;
	
	O mestiço.
	
	O afrodescendente;
	
	O português;
	
	O africano;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201502688020)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"O Brasil não terá índios no final do século XXI (...) E por que isso? Pela razão muito simples que consiste no fato de o índio brasileiro não ser distinto das demais comunidades primitivas que existiram no mundo. A história não é outra coisa senão um processo civilizatório, que conduz o homem, por conta própria ou por difusão da cultura, a passar do paleolítico ao neolítico e do neolítico a um estágio civilizatório." (Hélio Jaguaribe, cientista político, Folha de S. Paulo, 2 de setembro de 1994) Pode-se afirmar, segundo o texto, que:
		
	
	Jaguaribe é de opinião que, até o final do século XXI, seja feita uma limpeza étnica no Brasil.
	 
	Jaguaribe acredita na inevitabilidade do processo de aculturação dos índios e de sua incorporação à sociedade brasileira.
	
	Jaguaribe propõe que haja integração e que ela resulte de decisão autônoma das comunidades indígenas.
	
	A ideia de Jaguaribe é anticonstitucional, pois fere o direito à identidade cultural dos índios.
	
	Jaguaribe propõe ideias inadequadas, pois deseja o confinamento de tribos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201503304310)
	Pontos:0,0  / 0,5
	Sobre a Frente Negra Brasileira é incorreto afirmar que:
		
	 
	A Frente Negra Brasileira defendia a ideia, de que deveria se fomentar a raça brasileira a partir da miscigenação e, muitas vezes, considerava ser o próprio grupo atrasado culturalmente.
	
	A Frente Negra, ao mesmo tempo em que denunciava o preconceito racial, estipulava como modelo as formas de comportamento próprias da classe média branca que deveriam ser adotadas pelos negros, como forma de garantir respeito social.
	
	Para Frente Negra Brasileira a cultura era concebida a par¬tir de um modelo teórico que pressupunha a ideia de progresso e tinha como modelo a civilização ocidental.
	 
	A Frente Negra trata-se de um movimento impactado pela estética e ideologia do movimento negro norte-americano e que sofria influência da luta pela independência de países africanos e das pesquisas sociológicas brasileiras que traziam à tona as desigualdades raciais do país. Apontando o negro como vítima da discriminação no trabalho, na abordagem policial e em outros âmbitos da sociedade.
	
	A Frente Negra apoiava a integração do negro por meio da aquisição de comportamentos tidos como civilizados da classe média, apontando o trabalho como meio de combater o preconceito.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes