Buscar

Avaliação de Psicologia da Educação

Prévia do material em texto

Avaliação:  » PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: - CARLOS NUNES
	Professor:
	DEBORA RAQUEL ALVES BARREIROS
	Turma: 
	Nota da Prova: 7,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 1,5  Data: 17/06/2016 15:04:21 
	
	 1a Questão (Ref.: 201509732807)
	5a sem.: Psicologia da educação
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Cite duas contribuições da psicologia para o campo educacional, exemplificando uma possível situação de dificuldade de aprendizagem.
		
	
	
Gabarito: Nessa resposta os alunos devem indicar a contribuição da psicologia para a prática pedagógica, descrevendo uma hipotética situação de dificuldade de aprendizagem. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509186853)
	8a sem.: processo de aprendizagem
	Pontos: 0,5  / 1,0 
	Em uma sala de aula do Ensino Fundamental, após fazer no caderno diversas "continhas de dividir", passadas no quadro pela professora, um aluno foi tentar resolver uma atividade do livro com o seguinte enunciado: "Pedro, Miguel e João ganharam do dono do mercadinho 90 balas no Dia das Crianças. Chegando em casa eles foram repartir igualmente as balas. Com quantas cada um ficou?". O aluno não conseguiu resolver e perguntou para a professora: ¿É continha de quê?¿. Com base neste caso é possível afirmar que o aluno teve uma aprendizagem significativa em relação à operação de divisão? Justifique:
		
	
	
Gabarito: A aprendizagem não foi significativa, visto que o aluno não consegue aplicar as operações para resolver problemas. Ele aprendeu a executar continha e não o raciocínio da divisão. Quando supostamente "aprendeu" na escola, não houve relação direta, articulação da teoria, do conhecimento, da ciência com a realidade do educando.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509360607)
	1a sem.: DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Em casa, nas ruas, nos ônibus, na escola, no trabalho, no mundo virtual. Em todos os lugares, os seres humanos estabelecem relações entre si, sejam elas de amizade, afeto ou poder. Mas quem é capaz de compreendê-las? As Ciências Humanas procuram ir fundo naquilo que é mais peculiar em nós e talvez, por isso, mais difícil de ser desvendado: a nossa humanidade. Das alternativas abaixo existe uma que NÃO está de acordo com o modelo cientifico. Qual é? 
		
	
	testado sistematicamente para ser generalizado
	
	engloba a produção de conhecimento sobre a condição humana a partir de discursos específicos a partir de condições determinadas
	
	conhecimentos empíricos acumulados ao longo da vida e passados de geração em geração. 
	
	tentativa de eliminar a subjetividade do pesquisador. 
	
	baseado na crítica, na reflexão, na pesquisa e no pensamento
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509143343)
	2a sem.: Educação
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A repetência é a constatação de um grande número de alunos que estão em séries avançadas e não estão alfabetizados, nos impõe a necessidade de pensar na questão do fracasso escolar, hoje no Brasil. Em relação ao fracasso escolar pode-se afirmar que: 
		
	
	O fracasso escolar deve ser resolvido aplicando regras mais rígidas, para que o aluno perceba o valor da educação.
	
	O problema da repetência dos alunos e do mal aproveitamento dos conteúdos é resultado da má formação do professor.
	
	O fracasso escolar deve ser associado às crianças e jovens provenientes dos segmentos mais empobrecidos da população.
	
	O fracasso escolar é resultado de um comportamento individual e isolado.
	
	O fracasso escolar e a aprendizagem são resultados de contextos: históricos, socioeconômicos e culturais.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201509701751)
	3a sem.: Concepções de Desenvolvimento Humano e Aprendizagem.
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Identifique a teoria de desenvolvimento que pode ser inferida nesse fragmento de texto, produzido pela diretora de uma escola, falando com seu corpo docente durante um Conselho de Classe.
"Como sabemos, nossos alunos moradores da comunidade, apresentam muitas dificuldades para o aprendizado e assim, temos que ser realistas, não podemos exigir deles mais do que podem render nas atividades acadêmicas. Precisamos adaptar nosso currículo à competência intelectual desses alunos".
 
		
	
	Associacionista
	
	Comportamentalista
	
	Ambientalista
	
	Inatista
	
	Behaviorista
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201509333128)
	sem. N/A: CONSTRUTIVISMO
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O debate principal da educação que se orienta pelo paradigma construtivista é a concepção sobre o ensino. No Colégio de Aplicação, os professores vivem o dilema que é priorizar a quantidade dos conteúdos ensinada ou os processos de aprendizagem dando ênfase às construções diárias e pertinentes ao nível de desenvolvimento em que estão os alunos. Marque qual das alternativas abaixo está de acordo com a defesa pelo ensino através dos processos mais interacionistas.
		
	
	Um bom ensino seria aquele que levaria o aluno a apresentar respostas certas, obter notas altas, repetir o que o professor ensina.
	
	O método de ensino é baseado na exposição verbal, análise e conclusão do conteúdo por parte do professor para ganhar tempo e trabalhar mais conteúdos.
	
	O professor é aquele que detendo mais experiência, funciona intervindo e mediando a relação dos alunos com o conhecimento a ser construindo.
	
	As atividades objetivam a classificação dos alunos que a realizam mais rapidamente e com maior grau de acertos.
	
	O ensino é a transmissão de informações, portanto, o professor deve trazer todo o conteúdo pronto para ser copiado pelos alunos e memorizado. 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201509150860)
	5a sem.: Behaviorismo
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Marcos é gerente de um banco localizado na Região Metropolitana de São Paulo. Ao receber muitas reclamações sobre o atraso no atendimento dos caixas bancários, solicitou ao Pedagogo do Banco que realizasse um treinamento com seus funcionários. Após um diagnóstico da situação problema que versava sobre a demora no atendimento ao público, o pedagogo concluiu que os funcionários do banco poderiam trabalhar mais rapidamente e com mais motivação, caso recebessem algum tipo de benefício ou recompensa pela qualidade do serviço prestado. Na intenção de melhorar a qualidade das condições de trabalho e aumentar a produtividade do banco para atender ao público, o pedagogo trabalhou com duas estratégias que seriam extensivas a todos os funcionários: Gratificação salarial de 3% de acordo com a produtividade no atendimento ao público e direito a mais 2 intervalos diários de 15 minutos cada para descanso. Marque a resposta que explica como as duas estratégias foram utilizadas no processo de condicionamento. 
		
	
	Foram usadas como reforço negativo, na medida em que o pedagogo queria punir quem não trabalhasse na maneira mais produtiva.
	
	Não foi usado nenhum tipo de estratégia condicionadora, pois é obrigação da empresa fornecer aumento salarial e descanso remunerado.
	
	Foi utilizada uma estratégia de punição para extinção do comportamento, pois os funcionários não seriam recompensados caso não apresentassem os comportamentos desejados pelos gestores.
	
	Foram usados reforços positivos, pois o pedagogo queria condicionar comportamentos mais produtivos e usava como recompensas a gratificação salarial e o intervalo para descanso.
	
	Foi utilizada uma estratégia de reforço positivo, na medida em que o pedagogo percebeu que precisaria fomentar a competitividade entre os seus funcionários e deixar vários sem receber uma ótima recompensa para que o atendimento melhorasse.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201509378680)
	6a sem.: GESTALT E A EDUCAÇÃO
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	As aplicações das descobertas da Gestalt na Educação são muito importantes por recusarem o exercício puramente mecânico no processode aprendizagem. Inclusive os teóricos representantes dessa teoria criticam o behaviorismo por estudar o comportamento dissociado do contexto. Nesse sentido, a Gestalt acredita que a aprendizagem:
		
	
	é um processo isolado, e não existe a necessidade de experiências anteriores vinculadas ao problema.
	
	não sofre consequências dos estímulos externos presentes no ambiente.
	
	resulta de processos exclusivamente inconscientes, resultados da história de cada indivíduo.
	
	tem como único fator a experiência que resulta da compreensão e percepção da mesma. 
	
	é influenciada segundo o modo pelo qual o indivíduo constrói em si a percepção e o conhecimento que possui das coisas, pessoas e situações. 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201509142256)
	8a sem.: Motivação da aprendizagem
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A concepção de motivação para aprender como uma competência adquirida e estimulada diretamente por modelação, comunicação de expectativas, instrução direta ou socialização de pessoas significativas, propõe-se a:
		
	
	Reforçar, positivamente, os comportamentos desejáveis e, negativamente, os comportamentos indesejáveis, com utilização de estímulos externos à situação de aprendizagem como, por exemplo, o uso do sistema de fichas
	
	Evitar a utilização de elogios e recompensas, pois os alunos, ao atingirem níveis de desempenho baseados em padrões de melhoria, precisam ser estimulados pela competição, sob certas condições 
	
	Utilizar as estratégias não só em relação ao desempenho, mas também no processamento de informação, para aprender conteúdos e habilidades.
	
	Adaptar atividades acadêmicas aos interesses dos alunos, mas sem incluir elementos lúdicos infantilizadores.
	
	Utilizar estratégias para ajudar o aluno a definir metas, avaliar seu progresso, reconhecer a ligação entre esforço e resultado, em vez do uso de notas ou outros sistemas de comparações existentes para avaliar os alunos
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201509378683)
	9a sem.: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HUMANISTA PARA A EDUCAÇÃO
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A teoria humanista convida a todos a refletir sobre as mudanças necessárias e que devem ser buscadas, tanto dentro como fora da sala de aula. Ela aponta para uma profunda mudança no relacionamento entre professor e aluno, relacionamento esse capaz de provocar transformações intensas, tanto no comportamento de ambos como na busca dos saberes, pois propõem:
		
	
	que o professor, detendo mais experiência, funciona unicamente, intervindo e mediando a relação do aluno com o conhecimento. 
	
	ênfase no aprimoramento dos meios - ações, métodos, técnicas e instrumentos para quaisquer fins.
	
	a narração e solicitação para que os alunos repitam com as mesmas palavras do professor o conteúdo oferecido.
	
	dar ênfase às qualidades humanas como a escolha, a criatividade, a auto-realização, a tolerância.
	
	estudar somente aquilo que pode ser passível de observação e medição, negando aspectos considerados subjetivos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes