Buscar

Aula 1 Teoria dos Sistemas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA	
TEORIA GERAL DOS SISTEMAS
Teoria Geral dos Sistemas
Fundamentalmente o conceito de Sistema decorre da Teoria Geral dos Sistemas, que o trata como complexo de componentes em interação, ao contrário da visão analítica anteriormente difundida, trás como prioridade a visão sistêmica, onde se analisa o todo: “O todo é mais do que a soma das partes”. Isso significa que as características constitutivas não são explicáveis a partir das características das partes isoladas
O Que é Sistema
Sistema é um conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou partes que interagem formando um todo unitário e complexo.
Como resultante do Enfoque Sistêmico, o todo de ser mais do que a soma das partes. No ambiente empresarial, esta resultante tem sido denominada SINERGIA, que significa que a ação conjunta de diversos componentes sistêmicos ou entidades podem obter desempenho melhor do que aquele possível de se obter isoladamente
Sistemas Fechados e Abertos
Os sistemas classificam-se em fechados e abertos, e essa classificação se dá pela sua interação com o meio em que ele está inserido.
É Aberto quando o meio interage de forma decisiva nas ações ou reações que aquele sistema terá a partir desta interação. Ex: Corpo Humano.
E é Fechado quando ele não tem influência decisiva em suas ações a partir da interação com o meio. Ex: Relógio.
Componentes dos Sistemas
Sistema traz automaticamente noção de conjunto. Assim, ele sempre será composto de elementos. Além disso, o sistema existe para a produção de algo, com base nas funções a que ele se destina. Por isso, é necessário decompor o sistema em seus elementos ou componentes.
Os elementos básicos que compõe um sistema são:
Objetivos do sistema;
Recursos ou as Entradas do Sistema;
Ambiente do Sistema ou Processamento;
Saídas do Sistema;
Controle e Avaliação do Sistema e
Retroalimentação ou Feedback.
Componentes dos Sistemas
Objetivos do sistema
São o ponto mais importante de um sistema. São o que queremos que o sistema faça. Estão relacionados diretamente com a nossa responsabilidade e missão dentro da organização.
O objetivo é a própria razão da existência do sistema, ou seja é a finalidade para qual o sistema foi criado.
Recursos ou as Entradas do Sistema
São o conjunto de tudo o que está ou entra no Sistema para ser utilizado durante o processo de transformação. São as entradas do sistema. Compreendem recursos físicos, humanos, materiais, energia, tempo, serviços, equipamentos, tecnologia etc.
Ambiente do Sistema ou Processamento
O processo de transformação do sistema pode ser definido como a função ou as funções, que possibilitam a transformação dos insumos (entradas, recursos) em um produto ou serviço final (as saídas do sistema). Esse processador é a maneira pela qual os elementos componentes interagem no sentido de produzir as saídas desejadas.
Saídas do Sistema
Correspondem ao resultado dos processos de transformação. São fruto do objetivo do sistema, aquilo que se quer que ele faça. As saídas devem ser, portanto, coerentes com os objetivos do sistema. Assim, dentro do processo de controle e avaliação, as saídas devem ser quantificáveis, de acordo com os parâmetros previamente estabelecido.
Controle e Avaliação do Sistema
Os controles e avaliações do sistema são necessários para verificar se as saídas estão coerente com os objetivos estabelecidos. O controle parte do processo de estabelecer as medidas de rendimento do sistema.
A medida de rendimento é uma contagem de pontos, por assim dizer, que nos indica até que ponto o sistema está funcionando bem. O propósito é medir o rendimento do sistema, ver se ele está atendendo, e como ele está atendendo aos objetivos do sistema.
Retroalimentação ou Feedback
Pode ser considerada como a reintrodução de uma saída sob a forma de informação. É um processo de comunicação que reage a cada entrada de informação, incorporando o resultado da “ação resposta” desencadeada por meio de nova informação, a qual afetará seu comportamento subsequente, e assim sucessivamente.
Enfoque Sistêmico ou Visão Sistêmica
O enfoque sistêmico ou visão sistêmica é uma postura de ver as coisas partindo-se de uma visão holística, de conjunto ou totalidade. Ou seja, é ver as coisas partindo do todo, e não partindo das partes para depois chegar ao todo.
O enfoque sistêmico é simplesmente um modo de pensar a respeito dos sistemas e seus componentes priorizando seus objetivos de uma forma global, e não de uma forma individualizada.
"A Nova Economia não está na Tecnologia, seja ela um microchip ou a rede mundial de telecomunicações. Está na mente humana." 
Autor desconhecido.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais