Buscar

ABC_DA_CIRURGIA_PLÁSTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ABC DA CIRURGIA PLÁSTICA
http://plasticaebeleza.terra.com.br/
Dando seqüência ao guia ABC da Cirurgia Plástica, a Dra. Mariângela Santiago, que é Membro Titular e Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e uma das responsáveis pelo ensino da especialidade no Hospital dos Defeitos da Face, em São Paulo, e atualmente vice-diretora, fala sobre dor, edema e equimose. E esclarece como a drenagem linfática ajuda na recuperação.
DOR
A dor na cirurgia plástica ocorre quando a pessoa tem uma distensão dos terminais nervosos. Essa distensão pode ocorrer devido ao edema por um acúmulo de líquido ou de sangue. É importante deixar claro que essa é uma dor gerada pela própria operação e cicatrização do tecido. A maior, menor ou ausência de intensidade de dor vai depender do tipo da cirurgia plástica, da região operada e da sensibilidade da pessoa.
Dentro das técnicas de cirurgia plástica, a lipoaspiração é a intervenção que mais dói. Isso ocorre, porque o vai-e-vem da passagem da cânula sobre o tecido gorduroso e muscular traumatiza a região e produz edema e dor. Como as lipoaspirações hoje são feitas com infiltração tumescente, o sangramento é menor. Assim, o aparecimento de equimose é mínimo. 
DRENAGEM LINFÁTICA
Drenagem linfática é um tratamento estético que, por meio de massagens manuais ou de aparelho, retira o acúmulo de líquido retido no tecido e drena para os gânglios linfáticos satélites do corpo. Essa ação diminui o edema, a dor e a equimose.
EDEMA
Edema é o aumento do volume do tecido, normalmente em função do acúmulo de líquido ou sangue, ocasionado pelo trauma cirúrgico.
EQUIMOSE
A equimose é uma mancha roxa que aparece nos tecidos devido ao acúmulo de sangue. Esse sangue é absorvido gradativamente, e a equimose desaparece.
MANIFESTAÇÕES DESSAS OCORRÊNCIAS
EM CADA TIPO DE CIRURGIA PLÁSTICA
Blefaroplastia 
(plástica das pálpebras)
Normalmente, a plástica de pálpebra não dá dor. O que ela promove é um edema e uma equimose muito grande, depois de 48 horas do ato cirúrgico. Para diminuir o edema e a equimose, devem ser realizadas sessões de drenagem linfática a partir do 4º ou 5º dia, após a retirada dos pontos.
Lifting facial 
(plástica de rosto)
Não é uma cirurgia dolorosa.O paciente não sente dor, a sensação é de rosto pesado e esticado pelo edema, porque, a partir do momento em que o cirurgião separa a pele da face, do tecido gorduroso e a corta, ele está seccionando parte das terminações nervosas que produzem a dor. Esse ato ocasiona uma perda temporária da sensibilidade da face. Após 3 a 6 meses, a sensação de adormecimento desaparece, e o paciente volta a sentir a pele do rosto. A drenagem linfática deve ser iniciada no quarto dia. Assim, a “cara de lua cheia”, a sensação de rosto pesado e a equimose são mais facilmente eliminadas. A drenagem linfática permite que os pacientes voltem às suas atividades normais entre 15 e 20 dias. 
Otoplastia 
(plástica de orelhas de abano)
O pós-operatório dessa cirurgia não dói pelo mesmo mecanismo realizado no lifting facial, ou seja, o cirurgião descola o tecido e corta parcialmente os terminais nervosos. E, com isso, o paciente não sente dor. Há edema, mas a incidência de a região ficar roxa na otoplastia é mínima. Não se costuma fazer drenagem linfática para orelha de abano, apenas são efetuados curativos, com fita de contenção, para acomodar e ajustar as orelhas na sua posição. Alguns pacientes se queixam de dor no corte nas primeiras horas do pós-cirúrgico. Nesse caso, prescreve-se um analgésico.
Rinoplastia
(plástica de nariz)
Essa cirurgia não dói, apesar de ser traumática, quando existe fratura do osso. O que incomoda o paciente é não poder respirar pelo nariz por causa do tampão nasal. Assim que esse é retirado, após 12 horas, ele volta a respirar melhor, anulando esse desconforto. O edema e a equimose em volta dos olhos (periorbital) costumam aparecer 48 horas depois da rinoplastia, devido ao trauma da cirurgia. A drenagem linfática vai ajudar a acelerar a regressão desses sintomas. 
Lipoaspiração de pescoço
A lipoaspiração de pescoço costuma doer pelo trauma da cânula sobre a musculatura. A drenagem linfática ajuda a diminuir o edema e a equimose.
Mentoplastia 
(aumento do queixo)
É uma cirurgia que dá um pouco de dor, porque, ao aumentar o queixo, houve uma distensão dos tecidos da região em que foi colocada a prótese. Com isso, o paciente sente dor durante alguns dias. Para diminuí-la, usa-se analgésico. Nessa cirurgia, também é indicada a drenagem linfática.
Lifting de braços 
(plástica da face interna dos braços)
A paciente sente uma limitação dos movimentos pelo estiramento, ou seja, retirada da pele. Costuma doer nos primeiros dias na região do corte. A drenagem linfática deve ser feita a partir do 5º dia para retirar o excesso de líquido retido no tecido, melhorando, assim, a sensação de desconforto. 
Mamoplastia
(plástica de mamas)
Redutora: dói normalmente nas primeiras horas, porque, logo após a cirurgia, a paciente tem sensação de dor no local do corte. Mas, de maneira geral, não é uma operação dolorosa. Há edema pelo trauma cirúrgico, e a mama se apresenta maior do que realmente é. O índice de equimose é muito baixo. A única coisa que pode incomodar a paciente no pós-operatório é a sensação de peso nas mamas devido ao edema. A drenagem linfática deve ser iniciada após 4 ou 5 dias, para que o edema regrida mais rápido. Depois das primeiras sessões, a paciente já se sente melhor e mais aliviada.
Aumento: essa é uma cirurgia que apresenta dor no pós-operatório. Ela é causada pela distensão da glândula mamária ou do músculo peitoral, pelo volume das próteses, respectivamente (se a prótese é colocada por cima ou por baixo do músculo peitoral). Cada vez que abre e fecha o braço, a paciente sente dor, principalmente quando a cirurgia é via axilar, ou seja, por baixo de todo o peitoral. São usados analgésicos. Para diminuir o edema, faz-se drenagem linfática, a partir do 4º ou 5º dia.
Abdominoplastia 
(plástica de abdome)
A plástica de abdome sem lipoaspiração não dói, porque o cirurgião corta parcialmente as terminações nervosas da dor. Isso faz com que a paciente perca a sensibilidade do abdome, de 3 a 6 meses. O edema é corrigido com drenagem linfática. O que mais incomoda a paciente na abdominoplastia é a postura. Ela precisa caminhar inclinada nos primeiros dias, e essa posição provoca dor na coluna vertebral. Quando a abdominoplastia é associada à lipoaspiração, tanto no próprio abdome como nas regiões vizinhas, a paciente sente dor no pós-operatório, pelo efeito da lipoaspiração. Para diminuir e acelerar o desaparecimento do edema, é importante que a drenagem linfática comece a ser feita a partir do 3º ou 4º dia, já que a dor diminui à medida que o edema vai desaparecendo. 
Lifting de glúteo 
(plástica de bumbum)
O implante de prótese de silicone de glúteo é uma cirurgia dolorosa, porque existe a distensão da região pelo aumento do volume, devido à inclusão da prótese. É uma operação que requer um número maior de analgésico, pois a paciente sente bastante dor. Não dá muito edema nem equimose. Drenagem linfática a partir do 5º dia, para diminuir o edema e a sensação de distensão que a prótese produz.
Lifting de coxas 
(plástica da face interna das coxas)
Essa cirurgia dói um pouco, mas é desconfortável por causa da postura da paciente. No início, ela é obrigada a andar semi-arqueada. O lifting de coxas dá uma tensão desagradável entre as pernas e, com isso, há uma limitação no movimento dos membros inferiores. A drenagem linfática tira o edema, diminuindo a dor e a equimose.
Plástica de aumento de panturrilha 
(batata das pernas)
A inclusão da prótese de panturrilha costuma dar dor e incômodo ao caminhar, porque existe uma dilatação na região devido à inclusão da prótese. Não dá muito edema nem equimose. A paciente deve fazer drenagem linfática, após 4 ou 5 dias.
	O CIRCUITO LINFÁTICO
	
_____________________________
	CONSULTORIAMariângela Santiago
Cirurgiã Plástica
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
CRM 45.138
Av. Indianópolis, 588 - Moema - São Paulo / SP
Tels.: (11) 5051-6968 / 4899 / 2280
email: dramariangela@uol.com.br
www.clinicamariangelasantiago.com.br

Outros materiais