Buscar

AV SEMINÁRIO INTEGRADO EM GRH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0830_AV_» SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM GEST. DE RECURSOS HUMANOS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno:  - INGRAS 
	Professor:
	GUILHERME BALBONE MARQUES
	Turma: 9006/AF
	Nota da Prova: 6,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 11/06/2016 18:20:55
	
	 1a Questão (Ref.: 201402041918)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	O estudo da cultura nos ajuda a entender um pouco mais sobre o comportamento social o que pode significar um grande auxílio em nossas atividades. Conceitue cultura:
		
	
Resposta: Cultura é o que nós seres humanos inventamos e é de acordo com o meio em que vivemos.
	
Gabarito: A resposta deve tangenciar alguns dos seguintes tópicos: É toda forma de intervenção humana na natureza; Transmitida de geração a geração, nas diferentes sociedades; Criação exclusiva dos seres humanos; Múltipla e variável, no tempo e no espaço, de sociedade para sociedade.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402000310)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Cite três estratégias, das várias utilizadas nas empresas, de prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais.
		
	
Resposta: Usar os equipamenos de EPI corretamente . Cobrar e verificar sempre se os funcionários estão usando os equipamentos. Sempre atualizar e mostrar através de palestras a importância e necissidade dos EPI.
	
Gabarito: CIPA; SESMT; SIPAT; PPRA; PCMSO; MAPA DE RISCO; EPIs; EPCs
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401561819)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Indicador de qualidade construído com base em uma média ponderada das notas dos cursos de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) das Instituições. Assim, sintetiza em um único instrumento a qualidade de cada uma. Divulgado anualmente, o resultado final deste indicador é expresso em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5). Nesse particular, estamos destacando o:
		
	 
	Índice de Qualificação Tecnográfica da Instituição.
	
	Indicador Mediano de Estudo.
	
	Indicador de Qualificação Tecnográfica da Instituição.
	 
	Índice Geral de Curso da Instituição.
	
	Indicador de Qualidade Aferida.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402049628)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Durante a aplicação do método para implantação de mudanças profundas e efetivas nas organizações, podem ser observados determinados comportamentos em cada uma das fases que requerem ações firmes por parte do pessoal envolvido na mudança. Algumas dessas ações requeridas para a continuidade da mudança na fase da preparação, são:
		
	
	Vencer a tentação de voltar atrás nas horas de crises, recordação das dificuldades enfrentadas e celebrar o sucesso.
	
	As decisões mais difíceis são tomadas, enfrentar as ameaças que podem surgir, prever os riscos e desenvolver planos para mitiga-los.
	 
	Planejamento, desenvolvimento do comprometimento total das pessoas, dedicar muita energia, esforço e quebra da ansiedade que pode ser gerada no pessoal envolvido.
	
	As decisões mais difíceis são tomadas, enfrentar as ameaças, e vencer a tentação de voltar a trás.
	
	Conscientização dos problemas e da necessidade de mudar, quebra do imobilismo, diminuir a ansiedade, conscientizar que não é possível alcançar a certeza total do sucesso.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401999384)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre Geopolítica, é correto afirmar que: I - A Geopolítica é uma área da Geografia que tem como objetivo fazer a interpretação dos fatos da atualidade; II - analisa o desenvolvimento político dos países usando como parâmetros principais as informações geográficas; III - Ela visa também compreender e explicar os conflitos internacionais da atualidade e as principais questões políticas.
		
	
	Todas as afirmativas são falsas
	
	Apenas a III é falsa
	
	Apenas a I e II são verdadeiras
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras
	
	Apenas a II e III são verdadeiras
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401947087)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Existem algumas confusões em toda a sociedade na relação entre gênero e sexo. Sobre estes temas estão descritos abaixo algumas sentenças. Leia cada sentença atentamente e em seguida assinale a opção correta: I - O sentimento de masculinidade ou feminilidade que acompanha a pessoa ao longo da vida nem sempre está de acordo com o sexo biológico ou com a genitália da pessoa. II ¿ Sexo são as diferenças anátomo-fisiológicas existentes entre os homens e as mulheres. III ¿ Gênero é a maneira que as diferenças entre mulheres e homens assumem nas sociedades, no transcorrer da história.
		
	
	Apenas a afirmativa III está correta.
	 
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	Apenas a afirmativa II está correta.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401878575)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos está consubstanciado nas Diretrizes Curriculares Nacionais e veio suprir a carência de mercado na formação especializada de profissionais para atuarem na área de recursos humanos na região. Sobre este curso qual das afirmações abaixo não está correta?
		
	
	O curso desenvolve no aluno uma formação técnica sobre os diferentes processos, metodologias, instrumentos, técnicas e estratégias utilizados na área de recursos humanos, permitindo que o egresso possa trabalhar em empresas de qualquer porte ou ramo, exercendo suas atividades nos subsistemas de planejamento, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, remuneração, administração de pessoal, relações trabalhistas e sindicais e os relacionados à segurança dos recursos humanos dessas instituições.
	 
	O curso prepara profissionais para atuar estritamente no setor industrial.
	
	O curso forma profissionais com as competências técnicas requeridas por aqueles que desejem atuar na área de recursos humanos, conscientes de suas responsabilidades legais e éticas e comprometidos com o desenvolvimento das pessoas, das organizações e do país.
	
	Oferece aos alunos um referencial teórico, conceitual e prático, capaz de alinhá-los às novas demandas de mercado quanto à gestão de pessoas sem perder de vista questões do ambiente externo e interno.
	
	O curso diferencia-se por abordar de forma detalhada todos os conhecimentos relativos à gestão de recursos humanos.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402066607)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Algumas ações são necessárias para que o setor de Recrutamento/Seleção desenvolva bem as suas tarefas. Entre estas ações podemos citar: I ¿ Planejar as entrevistas para evitar descontentamento dos candidatos com a espera. II- Não divulgar informações confidenciais. III- Observar sempre as Leis Trabalhistas no momento de contratação de novos colaboradores.
		
	
	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
	
	Apenas a alternativa I está correta.
	
	Apenas as alternativas I e III estão corretas.
	
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	 
	As alternativas I, II e III estão corretas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401934266)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	São princípios da punição dada pela Administração de Recursos Humanos para as faltas cometidas pelos empregados:
		
	 
	Atualidade: A aplicação da punição tem de ser imediata ao ato faltoso, sob pena de se caracterizar o perdão tácito.   Unicidade : Para cada ato faltoso, só pode ser aplicada uma punição. Não se pode aplicar, por exemplo, para uma mesma falha do funcionário, uma advertência e uma suspensão.   Proporcionalidade : Entre a falta cometida e a penalidade deve haver proporcionalidade. O empregador deverá usar o bom senso ao dosar a penalidade.
	
	Verdade: A aplicação da punição tem de ser baseada na veracidade dos fatos,deve-se ter provas.   Unicidade : Para cada ato faltoso, só pode ser aplicada uma punição.Não se pode aplicar, por exemplo, para uma mesma falha do funcionário, uma advertência e uma suspensão.   Proporcionalidade: Entre a falta cometida e a penalidade deve haver proporcionalidade. O empregador deverá usar o bom senso ao dosar a penalidade.
	
	Verdade: A aplicação da punição tem de ser baseada na veracidade dos fatos,deve-se ter provas.  Repetência : caso o funcionário recorra no erro a punição deve ser dobrada. Proporcionalidade: Entre a falta cometida e a penalidade deve haver proporcionalidade. O empregador deverá usar o bom senso ao dosar a penalidade.
	
	Atualidade :A aplicação da punição tem de ser imediata ao ato faltoso, sob pena de se caracterizar o perdão tácito.   Unicidade: Para cada ato faltoso, só pode ser aplicada uma punição. Não se pode aplicar, por exemplo, para uma mesma falha do funcionário, uma advertência e uma suspensão.   Verdade : A aplicação da punição tem de ser baseada na veracidade dos fatos,deve-se ter provas.
	
	Verdade: A aplicação da punição tem de ser baseada na veracidade dos fatos,deve-se ter provas.  Atualidade: A aplicação da punição tem de ser imediata ao ato faltoso, sob pena de se caracterizar o perdão tácito.  Repetência: caso o funcionário recorra no erro a punição deve ser dobrada.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402062671)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Planejamento organizacional é a definição das metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançá-las e o desenvolvimento de uma hierarquia de planos para integrar e coordenar as ações/atividades. Sobre este assunto pode-se afirmar: I- Planejamento estratégico é o processo através do qual a empresa define seus objetivos e estabelece os meios que garantirão a sua existência futura. Implica na análise crítica do ambiente interno e externo (cenários), a fim de perceber oportunidades e ameaças, forças e fraquezas, na tentativa de desenvolver vantagens competitivas. Estabelece os objetivos gerais da empresa. II- Planejamento tático é o conjunto de decisões tomadas pelo nível intermediário, com amplitude departamental, de médio prazo, e voltadas para as atividades especializadas. Programa atividades de alocação de recursos. Descreve um curso de ação e responde às perguntas: o que, quando, como, onde e por quem. III- Planejamento operacional é o estabelecimento de planos que se relacionam com a operação da empresa no dia a dia, em uma base de curto prazo. Preocupa-se com o que fazer (tarefa ou atividade) e com o como fazer (método). Estabelece padrões e programas. Voltado para a otimização e a maximização de processos, enfatizando a eficiência e a eficácia e cuidando da administração pela rotina. Pode-se afirmar com certeza que:
		
	 
	As alternativas I, II e III estão corretas.
	
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	
	Apenas a alternativa III está correta.
	
	Apenas a alternativa II está correta.
	
	Apenas a alternativa I está correta.

Outros materiais