A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
apol 04 nota 100

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 1/5
Leia as asserções a seguir:
Toda organização passa por ciclos durante sua existência, algumas resistem às intempéries e outras não. Umas conseguem sobreviver ao caos e outras ao menor vento desfavorável arriam suas velas e desiste ou são impedidas pelas circunstancias de continuar operando.
Porque
Os problemas enfrentados pelas empresas em seu início podem ser de várias naturezas, desde problemas internos, como falta de dinheiro, má gestão, briga entre os sócios e administradores, passando por problemas conjunturais como políticas econômicas e governamentais que afetam diretamente determinados setores.
A respeito dessas asserções/afirmações, assinale a opção correta. 
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 2/5
Um problema comum para inúmeros empreendedores sempre foi a obtenção de recursos financeiros para custear seus projetos, seus empreendimentos. Tomar dinheiro emprestado de um banco pode ser algo arriscado e caro, principalmente quanto se precisa de vários milhões de reais ou mesmo de alguns bilhões.
 
Neste sentido, examine as opções abaixo e identifique a única que se refere às vantagens que o mercado de capitais oferece às sociedades anônimas abertas.
	
	A
	O investidor que adquire ações de uma companhia na Bolsa de Valores poderá ter a oportunidade de obter rendimentos muito superiores aos índices de inflação.
	
	B
	Vendendo seus papéis na Bolsa de Valores, a companhia poderá captar recursos sem ter que prestar contas à Comissão de Valores Mobiliários.
	
	C
	O mercado de capitais pode ser uma forma mais barata para a empresa captar recursos, emitindo debêntures.
	
	D
	Com o fim da Bolsa de Valores de São Paulo, o mercado de capitais se tornou a única opção para a captação de recurso, além dos empréstimos bancários.
	
	E
	O mercado de capitais, com seus inúmeros operadores, permite ao empreendedor adquirir máquinas e equipamentos em grandes quantidades e por preços atrativos.
	1 
Questão 3/5
Leia o texto a seguir:
 
Para Edmundo Brandão Dantas o que se vê na mídia, entidades apoiadoras ou promotoras de empreendedorismo é a disseminação de uma visão muito romântica e angelical do que seja ser empreendedor. É uma concepção de um mundo cor de rosa, de quase uma fantasia do mundo perfeito. Por vezes se deixa de dar destaque aos problemas e dificuldades que o empreendedor enfrentará em sua caminhada.
 
Fonte: http://www.bocc.ubi.pt/pag/dantas-edmundo-empreendedorismo.pdf acesso em 31/03/2015 as 16h44min.
 
Diante do exposto, assinale com V para Verdadeiro e F para Falso nas afirmações abaixo, as quais fazem do ato de empreender uma atividade de média a alta complexidade e risco:
I. ( ) Alto nível de burocracia para abertura da empresa e autorizações necessárias para seu funcionamento dentro dos padrões legais;
II. ( ) Dificuldade na elaboração de preço de venda, sem considerar os reais custos e necessidade de rentabilidade;
III. ( ) Dificuldade do empreendedor em utilizar recursos tecnológicos que facilitem a gestão e aumentem seu controle sobre a empresa como um todo;
IV. ( ) Problemas para escolher os meios mais eficazes para fidelizar seus clientes, o que não lhe permite manter um equilíbrio entre vendas, despesas e faturamento;
V. ( ) Conhecimento da área de gestão de pessoas por todos os empreendedores, o que leva-os a recrutar e selecionar adequadamente seus colaboradores e isso facilita o ato de empreender.
Agora assinale a opção que contemple a sequencia correta:
	
	A
	V, F, V, F, V
	
	B
	V, V, V, F, F
	
	C
	V, V, F, F, F
	
	D
	V, V, V, V, F
	
	E
	F, V, V, V, F
	1 
Questão 4/5
Para ADIZES (2004) há vários estágios no ciclo de vida das organizações, cada ciclo traz consigo algumas características peculiares, bem como, formas de gestão distintas.
 
Fonte: ADIZES, I.; Os Ciclos de Vida das Organizações. São Paulo: Editora Pioneira, 2004.
Assinale abaixo, qual é o ciclo no qual as empresas deveriam trabalhar arduamente para permanecer nele:
	
	A
	Adolescência
	
	B
	Aristocracia
	
	C
	Plenitude
	
	D
	Estabilidade
	
	E
	Segurança
Questão 5/5
As agências reguladoras começaram a ser criadas no Brasil em 1997, abrangendo áreas diversas, como telecomunicações, aviação civil e energia. São frutos de uma nova visão do papel do Estado brasileiro no domínio econômico.
Dentre as opções abaixo, identifique aquelas que se relacionam com os poderes e as características das agências reguladoras.
I- possuem competência para expedir normas operacionais e de serviço, que devem ser obedecidas pelas empresas concessionárias destes serviços.
II- têm a atribuição para aplicar punições às empresas que infringem as suas determinações ou a lei.
III- As punições aplicadas pelas agências reguladoras não podem ser anuladas pelo Poder Judiciário.
IV – Elas possuem autonomia financeira em relação ao governo federal.
 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas I e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas  I, II e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativas II e III, apenas.