Buscar

patrimonio historico cultural brasileiro

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

10a Questão (Ref.: 201506489584)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	No Estado da Paraíba, se encontra o ponto geográfico mais oriental do Brasil e das Américas. Ele está localizado a 14 km do centro de João Pessoa, capital do estado. Ele se caracteriza por ser o local onde nasce primeiro o sol no Brasil. Qual é o nome desse local?
	
	
	 
	Baía de São Marcos
	 
	Baía de Todos os Santos
	 
	Ponta do Seixas
	 
	Forte de Santa Catarina do Cabedelo
	 
	Centro de Rastreio e Controle de Satélites
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201505840873)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A Convenção do Patrimônio Cultural Imaterial de 2003 também estabeleceu os âmbitos nos quais esse patrimônio intangível manifesta-se. Quais são eles? 
	
	
	
Resposta: 
	
Gabarito: São: a) tradições e expressões orais, incluindo o idioma como veículo do patrimônio cultural imaterial; b) artes do espetáculo; c) usos sociais, rituais e atos festivos; d) conhecimentos e usos relacionados com a natureza e o universo; e) técnicas artesanais tradicionais.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Em branco.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505818522)
	Pontos: 0,3  / 1,0 
	O desenvolvimento do parque industrial brasileiro ocorreu principalmente a partir do século XX, posteriormente ao declínio cafeeiro. Essa consolidação não atingiu todas as partes do Brasil, ficando concentrada em determinados pontos e, principalmente, centralizado na região sudeste. Aponte os fatores que contribuíram para tal concentração.
	
	
	
Resposta: UM DOS PRINCIPAIS FATORES PARA TAL, FOI A QUANTITADE PESSOAS POR REGIÃO, A POPULAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE É MUITO MAIOR DO QUE EM OUTRA REGIÃO, ASSIM A INDUSTRIA EM SI AUMENTOU CONFORME O NÚMERO DE PESSOAS, E DE PROCURA!
	
Gabarito: fatores excepcionais para o processo: capital, mão-de-obra, mercado relativamente concentrado, matéria-prima disponível e barata, capacidade geradora de energia e um sistema de transportes ligado aos portos. 
	
Fundamentação do(a) Professor(a): REspsota incompleta. A presença de matéria-prima, a capacidade geradora de energia e um sistema de transporte ligado a portos também foi importante.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201506008557)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Na sociedade romana da Antiguidade, todas as esculturas gregas que os magistrados romanos colecionavam em suas casas, por exemplo, representavam
	
	
	 
	a. um patrimônio patriarcal, coletivo e irrestrito da aristocracia.
	 
	c. um patrimônio patriarcal, individual e restrito da aristocracia.
	 
	b. um patrimônio matriarcal, individual e restrito da aristocracia.
	 
	e. um patrimônio patriarcal, oligárquico e irrestrito da aristocracia.
	 
	d. um patrimônio social, individual e restrito da aristocracia.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505900072)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Em 2003, a UNESCO publicou a "Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial". Por conseguinte, assinale a opção que esteja de acordo com a respectiva Convenção: 
	
	
	 
	A referida Convenção estabelece que a assistência internacional poderá ser concedida para apoio aos programas de âmbito nacional destinados à salvaguarda do patrimônio cultural imaterial. 
	 
	A referida Convenção considera que o patrimônio cultural material se manifesta nas tradições e expressões orais, nas expressões artísticas, nas práticas sociais, rituais e atos festivos. 
	 
	A referida Convenção entende por ¿salvaguarda¿ as medidas que visam garantir a viabilidade do patrimônio ambiental. 
	 
	A referida Convenção tem por finalidade o descarte do patrimônio cultural imaterial das comunidades, grupos e indivíduos envolvidos. 
	 
	A referida Convenção tem por finalidade a conscientização no plano local, nacional e internacional da importância do patrimônio arquitetônico. 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201506466583)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A partir do desenvolvimento dos conceitos de bem cultural e natural, a UNESCO vem estabelecendo lugares de expressiva relevância ao redor do mundo. No Brasil temos 19 bens considerados da Humanidade pela UNESCO. Sobre esse assunto, podemos dizer que: I)O centro histórico da cidade de Ouro Preto foi o primeiro a ser considerado como Patrimônio da Humanidade, em 1980. II) A concessão do título foi em virtude de seu conjunto urbanístico e arquitetônico, predominantemente barroco e parte dele renascentista III)A cidade foi criada em pleno período do ouro e foi a capital da então capitania de Minas Gerais Está (ão) correta(s): 
	
	
	 
	I, II, III
	 
	II, III 
	 
	III
	 
	I, III
	 
	I, II
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201506495367)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A cidade histórica de Diamantina (MG) recebeu o título de Patrimônio da Humanidade, em 1999, da UNESCO. A cidade foi um pólo de exploração de diamantes, no período colonial. Ela recebeu o nome de Arraial do Tijuco e mais tarde Diamantina, em função da extração mineral. Sobre essa cidade mineira, podemos dizer que: I- A renda gerada no período colonial, da extração do diamante, serviu para construir prédios religiosos e residenciais em seu Centro Histórico; II- As edificações construídas em Diamantina tinham um refinamento técnico e estilístico, com o uso de materiais variados importados da Europa; III- A região nasceu isolada do restante da colônia, em função de uma política isolacionista, que data de 1731, para preservar o local; IV- Podemos dizer que Diamantina foi tão sofisticada e ligada às artes, quanto a Corte e Salvador, então capital da colônia. 
	
	
	 
	I, II, III
	 
	II
	 
	I, II, III, IV
	 
	I, IV
	 
	I, II
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201506503022)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O arquipélago de Fernando de Noronha, situado no estado de Pernambuco, foi considerado Patrimônio Natural pela UNESCO, no ano de 2001. O local é um destino turístico dos mais interessantes no nordeste brasileiro. Lá, existem como atrativos a desova das tartarugas aruanas, a observação de golfinhos rotatores, entre outros. Antes de ser o destino turístico que é atualmente, em Fernando de Noronha funcionou uma instituição importante para o Brasil. Qual foi essa instituição?
	
	
	 
	Uma Escola Naval, até o ano de 1945.
	 
	Um mosteiro da ordem dos Beneditinos, para onde eram enviados jovens que ingressavam na Igreja e desejavam ser religiosos.
	 
	Um presídio, que existiu entre os anos de 1737 -1942, que abrigou presos comuns e políticos, por algum tempo.
	 
	Um hospital especializado em tuberculosos, que existiu no local até 1942, sendo o clima da região fundamental para a cura dos doentes.
	 
	Um sanatório, para onde eram levados doentes com sérios problemas mentais.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201505808466)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	De acordo com Maria Yedda Linhares (LINHARES, Maria Yedda (org.) História geral do Brasil. 9.ed. Rio de Janeiro: Campus. p. 308), até 1912, destaca-se a emigração para a Amazônia por força do surto 
	
	
	 
	da plantação de café nos planaltos do Rio Negro. 
	 
	de extração da borracha das seringueiras nativas. 
	 
	da plantação de cacau nos afluentes do Rio Amazonas. 
	 
	de extração das sementes produtoras de óleos. 
	 
	de extração de minérios preciosos no leito dos rios. 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201505816475)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Na distribuição demográfica brasileira na década de 1950, 64% da população era rural. Já em 1980, 67% da população viviam em cidades. Sobre economia e demografia, estas observações permitem afirmar que
	
	
	 
	a produção de riquezas no campo aumentou imensamente, o que motivou a desconcentração populacional. 
	 
	a ditadura militar brasileira exerceu uma ação muito mais cruel e extensa nas áreas rurais, vide o decréscimo populacional. 
	 
	houve uma
inversão da relação campo/cidade e que o eixo econômico passou do campo para as cidades. 
	 
	a taxa de natalidade nas cidades foi muito maior do que o número de nascimentos em áreas rurais, nesses 30 anos. 
	 
	houve sérias crises de abastecimento no campo, que levaram à radical diminuição da população rural brasileira.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes