Buscar

PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES AV

Prévia do material em texto

Avaliação:  » PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	
	Turma: 
	Nota da Prova: 6,0    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 22/06/2016 10:20:56
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201603490458)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Goleman (1995) expande ainda mais os estudos a acerca da inteligência, lançando o conceito de inteligência emocional (IE). Explique este conceito e sua aplicação no contexto organizacional:
		
	
Resposta: É um conceito relacionado com a chamada inteligencia social, o indivíduo percebe suas emoções e consegue controlar. No contexto organizacional, faz menção a capacidade deste indivíduo se motivar e também motivar os demais colegas de trabalho, ajuda e coopera na resolução de problemas, é estável!
	
Gabarito: A IE é definida como: "capacidade de criar motivações para si próprio e de persistir num objetivo apesar dos percalços; de controlar impulsos e saber aguardar pela satisfação dos seus desejos; de se manter em bom estado de espírito e de impedir que a ansiedade interfira na capacidade de raciocinar; de ser empático e autoconfiante" (Goleman, 1995, p. 47) Os lideres que desenvolvem a inteligência emocional são: visionários, possuem empatia, procuram o desenvolvimento dos outros, desenvolvem autoconhecimento, permitem a colaboração dos colaboradores, possuem iniciativa, possuem autocontrole, são autoconscientes, ...
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603505965)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	conceitue percepção e esteriotipos e demostre a importância dos mesmo na administração da organização
		
	
Resposta: Percepção é a qualidade que o gestor tem de perceber, analisar, idendificar qualidades ou defeitos de um funcionário, ou também de um processo de trabalho. Esteriotipos é um conceito formado pelo administrador baseado nas ações de determinado funcionário. Um funcionário, bom, pontual, e cumpridor de seus deveres cria-se o esteriotipo de um bom funcionário e sempre será bem visto pelo administrador. Não deve ser confundido com o efeito de halo, pois o julgamento errado de uma pessoa pelo que aparenta pode gerar desmotivação e estresse ao subordinado, caindo a qualidade de produção ou até mesmo, acarretando doenças ao empregado.
	
Gabarito: percepção: forma a qual tenta se analisar a realidade e mensurar os resultados com o máximo de impessoalidade e sem interferências dos seus referenciais próprios e suas vivencias e esteriotipos : é a construção que cada um traz diante de um determinado contexto os caracteres pessoais, esses contextos foram se formando de acordo com as experiências vividas e sua organização social e familiar. ao administrar uma organização , o administrador deve tentar se manifestar o mais impessoal possível e deixar de lado esses esteriotipos construídos para que seus preceitos não influenciem na analise da realidade.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603963798)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Psicologia, apesar de uma ciência jovem, já despertava interesse nos filósofos da antiguidade. Numa época onde a Psicologia estava na era pré-científica vários desses pensadores se ocuparam dos estudos sobre atitudes, crenças, diferenças de comportamento, capacidade criativa, loucura etc. Analise as opções abaixo e assinale aquela correspondente ao pensador denominado de pai da psicologia pré-científica.
		
	 
	Aristóteles
	
	Platão
	
	Pitágoras
	
	Sócrates
	
	Sófocles
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603864555)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As necessidades interpessoais caracterizam a qualidade da interação com os demais, o que significa que aquilo de que precisamos ou aquilo que almejamos e esperamos do grupo determina nosso padrão de relacionamento no grupo, ou, em outras palavras, sua qualidade. Esta qualidade pode ser definida pelo que Schutz (1966) chamou de Postulado das Necessidades Interpessoais, listando-as. São elas:
		
	 
	Dominação, submissão e afeição.
	
	Conformidade, dominação e afeição.
	
	Afeição, conformidade e controle.
	
	Liderança, controle e inclusão.
	 
	Inclusão, controle e afeição.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603963810)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A personalidade humana possui diversos aspectos que devem ser considerados. Quando identificamos que essa personalidade sempre está em constante evolução podemos associar esse fato ao aspecto que ela é:
		
	 
	Falível e constante.
	
	Rígida e previsível.
	 
	Dinâmica e mutável.
	
	Influenciável e volátil.
	
	Subjetiva e pessoal.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201603815341)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em 1983, Gardner lançou o conceito de Inteligências Múltiplas, chamando atenção para a importância de outras habilidades, antes pouco valorizadas. Sendo assim, um profissional que apresenta a capacidade de compreender o mundo visual com precisão, permitindo transformar, modificar percepções e recriar experiências visuais, podemos dizer que ele possui:
		
	
	Inteligência Mecânica.
	
	Inteligência Corporal.
	
	Inteligência Interpessoal.
	 
	Inteligência Espacial.
	
	Inteligência Verbal.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201603423721)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Mariotti (1999) acrescenta que o processo de treinamento nas empresas tem por filosofia informar e educar. Podemos dizer que a educação é bem avaliada quando. Assinale a única alternativa correta neste caso
		
	
	Há mudança dos colaboradores na organização
	 
	Há mudança de conduta nos colaboradores e melhora de qualidade na produção.
	
	Há mudanças na organização quanto à produção
	
	Há mudanças na conduta individual
	
	Há mudanças nas condutas grupais e perda na produção.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603514841)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na entrevista de seleção para um cargo em pesquisa de marketing, o entrevistador pode julgar um candidato de aparência descuidada como alguém irresponsável, com atitude pouco profissional e destituído de capacidade, quando na verdade essa pessoa pode ser exatamente ao contrário. Com estas informações podemos dizer que o entrevistador fez um julgamento chamado de:
		
	
	Percepção seletiva
	
	Estereotipagem
	 
	Efeito de Halo
	
	Efeito de contraste
	
	Projeção
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201603479873)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Robbins (2005) defende determinados programas como meios viáveis de aprendizado no ambiente corporativo, acrescentando, ainda, que estes, além de aperfeiçoar, promovem melhoras da condição de estima dos colaboradores e mantêm aprendizados adquiridos nas resoluções de problemas. Aponte a Única opção correta os programas aos quais se refere:
		
	 
	de Treinamento.
	
	de Seleção.
	
	de Recrutamento.
	
	de Salários.
	
	de Avaliação de desempenho.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201604000213)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A ética busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano e está relacionada aos valores para o bem comum. A moral está relacionada à obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos. Sendo assim, assinale a única alternativa correta.
		
	
	A Moral é uma filosofia que estuda a ética.
	 
	A ética é uma filosofia que estuda a moral.
	
	A Moral não é um valor moral.
	
	A ética não é um estudo da filosofia.
	
	A ética e a moral são sinônimos.

Continue navegando