Buscar

prova discursiva de libras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/3
Leia o fragmento de texto:
As pesquisas sobre a aquisição da linguagem passaram a buscar explicações para o processo de aquisição. Isso começou acontecer depois dos conflitos entre abordagem comportamentalista (behaviorista) e a abordagem linguística (representada por Chomsky). O objetivo deixou de ser descritivo e passou a ser explicativo. Os problemas clássicos que passaram a nortear as investigações no modelo gerativista (Chomsky e Lasnik, 1991) foram os seguintes: (a) O que se conhece quando se tem uma língua? (b) Como se adquire esse conhecimento? (c) Como esse conhecimento é usado? e (e) Como essas propriedades realizam-se neurologicamente? A primeira questão é central para a linguística. A questão (b) envolve os estudos de aquisição da linguagem. A terceira é estudada pelas teorias da performance. As duas últimas são consideradas mistérios.
QUADROS, Ronice Mueller de. Educação de surdos: A aquisição da linguagem. – Porto Alegre: Artmed, 1997. p. 69.
Baseando-se nas concepções apresentadas no texto acima sabemos que o conhecimento se adquire nas relações sociais e é usado na expressividade humana. Ao fazer uso da língua de sinais o surdo constrói sua própria identidade. De acordo com os conhecimentos adquiridos nas aulas e no livro- base, defina a identidade cultural do surdo:
Nota: 26.7
	Modelo de resposta:
A identidade cultural pode ser definida como “um sistema de representação das relações entre indivíduos e grupos, que envolve o compartilhamento de patromônios comuns como a língua, a religião, as artes, o trabalho, os esportes, as festas, entre outros”. Livro-base p. 65
Resposta:Se constrói e se define em um contexto de pluralismo e se distancia de uma maneira única e hegemônica de conceber cultura,estabelece uma diversidade a base conceitual.A cultura é a ferramenta da transformação de percepção a forma de ver diferente mas de vida social constitutiva de jeito de ser,fazer,compreender de explicar.
Cultura Surda-jeito do sujeito entender o mundo e modificá-lo a fim de torna-lo acessível e habitável ajustando com suas percepções visuais
abrange a língua ,ideia,crenças,costumes e hábitos do povo surdo.
Questão 2/3
Leia o texto a seguir:
No século XVIII, Charles – Michel de I´Épée (1712-1789), um padre francês, reconheceu a existência da língua de sinais (antiga Língua Gestual Francesa) e que seu desenvolvimento servia como base de comunicação entre os surdos que se comunicavam nas ruas de Paris, utilizando a datilologia/alfabeto manual.
RODRIGUES, Cristiane Seimetz; VALENTE, Flávia/ Aspectos Linguísticos das Libras – Curitiba: IESDE Brasil S.A, 2002. p. 32.
Mesmo com o crescimento quantitativo e qualitativo da educação de surdos a ênfase ainda era a aprendizagem da fala. Para qual finalidade o surdo precisava adquirir a fala?
Nota: 26.7
	Espera-se que o aluno considere as exigências sociais da época (século XVIII).
A preocupação era no sentido de ensinar o surdo, para que pudesse trabalhar e exercer sua cidadania. A ênfase do ensino destacou-se, assim, da busca do desenvolvimento da fala para a formação. Livro-base p. 42
Resposta:O abade Francês teve um encontro com crianças e jovens surdos nas ruas de París aprende a língua usada por eles e passa a instruí-los.
Possibilitaria uma transformação extraordinária ,não suportava pensar nas almas dos surdo mudos vivendo e morrendo sem absolvição privados de catecismo das escrituras das palavras de Deus.o fato de escutar os surdos em parte de uma ideia filosófica e linguística muito vaga na ocasião,considerou a linguagem de sinais com respeito.
Questão 3/3
Leia o fragmento de texto:
A proposta de Stokoe de que CM, M e L são fonêmicos na ASL é uma ideia atrativa e antiga. Entretanto, o segmento em si, mais do que os aspectos de um segmento, é a unidade da ASL que carrega a função contrastiva de um fonema. Uma olhada preliminar no número de possíveis segmentos contrastivos na ASL sugere que o número será consideravelmente maior do que aqueles encontrados nas línguas orais. Se este for o resultado depois de uma análise detalhada, então isto representa uma diferença muito interessante de modalidade. (Liddel, 1984)
QUADROS, Ronice Muller de. KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira: Estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004. p.63.
Os fonemas na língua portuguesa classificam-se em vogais, semi-vogais e consoantes totalizando 31 unidades mínimas. Como se organizam os fonemas na Libras?
Nota: 26.7
	Espera-se que o aluno considere a CM (configuração de mãos) como unidade mínima na Libras de onde partem o movimento e a locação.
Modelo de resposta possível:
Em Libras a configuração de mãos constitui unidades mínimas sem significação, os chamados fonemas. A partir da configuração de mão partem, o “Movimento da mão (M)” e a “Locação (L)” [...] livro-base p. 35.
Resposta:Unidirecionais-Movimentos realizados para uma direção.
Bidirecionais-Movimentos realizados por uma ou ambas as mãos,duas direções diferentes simétricas.
Multidirecionais-Movimentos acontecem em varias direções
Não direcionais-Não acontece deslocamentos
Locação e Ponto de Articulação -Lugar de ponto de partida no próprio corpo,sinal pode tocar o rosto a cabeça o peito os braços ou estar em espaço neutro a frente do sinalizador.

Outros materiais