Buscar

exercício 4

Prévia do material em texto

Exercício 4 de fundamentos filosóficos
Questão 1/2
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Mesmo sendo uma atividade eminentemente intelectual, isto é, uma atividade que engendra um saber, a filosofia em Gramsci torna-se um guia para a ação, ou seja, ela não é concebida como ‘um desenvolvimento de pensamento a pensamento, mas como pensamento da realidade histórica’ [...]. Todavia, para ser orientadora dos comportamentos dos indivíduos em uma realidade concreta, ela exige o exercício de ensino-aprendizagem”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível no livro: LOMBARDI, Claudinei; SAVIANI, Dermeval. Marxismo e educação: debates contemporâneos 2ª ed. Campinas: Autores Associados, 2008. p. 153.
A respeito da educação para Gramsci, conforme a citação acima e o livro-base da disciplina Fundamentos filosóficos da educação, classifique as sentenças a seguir em Verdadeiras (V) ou Falsas (F):
I. ( ) Uma das preocupações de Gramsci era a questão da cultura, principalmente na questão da produção de valores ideológicos.
II. ( ) Gramsci acredita ser válida a divisão da educação em profissionalizante, para as classes populares, e acadêmica, para as elites.
III. ( ) Enquanto militante do marxismo, Gramsci pode ser considerado um dos precursores da pedagogia histórico-crítica.
Agora, assinale a sequência correta: 
	
	A
	F – V – F.
	
	B
	V – F – V.
	
	C
	V – F – F.
	
	D
	F – F – V.
	
	E
	V – V – F.
Questão 2/2
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Em meados do século 19 XIX, Karl Marx (1818-1883), afastando-se da filosofia idealista alemã, concentrava seus esforços em compreender ‘os homens de carne e osso’, movidos por suas necessidades materiais e inseridos no rio da História. Embora sua obra não possa ser considerada extremamente sociológica, ela lançou as bases para explicar a vida social a partir do modo como os homens produzem socialmente sua existência por meio do trabalho, e de seu papel enquanto agentes transformadores da sociedade. Isto trouxe de volta ao centro do debate político e intelectual o tema da desigualdade social, vinculando-o a processos histórico-sociais”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível no livro: QUINTANEIRO, Tânia; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA, Márcia Gardênia de. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. 2ª ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. p. 19
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Fundamentos filosóficos da educação sobre a teoria proposta por Marx e Engels, analise as assertivas a seguir:
I. Segundo Marx e Engels, a contínua exploração do trabalho assalariado levaria a sociedade a vivenciar o que chamaram de crise do capital.
II. A alienação pode, para Marx e Engels, ser facilmente superada, desde que os donos dos meios de produção se comprometam a pagar salários mais justos.
III. Em suas proposições teóricas Marx e Engels trabalham com conceitos antagônicos como produção e consumo, entre outros.
IV. Para Marx e Engels, as diferenças entre as classes são sutis, sendo difícil identificar quem pensa e quem executa as tarefas no mercado de trabalho.
Agora, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Estão corretas as assertivas I e III apenas.
	
	B
	Estão corretas as assertivas II e III apenas.
	
	C
	Estão corretas as assertivas III e IV apenas.
	
	D
	Estão corretas as assertivas I e IV apenas.
	
	E
	Estão corretas as assertivas I e II apenas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes