Buscar

3° CICLO O.P.P.

Prévia do material em texto

3° CILCO-O.P.P. – MEU
	Sobre o CRAS, podemos afirmar:
		
	 
	o CRAS é uma unidade de proteção social básica do SUAS, que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.
	
	nenhuma das opções acima.
	
	o CRAS é uma unidade de proteção social avançada do SUAS, que tem por objetivo prevenir a ocorrência de riscos econômicos específicos que afetem os indivíduos em sua relação com a sociedade, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de ordem tributária que afetam as comunidades carentes.
	
	o CRAS é uma unidade de proteção social SUAS, específico para o atendimento psicológico, que tem por objetivo lidar com as situações de patologias, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.
	
	o CRAS é uma unidade de proteção social básica do SUS, que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503954196)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Preencha a lacuna com a opção que define corretamente o conceito: as diferentes definições de políticas públicas, apesar de optarem por abordagens diferentes, assumem uma visão ____________.
		
	
	elitista
	
	pluralista
	
	minimalista
	 
	holística
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504018444)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	"O Sistema Único de Assistência Social parte do pressuposto que o acesso à politica se dará na condição de sujeito de direito, direitos esses que se constroem e se garantem na coletividade (...)." (COUTO, 2009, p. 53)
O fragmento de texto acima permite afirmar, EXCETO, que:
		
	
	o SUAS está sustentado por uma leitura dos atores sociais que aposta na cidadania e no protagonismo da população assistida.
	
	o sistema institui a lógica da garantia de direitos no acesso aos bens e aos serviços.
	 
	o sistema reafirma a perspectiva meritocrática que organiza as políticas públicas brasileiras, calcando-se na ótica da benemerência e da relação de subalternidade.
	 
	a ênfase das políticas e as ações do SUAS recaem sobre a família.
	
	o SUAS objetiva romper com a lógica individualista de prestação de serviços assistenciais.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503960678)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O artigo 1º da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) define assistência social como um direito do cidadão e dever do Estado. São diretrizes da Assistência Social:
		
	
	descentralização político-administrativa, participação única das elites em relação ao desnivelamento socioeconômico com as populações mais pobres, primazia da responsabilidade da família.
	 
	descentralização político-administrativa, participação da população e das entidades econômicas, primazia da responsabilidade do individuo.
	
	centralização político-administrativa, participação das entidades econômicas, primazia da responsabilidade do individuo.
	
	centralização política, participação da população, primazia da responsabilidade da família.
	 
	descentralização político-administrativa, participação da população, primazia da responsabilidade do Estado.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504185965)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	¿...A inserção do(a) psicólogo(a) nas políticas públicas cresceu muito nos últimos dez anos. Essa atuação foi acompanhada pela construção, na Psicologia, do compromisso social, com a participação de psicólogos de todo o país. A partir dessa perspectiva, é valorizada a construção de práticas comprometidas com a transformação social, em direção a uma ética voltada para a emancipação humana..¿ - Parâmetro para atuação de assistentes sociais e psicólogos(as) na Política de Assistência Social. CFP/CEFESS, 2007. De acordo com esse texto, assinale o texto que podemos representar a atividade dos psicólogos frente às necessidades sociais:
		
	
	Uma Psicologia comprometida com a transformação social toma como foco as necessidades, objetivos e experiências dos(as) pacientes atendidos nos consultórios privado. Nesse sentido, as práticas psicológicas devem categorizar, patologizar e objetificar a classe trabalhadora, buscando compreender os processos estudando as generalidades e circunstâncias em que ocorrem.
	
	Todas as opções estão erradas
	 
	A política de Assistência Social, legalmente reconhecida como direito social e dever estatal pela Constituição de 1988 e pela Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), vem sendo regulamentada intensivamente pelo Governo Federal, com aprovação pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), por meio da Política Nacional de Assistência Social (2004) e do Sistema Único de Assistência Social (2005).
	
	Para a efetivação da Assistência Social como política pública, é dispensável sua integração e articulação à seguridade social e às demais políticas sociais. Por isso, a concepção de Assistência Social e sua materialização em forma de proteção social básica e especial (de média e alta complexidades) conforme previsto na PNAS/SUAS, requer situar e articular estas modalidades de proteção social ao conjunto das proteções previstas pela Seguridade Urbana.
	
	O grau de priorização de uma política na gestão pública pode ser medido no modo pelo qual os recursos públicos e privados são alocados no financiamento das ações, de modo que o acompanhamento da destinação orçamentária não é fundamental e não requer que tenha havido planejamento das ações políticas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes