Buscar

Av. de avaliação da aprendizagem

Prévia do material em texto

HELENA MARIA OLIVEIRA DE MORAIS
	Professor:
	LUCIA HELENA DOS ANJOS PORTO
	Turma: 9005/AE
	Nota da Prova: 7,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 18/06/2016 08:28:08
	
	 1a Questão (Ref.: 201402956562)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O contexto escolar atual exige que o processo de aprendizagem considere o aluno pesquisador, ativo, capaz de trabalhar em equipe de forma cooperativa e compartilhada. Como professores poderiam estimular os alunos a atingir este objetivo?
		
	
Resposta: O professor deve estimular o aluno a ter um pensamento crítico, sendo pesquisador e buscar sua prória autonomia, sempre estando em conexão com os assuntos da atualidade se tornando um agente transformador, possibiltando uma nova perspectiva de conhecimento, se inserindo numa sociedade igualitária e com grandes valores.
	
Gabarito: O aluno deve dissertar que o conhecimento adquirido pelos alunos esteja pautado em suas vivências e articulados a sua realidade social. Um conhecimento funcional, que contribua na prática para o desenvolvimento de novas competências e habilidades.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402969457)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O sistema educacional brasileiro ainda não se modificou o suficiente para atender às especificidades e necessidades educacionais. Em virtude disso, MEC, através das avaliações nacionais, recomendam o trabalho conjunto, a parceria e apoio dos serviços especializados para avaliação, atendimento às necessidades especificas e orientação para adaptações e complementações curriculares, visando ao acesso de todos os alunos. Isso posto, cite algumas atitudes das instituições educacionais para cumprirem essas diretrizes.
		
	
Resposta: As instituições devem se tornarem agentes capacitadores, implementando várias possibilidades de ensino aos educandos, como por exemplo: um ensino de qualidade com atividades sendo realizados na teoria e na prática, aulas de campo, aulas em laboratórios, feira de ciências dentre outros. Sempre com base no da PPP da instituição.
	
Gabarito: O aluno poderá citar: as práticas pedagógicas sustentadas pelos atuais parâmetros curriculares e a produção de instrumentos de avaliação levando em consideração várias dimensões ou eixo de conhecimento.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402352219)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia o texto e responda o que se pede:
Segundo Paulo Freire: Não é possível praticar sem avaliar a prática. Avaliar a prática é analisar o que se fez, comparando os resultados obtidos com as finalidades que procuramos alcançar com a prática. A avaliação da prática revela acertos, erros e imprecisões. A avaliação corrige a prática, melhora a prática, aumenta a nossa eficiência. O trabalho de avaliar a prática jamais deixa de acompanhá-la. (...). A prática precisa da avaliação como os peixes precisam de água e a lavoura da chuva.
Qual a perspectiva de avaliação defendida pelo autor neste trecho?
		
	
	Uma avaliação reguladora, focada nos objetivos educacionais e na qualidade da escola.
	
	Uma avaliação somativa, comprometida com os valores de uma sociedade democrática.
	 
	Uma avaliação crítica e ética, comprometida com a qualidade educacional e uma prática pedagógica emancipadora.
	
	Uma avaliação diagnóstica, comprometida com o estudante e os interesses do mercado de trabalho
	
	Uma avaliação autocrática, que privilegia o sucesso do estudante e da prática escolar.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402340152)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A complexidade da organização da vida social na cultura urbano-industrial se amplia a partir de uma determinada lógica da eficiência e da produtividade, ou seja, a da elaboração e implantação de mecanismos de controle e avaliação do pensar e do fazer educativo. Assinale a alternativa que NÃO está de acordo com a prática da avaliação na sociedade moderna:
		
	
	As práticas avaliativas decorrem da construção de uma visão específica sobre o pensar e o fazer humano, ou seja, de toda uma fundamentação teórica.
	
	A prática avaliativa resulta de determinadas formas de organização e atende a interesses e necessidades de um contexto histórico-social específico.
	
	As práticas avaliativas do professor no processo de ensino aprendizagem sofrem influências de fatores externos (política educacional) e de fatores internos (política institucional).
	 
	No processo de ensino e aprendizagem a prática avaliativa é uma prática individual e que o docente tem autonomia sobre a mesma no processo de ensino e aprendizagem.
	
	A prática avaliativa é uma prática política por ser determinada pelas relações de poder vigente, bem como, por produzir outras.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402966254)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Pedagogicamente, as aulas régias instituídas por Pombal, foram a primeira experiência de ensino promovido pelo estado. Sua característica principal era ser um sistema de ensino
		
	 
	aos cuidados do Estado , que servia a uns poucos, em sua maioria , filhos das elites coloniais.
	
	voltado aos interesses do capitalismo em relação ao mercado de trabalho.
	
	com aulas tradicionais, baseadas em conteúdos institucionais e religiosos.
	
	experimental que se direcionava à regulamentações pedagógicas.
	
	que foi planejado para atender aos interesses da população.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402352199)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A avaliação não deve priorizar apenas o resultado ou o processo, mas deve como prática de investigação, interrogar a relação ensino-aprendizagem, buscar identificar os conhecimentos construídos e identificar as dificuldades de uma forma dialógica. O educador compromissado com a aprendizagem dos alunos entende que a função da avaliação é:
		
	 
	Adequar as estratégias de ensino às necessidades de cada aluno, dialogando com o mesmo durante o processo de ensino-aprendizagem.
	
	Aplicar critérios aos dados de avaliação desejada.
	
	Classificar os alunos para decidir quem será ou não aprovado em determinada disciplina.
	
	Selecionar situações de avaliação coerentes aos objetivos propostos.
	
	Classificar os alunos de acordo o resultado apresentado na avaliação e dispensar mais atenção aos que obtiveram os melhores resultados
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402966296)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Prova Brasil foi idealizada para atender à demanda dos gestores públicos , educadores, pesquisadores e da sociedade em geral por informações sobre o ensino oferecido em cada município e escola. Portanto, sua aplicação e análise
		
	
	propiciam a autonomia sobre o pensar e o fazer pedagógico da realidade em que se encontra a instituição de ensino.
	 
	tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional a partir de diferentes instrumentos de avaliação.
	
	procura identificar os recursos físicos, técnicos e humanos a serem direcionados para as instituições do sistema federal de ensino.
	 
	visa auxiliar os governantes nas decisões e no direcionamento dos recursos técnicos e financeiros no estabelecimento de metas e na implantação de ações pedagógicas.
	
	decorre das avaliações advindas das organizações internacionais para os países em desenvolvimento.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402480768)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Das opções abaixo assinale a que não se refere à avaliação formativa
		
	
	A profissionalização dos professores é fundamental para instrumentalizá-los a construírem seus próprios sistemas de observação, interpretação e de intervenção em função dos objetos de estudo.
	 
	O papel da memorização é muito importante em uma avaliação escolar baseada em noções ou temas trabalhados recentemente. E excelência escolar é a arte de refazer o que acaba de ser exercitado em aula.
	
	O professor trabalha como parceiro do aluno. Tem como objetivo principal o desenvolvimentocognitivo, social, emocional e psicomotor do estudante.
	
	É importante desenvolver as potencialidades de cada indivíduo, para gerir ele próprio seus projetos, progressos e estratégias diante dos obstáculos que surgem na vida escolar.
	
	A avaliação é proposta pelos professores e deve reconhecer a diversidade cultural, ritmos, estilos cognitivos, de gênero, de classe social e da necessidade especial, física ou mental de cada aluno.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402937835)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O fracasso escolar NÃO pode estar relacionado com:
		
	
	Problemas familiares dos alunos
	
	Dificuldades de aprendizagem
	 
	Questões políticas
	
	Inadequação da técnica do educador;
	
	Problema psíquico dos alunos;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402352203)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Tendo como pressuposto a necessidade de uma postura respeitosa dos profissionais da educação com a realidade sócio-cognitiva dos educandos e considerando-os sujeitos ativos, críticos e criativos do processo ensino-avaliação-aprendizagem, é INCORRETO afirmar que
		
	
	a diversificação dos instrumentos avaliativos favorece a compreensão do processo ensino aprendizagem.
	
	a avaliação é um instrumento educativo que informa e faz uma valorização do processo de aprendizagem desenvolvido pelo aluno, visando oferecer-lhe, em todo momento, propostas educativas adequadas à sua necessidade.
	
	a avaliação é espaço de mediação - aproximação - diálogo entre as formas de ensinar dos professores(as) e percursos de aprendizagem dos alunos.
	
	A avaliação deve ser coerente com os objetivos educacionais e as metodologias utilizadas para o ensino.
	 
	diversificar instrumentos avaliativos é simplesmente adotar vários instrumentos aleatoriamente, independentemente da intencionalidade da avaliação.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes