Buscar

AD1-Fundamentos da Educação I- Impressão

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
Disciplina: Fundamentos da Educação I
Coordenador: Liliane Barreira Sanchez
1a Avaliação a Distância 2013-1
Pólo: São Gonçalo
Aluna: Hévena Campos Valente Garcia
Matrícula: 12211020153
São Gonçalo, 28 de fevereiro de 2013
Prezado (a) aluno (a),
 Nesta primeira AVALIAÇÃO do semestre, desejamos obter dados sobre suas leituras, reflexões e análises dos conteúdos e temas estudados. Para tanto, solicitamos que você responda às questões sem copiá-las de outras fontes ou autores e explicitando amplamente os seus conhecimentos, exercitando e desenvolvendo seu potencial de compreensão e argumentação.
Observações: 
 Este trabalho poderá ser um indicativo:- do seu aprendizado; - de possíveis dificuldades que o material didático contenha, ou da sua forma de interação com os autores; - de necessidades de orientações/debates esclarecedores sobre os conteúdos. 
 Você irá realizá-lo utilizando o seu material, sem, entretanto, fazer cópia, transcrição de parte dos textos, a não ser sob a forma de citação (registrando página em que se encontra o trecho ou frase...). Também é bom lembrar que é impossível haver duas ou mais pessoas que escrevam da mesma maneira ou de forma quase igual.
 Ainda: para todos nós, EDUCADORES, é fundamental percebermos que o trabalho é seu, o conhecimento foi sendo construído por você, refletindo a sua leitura, a sua análise, o seu posicionamento. Afinal, o CURSO, os COORDENADORES, os TUTORES PRESENCIAIS e A DISTÂNCIA, o MATERIAL existem por sua causa: nos procure, entre em contato para esclarecimento de dúvidas, participe ativamente, utilizando a SALA DE TUTORIA, TELEFONE, ENCONTROS SEMANAIS NO PÓLO/POSTO!
 Q U E S T Õ E S
Questão I (vale 2,5 pontos) 
 Interprete a frase:
“A condição humana é fruto da vivência coletiva dos homens no mundo, social e historicamente determinada.”
R: O homem é fruto do mundo e da sociedade em que está inserido, sua cultura, seus valores, regras e condutas devem-se a esta inserção, delimitado historicamente pela época em que vive e influenciando gerações e tudo isto, é devido à necessidade do homem de socializar-se.
Questão II (vale 2,5 pontos): 
O que é FILOSOFIA?
R: É uma ciência que estuda a prática da vida e os problemas relacionados à existência humana, conhecendo os fatos através de suas causas, de suas razões.
Questão III (vale 2,5 pontos):
Quais são as diferenças entre o pensamento mítico e o pensamento filosófico? Explique como se dá a transição de um ao outro na antiguidade clássica?
R: O pensamento mítico tem sua lógica baseada em dois sentimentos um bom e outro ruim, já o filosófico é baseado em um dos dois, o pensamento mítico possui relatos e explicações de acordo com a imaginação, e o filosófico é racional, passível de questionamentos, com mais de uma explicação plausível, entretanto o mítico é inquestionável, possui uma verdade única e é passado de geração em geração.
	Esta transição se dá quando alguns filósofos como Tales, Pitágoras, Heráclito se empenharam em responder questões da realidade das coisas de forma racional, contextualizada, baseada em provas e comprovações.
Questão IV (vale 2,5 pontos):
Discorra sobre o ideal de formação humana de Platão:
R: A educação de Platão consiste na formação do homem como homem. Em um Estado governado por reis-filósofos, considerado pelo mesmo o ser de maior capacidade na sociedade, seria o Estado o responsável por educar e formar as crianças e não sua família, em um estabelecimento coletivo e apropriado. Até os vinte anos de idade a formação seria igual para todas as crianças. E de acordo com suas aptidões estes jovens seriam separados, aqueles considerados de “alma bronze” desempenhariam funções de sustentação da economia do Estado, como agricultura, artesanato e comércio, os jovens de “alma prata” seriam os guerreiros, responsáveis por cuidar da defesa do Estado e por último os de “alma ouro”, seriam os mais instruídos, dedicado a estudar filosofia, para governar o Estado, formando-se assim cidadãos fiéis ao Estado.

Outros materiais