Buscar

simulado 2 sistema 2 2015.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ARQUITETURA DE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS
Simulado: CCT0227_SM_201402126433 V.2 Fechar
Aluno(a): Matrícula: 
Desempenho: 3,0 de 8,0 Data: 23/10/2015 22:23:22 (Finalizada)
1a Questão (Ref.: 201402297373)
Quais as principais diferenças entre uma aplicação peer­to­peer (P2P) e outra cliente/servidor?
Sua Resposta: Para funcionar eficientemente, sistemas peer­to­peer devem se preocupar com os seguintes requisitos não­funcionais
Compare com a sua resposta: Na comunicação P2P, in¬divíduos que constituem um grupo livre podem se comunicar com outros participantes do grupo. Em princípio, toda pessoa pode se comunicar com uma ou mais pessoas; não existe qualquer divisão estrita entre clientes e servidores. Diversos sistemas P2P não possuem qualquer informação centralizada, mas ao contrário, mantém suas informações locais e compartilha uma lista dos peers vizinhos que fazem parte do sistema.
2a Questão (Ref.: 201402882651)
Nos sistemas de arquivos distribuídos a nomeação é um mapeamento entre objetos lógicos e físicos. Existem duas definições no contexto de mapeamento de nomes: transparência de posição e independência de posição, defina cada uma delas.
Sua Resposta: Nomeação e transparência Em DFS, a nomeação é um mapeamento entre objetos lógicos e físicos. Já a transparência oculta o local em que o arquivo está localizado na rede. Dado um nome de arquivo, o mapeamento retorna um conjunto de localizações dessas réplicas do arquivo. Nessa abstração, ficam ocultas tanto a existência de múltiplas cópias quanto sua localização.Estruturas de Nomeação Veja, a seguir, as noções relacionadas aos mapeamentos de nomes em um DFS
Compare com a sua resposta: transparência de posição­ o nome de um arquivo não revela qualquer indicio da posição do arquivo no armazenamento físico. independência de posição­ o nome de um arquivo não precisa ser alterado quando muda a posição o arquivo no armazenamento físico.
3a Questão (Ref.: 201402195630) Pontos: 0,0 / 1,0
Analise as afirmativas a seguir no que diz respeito às caracteristicas da arquitetura P2P e assinale a alternativa
INCORRETA.
Alguns problemas/críticas relacionadas ao modelo P2P é a falta de controle de quem são os autores/proprietários de fato das informações que são compartilhadas pela rede, facilitando ainda mais a pirataria neste meio de comunicação.
O peer­to­peer é um exemplo de arquitetura descentralizada
A diferença entre o modelo P2P híbrido do modelo P2P puro, está na existência no modelo P2P híbrido de um servidor responsável por alguns dos serviços da rede.
O Software Cliente é um programa de execução local, mas que se torna um cliente temporário em um acesso remoto
10
/
11
/
201
5
B
D
Q
 
P
r
o
va
É possível que uma única máquina servidora execute muitos programas servidores, pois os mesmos não consomem recursos computacionais enquanto aguardam requisições.
h
tt
p
://
s
i
m
u
l
ado
.
e
s
t
a
c
i
o
.
b
r
/
bdq_
s
i
m
u
l
ado
s
_ead_en
s
_p
r
e
v
i
e
w
.
a
s
p?
c
r
i
p
t
_h
i
s
t
=
335259562
0
1
/
4
4a Questão (Ref.: 201402239585) Pontos: 1,0 / 1,0
Com relação a SOA e Web services, assinale a opção correta.
São padrões de Web services o SOAP, o WSDL e o UDDI, todos baseados em HTTP.
Os serviços podem ser oferecidos por qualquer cliente de serviços dentro ou fora de determinada organização e tornam públicas as informações sobre o serviço para que usuários autorizados possam utilizá­la.
A interface de Web service define os dados disponíveis e como eles podem ser acessados de modo a que o fornecimento de serviços seja independente da aplicação que o utiliza.
Conceitualmente, os scripts de serviços consideram que um provedor de serviço o oferece pela definição de seus dados e pela implementação de sua funcionalidade.
Todas as alternativas são verdadeiras
Gabarito Comentado.
5a Questão (Ref.: 201402239592) Pontos: 0,0 / 1,0
Um Web Service é uma aplicação lógica, programável, acessível, que usa os protocolos padrão da Internet, para que se torne possível a comunicação transparente I .
Isso significa dizer que é possível acessar qualquer Web Service disponível na Web e utilizar todas as suas funcionalidades.
Outra vantagem é ser transparente para o Firewall de uma empresa, pois, internamente existe 	 II que é III .
Preenchem correta e respectivamente as lacunas I, II e III:
homem­para­máquina e aplicação­para­aplicação ? uma string XML que está empacotada em um protocolo SOAP ? interpretada como um arquivo "texto"
homem­para­máquina e aplicação­para­aplicação ? um endereço de porta especial, que está empacotado em um protocolo SOAP ? reconhecido pelo Firewall
homem­para­máquina e aplicação­para­aplicação ? uma codificação WSDL, empacotada em um protocolo HTTP ? validada pelo Firewall
máquina­para­máquina e aplicação­para­aplicação ? um endereço de porta especial, que está empacotado em um protocolo SOAP ? reconhecido pelo Firewall
máquina­para­máquina e aplicação­para­aplicação ? uma string XML que está empacotada em um protocolo SOAP ? interpretada como um arquivo "texto"
6a Questão (Ref.: 201402239587) Pontos: 0,0 / 1,0
Em relação à componentização, SOA, Web services e sistema distribuído, considere:
I. Ao se projetar um componente reusável, deve­se estar atento para que ele seja tão simples quanto possível. Quando é projetada uma solução baseada em componentes, é possível obter um comportamento comum de modo que vários usuários possam utilizá­la.
II. Na Service­oriented architecture ? SOA, um serviço pode ser definido como uma função independente que aceita uma ou mais requisições e devolve uma ou mais respostas através de uma interface padronizada e bem definida. Serviços podem também realizar partes discretas de um processo tal como editar ou processar uma transação e não devem depender do estado de outras funções ou processos.
III. Um Web Service é uma aplicação lógica, programável, acessível, que usa os protocolos padrão da Internet, para que se torne possível a comunicação transparente de máquina para máquina e aplicação para aplicação. IV. Um sistema distribuído pode ser definido como uma coleção de processadores francamente acoplados, que não compartilham memória nem relógio, interconectados por uma rede de comunicação.
Está correto o que se afirma em
II, III e IV, apenas.
I, III e IV, apenas. I, II, III e IV.
I, II e III, apenas.
I e II, apenas.
7a Questão (Ref.: 201402372769) Pontos: 0,0 / 1,0
Sistemas peer­to­peer são uma aplicação de sistemas distribuídos, em que usuários compartilham (transferem) arquivos remotos de forma bastante transparente. Um desses sistemas é o BitTorrent, que faz uso de computadores distribuídos na internet para troca de arquivos. Em particular, este faz uso de uma política chamada tit­for­tat para incentivar o compartilhamento de arquivos (em vez de simples cópias sem retribuição), em que se dá mais prioridade para download aos clientes que estejam também gerando uploads. Além de melhorar o compartilhamento, são características do BitTorrent:
I. Dificultara identificação de padrões de transferência de arquivos ao misturar fluxos em várias direções. II. Reduzir a possibilidade de se perder a conexão com o cliente.
III. Reduzir a quantidade de peers necessários no sistema. IV. Fazer melhor uso da banda de passagem.
Dessas afirmativas são verdadeiras:
Somente I, III e IV Somente I, II e III Todas as alternativas Somente II, III e IV
Somente II e III
Gabarito Comentado.
8a Questão (Ref.: 201402239657) Pontos: 1,0 / 1,0
A comunicação entre cliente e servidor utilizando sockets prevê:
que o cliente execute a função socket para estabelecer uma conexão que o socket criado pelo cliente seja também utilizado pelo servidor. que o servidor execute a função bind a cada conexão recebida
que o cliente utilize a função connect para se conectar ao servidor.
que o servidor execute a função listen para aguardar uma conexão do cliente.
9a Questão (Ref.: 201402706659) Pontos: 1,0 / 1,0
O arquivo Torrent possui dois tipos de informação: Assinale a alternativa correta.
Tracker e Fingers Swarm e Seeder Chunks e Fingers Finger e Swarm Tracker e Chunks
Gabarito Comentado.
10a Questão (Ref.: 201402239647) Pontos: 0,0 / 1,0
A utilização de RPC para implementação de sistemas distribuídos favorece a transparência em relação a localização dos recursos
porque
a aplicação é desenvolvida utilizando chamadas de função como se fossem locais, não fazendo referência a localização na rede.
Analise a sentença e marque a alternativa correta.
A definição e a justificativa estão corretas. A definição e a justificativa estão erradas.
A definição está errada pois uma RPC não favorece a transparência mas a justificativa está correta.
A definição está correta mas a justificativa está errada pois o desenvolvimento pois as funções devem ser desenvolvidas utilizando sockets
Apenas a definição está errada pois não implementa transparência em relação a localização

Outros materiais