Buscar

INOVAÇÃO TECNOLOGICA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CCT0112_EX_A2_201402126433 » 00:23 de 50 min. Lupa
Disciplina: CCT0112 ­ INOVAÇÃO TECNOLOGICA Período Acad.: 2015.2 (GT) / EX
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre­se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O
mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
1. "O conhecimento vai sendo construído passo a passo, garantindo a coerência com o que já se sabe, organizando os conceitos apreendidos, relacionando com fatos e situações reais." (CARVALHO, A. S. L. de. Transferindo Conhecimento Tácito: uma abordagem construtivista).
A espiral da criação do conhecimento é formada por:
Socialização, externalização, internalização e combinação. Criação, codificação, compartilhamento e apropriação coletiva. Idealização, esquematização, validação e aprendizagem.
Criação do conhecimento, construção de um arquético, difusão interativa e compartilhamento.
Gestão do conhecimento, conhecimento explícito, conhecimento tácito e utilização.
Gabarito Comentado
2. O conceito de espiral do conhecimento foi amplamente divulgado no início da década de 90. O conhecimento é difundido ultrapassando o nível individual para o grupal e depois para o organizacional (passo a passo).
Quais as dimensões do conhecimento?
temporal ­ ontológica ­ informativo epistemológica ­ informativo ­ temporal
 convertido ­ temporal ­ ontológica
 ontológica ­ epistemológica ­ temporal epistemológica ­ informativo ­ ontológica
Gabarito Comentado
3. O processo de criação do conhecimento é descrito por Nonaka e Takeuchi (1997) como um modelo de cinco fases. Analise a fase que é descrita a seguir:
­ "Nessa fase o conhecimento já criado e justificado é transformado em algo tangível ou concreto".
­ "Nessa fase o conhecimento é gerado combinando­se conhecimentos explícitos já existentes."
Assinale a ÚNICA opção que representa a fase correspondente as descrições
Fase: Compartilhamento do conhecimento tácito
 Fase: Justificação de conceitos
Fase: Difusão interativa do conhecimento
Fase: Criação de conceitos
 Fase: Construção de um arquétipo
Gabarito Comentado Gabarito Comentado
4. A empresa XYZ­ LTDA enfrentou uma grave crise financeira devido a grande perda de clientes. De um lado, os clientes não se interessavam mais pelo produto da empresa e de outro lado, a empresa estava ultrapassada, com tecnologia antiquada, cheia de concorrentes que possuíam um pessoal mais qualificado e com tecnologia de ponta. Os gestores da XYZ­LTDA refletiram sobre o que estava acontecendo e começaram a planejar sua volta ao crescimento. A situação retratada representa:
Intenção e caos destrutivo
Flutuação e caos destrutivo
 Flutuação e caos criativo
Flutuação e intenção destrutiva
Flutuação e redundância, com a repetição de uma situação ruim
Gabarito Comentado
5. Segundo Nonaka e Takeuchi, existem diferenças básicas entre o pensamento japonês e o ocidental sobre o conhecimento. Essas diferenças residiriam no fato do pensamento ocidental ter uma compreensão estreita do que seja conhecimento, consequentemente, também dos meios para a sua exploração, e de não ter se desvencilhado do dualismo cartesiano impregnado no pensamento ocidental. Para os japoneses, o conhecimento vai além dos dados quantificáveis e das informações codificadas, e o dualismo estaria presente em separações, tais como tácito e explícito, corpo e mente, individual e organizacional, burocracia e força­tarefa, racionalismo e empirismo, planejamento e implementação, entre outros. A proposta principal do trabalho desses autores foi formular uma nova teoria sobre a criação de conhecimento no âmbito organizacional. Para isso, eles investigaram três dimensões do tema: ontológica, epistemológica e temporal. Investigaram também as condições necessárias para a sua criação e exploração.
I. Dimensão ontológica ­ Está fundamentada no ser e na construção do conhecimento pelo indivíduo, independente do modo pelo qual se manifesta.
II. Dimensão epistemológica ­ Está fundamentada no conhecimento, na distinção entre o conhecimento tácito e o explícito. Essa teoria estudou a interação entre o conhecimento tácito e o explícito, identificando quatro modos de conversão.
III. Dimensão temporal ­ Quando as interações na dimensão ontológica e epistemológica se sobrepõem ao longo do tempo (terceira dimensão desta teoria), é formada a espiral do conhecimento, que representa a dinâmica do processo de criação do conhecimento.
Marque a alternativa correta:
Apenas as sentenças I e II estão corretas. Todas as sentenças estão corretas.
 Apenas a sentença III está correta.
Apenas a sentença I está correta.
Apenas as sentenças II e III estão corretas.
Gabarito Comentado
6. "Gestão do Conhecimento significa organizar as principais políticas, processos e ferramentas gerenciais e tecnológicos à luz de uma melhor compreensão dos processos de geração, identificação, validação, disseminação, compartilhamento, proteção e uso dos conhecimentos estratégicos para gerar resultados (econômicos) para a empresa e benefícios para os colaboradores internos e externos (stakeholders)." (TERRA, 2005, p. 8). Selecione a opção incorreta.
A disseminação do conhecimento consiste na prática da transferência do conhecimento, podendo ser pela contratação de pessoas, pelas conversas informais e não programadas, ou por reuniões e ações estruturadas que possibilitam a mobilidade do conhecimento pela organização.
A amplitude da disseminação deve estar em acordo com a estratégia organizacional, com as políticas de pessoas, com o modelo de estrutura da empresa e com a tecnologia existente.
A disseminação da informação é uma ação global organizacional: todo o conhecimento deve ser transmitido para toda a organização independentemente da absorção de cada um.
O processo de gerenciamento do conhecimento consiste em um ciclo de geração, codificação e coordenação e disseminação do conhecimento.
Na disseminação da informação, o conhecimento explícito é formalmente capturado e compartilhado por meio da tecnologia da informação, enquanto o tácito não.
Gabarito Comentado
FINALIZAR AVALIANDO O APRENDIZADO
Legenda: Questão não respondida Questão não gravada Questão gravada
Exercício inciado em 09/10/2015 09:26:28.

Outros materiais