Buscar

Resolucao lista 2 fundicao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Lista 2 de Exercícios da disciplina de fundição:
Porque utilizar moldes de areia ou molde permanente?
Molde de areia (descartável): não passa por processo de secagem e é o processo mais simples e mais generalizado em fundições.
Os moldes permanentes são feitos de aço ou ferro fundido ligado, resistente ao calor e às repetidas mudanças de temperatura. Moldes feitos de bronze podem ser usados para fundir estanho, chumbo e zinco. 
Cite três requisitos mínimos para o molde da moldagem de areia:
Resistência suficiente para suportar a pressão do metal líquido.
Possibilidade de contração da peça, que acontece durante a solidificação.
Mínima geração de gás durante o processo de vazamento e solidificação, a fim de impedir a contaminação do metal e o rompimento do molde. 
Qual é a função da caixa de moldagem?
A caixa de moldagem serve para produzir o molde: coloca-se a peça modelo dentro da caixa de moldagem para dar forma ao molde.
Cite quatro características da areia para fundição:
Dureza, resistência, moldabilidade e plasticidade.
Qual é a função do aglomerante no processo de moldagem?
É um material que tem a finalidade de aglutinação de outros materiais, influenciando, a resistência do material resultante. Na moldagem de areia, por exemplo, o aglomerante (argila), faz com que ocorra a ligação entre os grãos da areia base.
Cite duas vantagens da fundição utilizando areia verde:
A moldagem por areia verde é o mais barato entre todos os métodos de produção de moldes
Menor possibilidade de surgimento de trincas
Como não há necessidade de aquecimento, existe menor distorção de formato
Cite duas desvantagens da fundição utilizando areia verde:
O acabamento da superfície piora nas peças de maior peso
O controle da areia é mais crítico
Maior erosão quando as peças fundidas são de maior tamanho
Descreve sucintamente o processo Shell Molding – Moldagem em casca. 
É feito um modelo permanente e realizada a fixação desse modelo a uma placa metálica que é aquecida e revestida com silicone.
Uma caixa é fixada com areia com resina. Essa caixa é rotacionada e por gravidade a areia cai sobre o modelo; assim se forma a meia moldação.
Nova rotação da caixa e remoção da areia não polimerizada e então outra rotação para a outra meia moldação.
União das meias moldações e vazamento do material.
Extração das peças.
Acabamento final das peças
Cite três diferenças entre o processo de Moldagem em casca e areia verde. 
Moldagem em casca possui melhor acabamento que a moldagem em areia, existe maiores investimentos e é mais indicado para peças pequenas e complexas.
Casca: molde é composto por mistura de areia (mais fina) e resina. Possui formato de uma casca, obtido sobre modelo metálico. Depois de obtida a forma geométrica, conforme o modelo, deve ser feita a cura do molde para garantir boa resistência mecânica. Possui melhor acabamento que a moldagem em areia. Exige maiores investimentos. É mais indicado para peças pequenas e complexas.
Areia: molde é composto por caixa de moldagem (metálica) dividida em duas partes (superior e inferior), preenchida com areia de fundição (com aglomerantes e água). Forma do molde é obtida em função da forma do modelo. A moldagem em areia pode ser manual, semi-automática ou automática. 
Quando se utiliza o processo de fundição de cera perdida? Cite duas aplicações:
É utilizado na fabricação de equipamento médico e odontológico; em equipamento para indústria têxtil, em máquinas de escrever; em armamentos de pequeno porte; peças para motores de avião, entre outros. 
Porque se aquece o molde a 1250°C antes do processo de fundição de cera perdida?
Para a Imersão da árvore de modelos num banho de refratário de granulometria fina (lama refratária - revestimento primário)
Como se retira as peças do molde do processo de fundição de cera perdida? 
Quais as vantagens da moldagem em areia seca sobre a moldagem em areia verde.
Maior resistência a pressão do metal líquido; maior estabilidade dimensional; maior dureza; permite melhor acabamento das peças fundidas.
Explicar por que é necessário prever sobre metal nos projetos das peças a serem fundidas.
O processo de fundição requer após a solidificação da peça, uma etapa de acabamento da peça. A importância de se prever sobremetal é garantir a qualidade da peça final e parâmetros dimensionais exigidos. É camada de material retirada na atividade de acabamento retirando rugosidade e imperfeições da peça.
Discutir a necessidade de alimentadores nos moldes de fundição.
Os alimentadores visam garantir o enchimento do molde com líquido fundido e evitar os rechupes. O que precisa ser bem avaliado e se será manual, automático ou semi automático.
Porque se usam machos na fundição de peças?
Machos tem a finalidade de formar os vazios, furos e reentrâncias da peça. Eles são colocados nos moldes antes que eles sejam fechados para receber o metal líquido.
Em que casos a fundição por centrifugação é usada?
Fabricação de peças cilíndricas ou simétricas: tubos de ferro fundido para linhas de suprimento de água.
Qual é a função de CO2 no processo de fundição sobre injeção de CO2?
Os moldes são submetidos a um tratamento com CO2, que consiste na passagem de uma corrente desse gás através de sua secção. Ocorre uma reação entre o CO2 e o silicato de sódio; forma-se sílica-gel, carbonato de sódio e água, resultando um endurecimento do molde, em tempo relativamente curto.
O que é sobregasagem?
A sobregasagem é a gasagem por tempos excessivos, pode dar altas resistências imediatas, mas baixas resistências após armazenamento. Esse fenômeno é interpretado como decorrente de desidratação excessiva do silicato durante a gasagem.
Como funciona o processo de moldagem plena?
 A moldagem é conduzida do mesmo modo que no processo de fundição em areia, mas o modelo não é retirado, pois durante o vazamento o poliestireno vaporiza, sendo substituído pelo metal. 
O que é o processo Disamatic?
Disamatic é uma linha de produção automática usado para a fabricação rápida de moldes de areia para fundição em areia. Este processo é comumente usado para fabricação de peças de material fundido para a indústria automotiva e da máquina.
Qual a diferença entre molde de areia e molde permanente?
O molde permanente é metálico e repartido e pode ser utilizado varias vezes, porém, tem vida útil. Os moldes de areia são descartáveis e servem para a fundição de metais com maior ponto de fusão além de peças com pequenos números de produção a um custo menor pois a areia é reutilizada.
Quais são os efeitos que o fenômeno da contração, durante a solidificação, pode causar em peças fundidas? 
Podem apresentar macroporisidades, como: unidirecionamento de peças, rechupe, cavidades e rechupe compensado por direcionador. Também pode apresentar microporisidades causas por gases aprisionados dentro da peça.
O que são lingoteiras?
São equipamentos capazes de processar o metal, no estado líquido, em lingotes no estado sólido.
Quais materiais podem ser vazados em moldes permanentes?
A utilização dos moldes metálicos está restrita aos metais com temperatura de fusão mais baixo do que o ferro e o aço. Esses metais são representados pelas ligas com chumbo, zinco, alumínio, magnésio, certos bronzes e o ferro fundido. O motivo dessa restrição é que as altas temperaturas necessárias para a fusão do aço, por exemplo, danificariam os moldes de metal.
Qual é a diferença de injeção câmera fria e câmera quente?
A diferença é que o sistema de injeção encontra-se mergulhado no metal líquido e o arranjo permite o enchimento do molde em curto tempo com baixa perda de temperatura do metal e o utilizado para ligas com baixo ponto de fusão. O sistema de injeção não fica mergulhado no metal líquido. E é utilizado para materiais com alto ponto de fusão.
Conclusões do PPT:
O processo de fundição por gravidade, em areia, é o mais generalizado, pois peças de todas as dimensões e formas - exceto as mais complexas - e praticamente de qualquermetal podem ser fundidas em areia. 
 A fundição em moldes metálicos produz uma contração muito rápida que, em algumas ligas de menor resistência mecânica, pode resultar em fissuras. Por outro lado, certas ligas apresentam temperaturas de fusão que podem danificar os moldes metálicos. 
 Entretanto, a fundição em moldes metálicos dá origem a peças com melhor acabamento superficial, dentro de tolerâncias dimensionais mais estreitas, com secções mais finas e exigem menos usinagem que as fundidas em areia. 
	Desmoldagem - Após determinado período de tempo em que a peça se solidifica dentro do molde, e que depende do tipo de peça, do tipo de molde e do metal (ou liga metálica), ela é retirada do molde (desmoldagem) manualmente ou
por processos mecânicos.

Outros materiais