Buscar

CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Classificações das pesquisas
Do ponto de vista da sua natureza, pode ser:
Pesquisa básica
Pesquisa exploratória sobre um dado tema sem, necessariamente, apresentar relação com sua aplicação específica. Caracteriza-se pela busca de conhecimentos básicos para formulação de hipóteses e/ou respostas de questões iniciais sendo, portanto, diretamente responsável pelo desenvolvimento científico e indiretamente pelo industrial mediante a aplicação dos resultados desta em pesquisas aplicadas.
A pesquisa básica é aquela que visa essencialmente descrever as leis da natureza, compreender o seu funcionamento e criar mecanismos teóricos que nos possibilitem interações racionais com ela.
Pesquisa Básica: objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais.
Pesquisa Tecnológica
Os desenvolvimentos científicos e tecnológicos devem seguir sempre caminhos paralelos. A ciência através dos conhecimentos é o que permite a evolução da tecnologia e reciprocamente, a tecnologia permite a ciência dar corpo as mais valiosas ideias. Assim pode-se afirmar que as pesquisas tecnológicas e cientificas se diferenciam basicamente por suas finalidades, além disso, pode - se dizer que a ciência também se diferencia da tecnologia pelo seu publico.
Pesquisa qualitativa
Quantitativa: considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-las e analisá-las. Requer o uso de recursos e técnicas estatísticas (percentagem, média, moda, mediana, desvio-padrão, coeficiente de correlação, análise de regressão, etc.).
Pesquisa Qualitativa
Pesquisa Qualitativa considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa. Não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas. O ambiente natural é a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador é o instrumento-chave. É descritiva. Os pesquisadores tendem a analisar seus dados indutivamente. O processo e seu significado são os focos principais de abordagem.
Pesquisa Operacional
A Pesquisa operacional (PO) é um ramo interdisciplinar da matemática aplicada que faz uso de modelos matemáticos, estatísticos e de algoritmos na ajuda à tomada de decisões. É usada, sobretudo para analisar sistemas complexos do mundo real, tipicamente com o objetivo de melhorar ou aperfeiçoar o desempenho. É constituída por um conjunto de disciplinas isoladas, tais como Programação Linear, Teoria das Filas, Simulação, Programação Dinâmica, Teoria dos Jogos, etc.
Uma das vantagens do uso da pesquisa operacional, por exemplo, é o seu uso na Programação Linear, onde o objetivo é encontrar o lucro máximo ou o custo mínimo em situações reais. A magnitude deste benefício dentro das empresas, segundo pesquisas efetuadas em empresas que tem utilizado esta ferramenta, foi a redução de custos que se enquadra facilmente na faixa entre 1% e 5%, existindo casos que chegam até a 15%.
Estudo de Caso
Estudo de caso é o circunscrito a uma ou poucas unidades, entendidas essas como uma pessoa, uma família, um produto, uma empresa, um órgão público, uma comunidade ou mesmo um país. Tem caráter de profundidade e detalhamento. Pode ou não ser realizado no campo. Os tipos de pesquisa não são mutuamente exclusivos. Por exemplo: uma pesquisa pode ser, ao mesmo tempo, bibliográfica, documental, de campo e estudo de caso.
Método da abordagem de investigação em ciências sociais simples ou aplicadas. Consiste na utilização de um ou mais métodos qualitativos de recolha de informação e não segue uma linha rígida de investigação. Caracteriza-se por descrever um evento ou caso de uma forma longitudinal. O caso consiste geralmente no estudo aprofundado de uma unidade individual, tal como: uma pessoa, um grupo de pessoas, uma instituição, um evento cultural, etc. Quanto ao tipo de casos estudo, estes podem ser exploratórios, descritivos, ou explanatórios.
Um exemplo típico de caso estudo pode ser encontrado na descrição de um determinado caso clínico de um paciente. Uma doença rara pode ser motivo de um caso estudo, onde se recolhe informação para caracterizar a mesma. Uma combinação de método plausível para um caso estudo: observação direta do paciente (comportamento, sintomas, aspecto físico, etc.), registros individuais e familiares (alimentação, doenças de família, etc.).
Geralmente, quando a pergunta de pesquisa é da forma “como?” ou “por quê? As estratégias poderão ser: estudo de caso, pesquisa histórica ou experimental. 
LEVANTAMENTO
Pesquisa-Ação
“É toda tentativa continuada, sistemática e empiricamente fundamentada de aprimorar a prática” (David Tripp). Pesquisa-ação é um tipo particular de pesquisa participante que supõe intervenção participativa na realidade social. Quanto aos fins é, portanto, intervencionista.
Pesquisa de laboratório
Pesquisa de laboratório é experiência realizada em local circunscrito, já que no campo seria praticamente impossível realizá-la. Simulações em computador situam-se nesta classificação.
Pesquisa de campo 
Pesquisa de campo é investigação empírica realizada no local onde ocorre ou ocorreu um fenômeno ou que dispõe de elementos para explicá-lo. Pode incluir entrevistas, aplicação de questionários, testes e observação participante ou não.
Exemplo: Levantar com os usuários do Banco X a percepção que têm sobre o atendimento ao cliente.
Quanto aos fins a autora afirma que a pesquisa pode ser:
Pesquisa exploratória
A investigação exploratória é realizada em área na qual há pouco conhecimento acumulado e sistematizado. Por sua natureza de sondagem, não comporta hipóteses que, todavia, poderão surgir durante ou ao final da pesquisa. É, normalmente, o primeiro passo para quem não conhece suficientemente o campo que pretende abordar.
Pesquisa descritiva
A pesquisa descritiva expõe características de determinada população ou de determinado fenômeno. Pode também estabelecer correlações entre variáveis e definir sua natureza. Não tem compromisso de explicar os fenômenos que descreve, embora sirva de base para tal explicação. Pesquisa de opinião insere-se nessa classificação.
Pesquisa explicativa
A pesquisa explicativa tem como principal objetivo tornar algo inteligível, justificar lhe os motivos. Visa, portanto, esclarecer quais fatores contribuem, de alguma forma, para a ocorrência de determinado fenômeno. Por exemplo: as raízes do sucesso de determinado empreendimento. Pressupõe pesquisa descritiva como base para suas explicações.
Pesquisa experimental
Pesquisa experimental é investigação empírica na qual o pesquisador manipula e controla variáveis independentes e observa as variações que tal manipulação e controle produzem em variáveis dependentes. Variável é um valor que pode ser dado por quantidade, qualidade, característica, magnitude, variando em cada caso individual. Exemplo: na expressão sociedade globalizada, globalizada é a variável do conceito sociedade. Variável independente é aquela que influencia, determina ou afeta a dependente. É conhecida, aparece antes, é o antecedente. Variável dependente é aquela que vai ser afetada pela independente. É descoberta, é o consequente. A pesquisa experimental permite observar e analisar um
fenômeno, sob condições determinadas. O estudo de Elton Mayo, em Hawthorne, é um bom exemplo de pesquisa experimental no campo. Todavia, também se pode fazer investigação experimental no laboratório.

Outros materiais