Buscar

GABARITO AP3 de Plan e Gestao Estrategicos 2016 I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP3
Período – 2016/1
Disciplina: Planejamento e Gestão Estratégicos
Coordenador: Prof. Nilson Sales dos Santos
GABARITO
1ª Questão: (2,0 pontos)
A evolução da Administração pode ser dividida entre duas abordagens a Clássica e a Contemporânea. Dentre elas há uma que enfatiza a perspectiva dos altos administradores e em outra a controversa ideia de que existe uma única melhor maneira de administrar e organizar.
Considerando a ordem em são citadas, estamos tratando de quais abordagens?
ABORDAGEM DA GESTÃO ADMINISTRATIVA E ABORDAGEM DA PERSPECTIVA CONTINGENCIAL
Questão 2: (Vale 0,5 cada totalizando 2 pontos
Ansoff (1990) menciona a estratégia de posicionamento, que possibilita à empresa a busca de crescimento e rentabilidade, visualizando suas diferentes áreas de negócio e identificando as mais rentáveis para operar no futuro. A estratégia de posicionamento possui quatro componentes, assim correlacione: 
	(1) 
	Vetor de crescimento geográfico
	( 4 )
	Alcançada pela diversificação do alcance geográfico da empresa, pelas tecnologias e necessidades atendidas.
	(2)
	Vantagem competitiva
	( 2 )
	Propriedades específicas e combinações individuais de produtos e mercados dando à empresa uma forte posição concorrencial, podendo ser bem-sucedida em todas as atividades, por meio de produtos desenvolvidos com alta tecnologia.
	(3)
	Sinergias
	( 3 )
	Significam capacidade da empresa de tirar proveito de sua entrada numa nova área de produto e mercado, por meio das atividades realizadas pelas suas áreas de negócio, refere-se às características do ajustamento entre a empresa e seus produtos.
	(4)
	Flexibilidade estratégica
	( 1 )
	Indica a direção em que a empresa está indo em relação à sua postura corrente em termos de produtos e mercados.
 
3ª Questão: (Vale 0,5 cada totalizando 2 pontos
Os maiores desafios que os gestores enfrentam no processo de tomada de decisão nas organizações são: Ausência de estrutura, a incerteza, o risco e o conflito. Assim correlacione:
	(1)
	Ausência de estrutura
	( 2 )
	A exploração de petróleo em águas ultra - profundas como a camada do pré-sal, tendo em vista que ainda não existe tecnologia desenvolvida para esse tipo de atividade de engenharia.
	(2)
	Incerteza
	( 4 )
	A decisão de construir a hidrelétrica de Belo Monte, apesar dos movimentos internacionais de defesa dos povos indígenas e dos ambientalistas que advogam que os impactos decorrentes da obra superam os benefícios a serem auferidos com a terceira maior usina hidrelétrica do mundo.
	(3)
	Risco
	( 1 )
	A licitação do trem de alta velocidade a ser construída entre Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. Não existe estudo suficiente a respeito dos custos e da engenharia desta obra de grande porte no Brasil.
	(4)
	Conflito
	( 3 )
	Qualquer investimento em bolsa de valores, em geral. Exceto pela aplicação em empresas asseguradas pelos Governo, como Banco do Brasil ou Petrobrás, o investimento na Bolsa de Valores sempre configura risco acentuado.
Questão 4: (Vale 2 pontos) 
Pessoas empreendedoras com sucesso profissional geralmente apresentam as seguintes características: Comprometimento e determinação, Liderança, Obsessão por oportunidades, Tolerância ao risco, ambiguidade e incerteza; Criatividade, autoconfiança e habilidade de adaptação e finalmente Motivação para a excelência. Escolha duas dessas características e as explique.
Comprometimento e determinação: empreendedores bem-sucedidos são decididos, persistentes, disciplinados, dispostos ao sacrifício e a mergulhar totalmente em seus empreendimentos. “Você tem que ter uma genuína paixão pelo que faz” (p. 54), diz Dan Bricklin, fundador da VisiCalc.
Liderança: são iniciadores, formadores de equipes, aprendizes superiores e professores.
Obsessão por oportunidades: possuem conhecimento íntimo das necessidades dos consumidores, são orientados pelo mercado e obcecados por criação de valor e aperfeiçoamento.
Tolerância ao risco, ambiguidade e incerteza: são tomadores de riscos calculados, minimizadores de riscos, tolerantes ao estresse e dispostos a solucionar problemas.
Criatividade, autoconfiança e habilidade de adaptação: possuem a mente aberta, são impacientes com o status quo, aptos a aprender rapidamente, altamente adaptáveis, criativos, habilitados para a conceituação e atentos aos detalhes.
Motivação para a excelência: possui orientação clara resultados, estabelecem metas ambiciosas, mas realistas, possuem forte direcionamento para descobrir, saber seus próprios pontos fracos e fortes e focalizam mais o que pode ser feito do que as razões por que as coisas não podem ser feitas.
Questão 5: (Vale 2 pontos) 
Uma grande preocupação dentro do trabalho entre homens e mulheres é o problema do assédio. O assédio pode ser sexual ou moral. As empresas devem criar mecanismos para inibir o assédio e estabelecer uma política eficaz contra atitudes dessa natureza. Explique o que é Assédio Moral e o que é Assédio Sexual.
O assédio é dito sexual quando a submissão ou rejeição à conduta sexual é usada como base para decisões em relação ao emprego. O assédio é moral quando o ambiente hostil surge ou ocorre devido à conduta do superior hierárquico com a finalidade ou o efeito de interferir, sem razão, no desempenho da função, de criar um ambiente de trabalho intimidador, hostil ou ofensivo.

Outros materiais