Buscar

APOL 5 Análise Conjuntural e Cenários e Gestão do Conhecimento 100 100

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

NOTA 100/100
Questão 1/5
letra D
Questão 1/5
I - A capacidade de aprender somente pode ser aprimorada e acelerada se os processos de aprendizagem forem explicitados de forma a tornar o ambiente interno mais propício ao aprendizado, melhorando a infraestrutura de aprendizagem e aperfeiçoando o conhecimento e as habilidades das pessoas.
Porque
II - O aprendizado não é um fim em si mesmo, mas deve fazer parte de um projeto futuro das pessoas e da organização.
Fonte da questão: TARAPANOFF, K. (Org.) Aprendizado organizacional. Vol. 1: Fundamentos e abordagens multidisciplinares. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 192-193
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
	
	A
	a) ( ) As assertivas I e II são falsas.
	
	B
	b) ( ) A assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa.
	
	C
	c) ( ) As duas assertivas são verdadeiras, porém a segunda nega e contraria a primeira.
	
	D
	d) (X ) As duas assertivas são verdadeiras e a segunda complementa a primeira. 
	
	E
	e) ( ) A assertiva I é falsa e a assertiva II é verdadeira.
Questão 2/5
letra A
As organizações podem ser vistas como entes associados à existência de competências individuais ou coletivas, aprimoradas e mantidas pela dinâmica organizacional.
Organizações são, essencialmente, entidades de aprendizagem e inovação que proporcionam vantagens competitivas em escala. São ambientes adequados para o cultivo de capacidades inovadoras e geração de conhecimento.
Como resultado do processo de inovação, segundo Tidd, Bessant e Pavitt, as empresas podem ser levadas a criar um ambiente favorável à renovação constante com a instauração de um ciclo virtuoso de inovação contínua.
Fonte da questão: TARAPANOFF, K. (Org.) Aprendizado organizacional. Vol. 1: Fundamentos e abordagens multidisciplinares. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 193-196
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação à inovação como produto da aprendizagem.
( ) A gestão do desenvolvimento e da implantação da inovação depende de um processo de aprendizagem em que exista a preocupação em construir e integrar competências a serem incorporadas na forma de rotinas pelas empresas.
( ) Do ponto de vista da geração de conhecimento, a inovação pode ser entendida como um ciclo de aprendizado que envolve experimentação, reflexão e consolidação.
( ) A organização deve estar consciente de que o conhecimento possui suas metas e objetivos, porém que este não pode ser construído de forma linear dentro da própria organização.
( ) Com o propósito de dar sustentabilidade ao processo de inovação, as empresas devem buscar o aprimoramento de competência que lhe garantam a sobrevivência no mercado, estimulando a aprendizagem individual e coletiva.
	
	A
	a) (X ) V, V, F, V 
	
	A
	a) ( x) V, F, V, V 
	
	B
	b) ( ) V, V, F, F
	
	C
	c) ( ) F, F, V, V
	
	D
	d) ( ) V, F, V, F
Questão 3/5
letra A
As relações comerciais, financeiras etc. entre os países têm suas normas e regras  determinadas pelas nações mais poderosas denominadas hegemônica.. É nessa perspectiva (hegemonia mundial) que pode-se entender o desenvolvimento do Sistema Monetário Internacional. Ele aparece como algo que objetiva harmonizar as relações entre países e com caráter de igualdade, mas em verdade, é moldado e se realiza objetivando alcançar os interesses das nações líderes. 
Com base nesse contexto escolha a alternativa, que corresponde ao período do sistema monetário internacional descrito abaixo:
“Nasceu nos idos de 1870/1880 e teve sua adoção pela maioria dos países terminando com a primeira guerra mundial. Tem como origem o próprio uso dos metais preciosos como moeda, voltando ao quinto século a. C. quando os sumérios, localizados no Oriente Médio, passaram a usar moedas de metal. É o período do padrão Britânico que trouxe consigo a ideologia liberal de que os mercados se autoregulam e naturalmente atingem o equilíbrio, obtendo a melhor alocação de recursos.”
	
	A
	Padrão ouro
	
	B
	Período entre Guerras (1918-1939)
	
	C
	Bretton Woods (1945-1973)
	
	D
	Pós-Bretton Woods (1973 – dias atuais)
Questão 4/5
letra: C
As relações comerciais, financeiras etc. entre os países têm suas normas e regras  determinadas pelas nações mais poderosas denominadas hegemônica.. É nessa perspectiva (hegemonia mundial) que pode-se entender o desenvolvimento do Sistema Monetário Internacional. Ele aparece como algo que objetiva harmonizar as relações entre países e com caráter de igualdade, mas em verdade, é moldado e se realiza objetivando alcançar os interesses das nações líderes.
 
Com base nesse contexto faça a correlação entre as colunas A (período do sistema monetário internacional) e a coluna B (descrição) abaixo e escolha a alternativa correta:
	
	A
	A,B,C,D
	
	B
	D,C,A,B
	
	C
	B,C,A,D
	
	D
	D,A,C,B
Questão 5/5
letra E
Questão 5/5
Um desafio crítico para as organizações voltadas para o aprendizado consiste em entender o processo de transferência pelo qual o conhecimento e o aprendizado individual (modelos mentais) são incorporados à memória da organização. A partir dessa compreensão, o aprendizado pode ser gerenciado por meio de metas, visão e valores da organização.
Fonte da questão: TARAPANOFF, K. (Org.) Aprendizado organizacional. Vol. 1: Fundamentos e abordagens multidisciplinares. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 191-192
De acordo com os conteúdos abordados e com a leitura do texto acima, como podemos caracterizar o ciclo de aprendizagem?
Marque a alternativa correta.
	
	A
	a) ( ) Capacidade de preservar, recuperar e utilizar dados e informações decorrentes de experiência vivenciadas pela organização.
	
	B
	b) ( ) Definição de estratégias para prevenção, dissimulação e tratamento de problemas organizacionais, além da solução destes, aproveitando-se as oportunidades presentes no ambiente da organização.
	
	C
	c) ( ) Troca de dados, informações e conhecimentos que fluem em uma organização, além daquelas trocas que ocorrem entre uma organização e seus ambientes interno e externo. 
	
	D
	d) ( ) Capacidade e atividades de busca, coleta, percepção, análise, síntese e compreensão dos ambientes internos e externos da organização.
	
	E
	e) (X ) Processo de transferência de conhecimento a partir do aprendizado individual, no qual as ações individuais se traduzem em ações da organização, produzindo resultados.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais