Buscar

Direitos fundamentais na constituição de 1891--LEANDRO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direitos fundamentais na constituição de 1891
No ano de 1889 o Brasil enfrenta diversas mudanças de cunho político e cultural em sua organização administrativa. Após séculos de ligação com Portugal, sendo colônia deste o país agora enfrenta serias transformações que iam além de absorção de diversas teorias políticas estavam em jogo o costume de um povo que estava acostumado com seu estilo de vida monárquico, vivendo em províncias e com um espírito que almejava a Europa e tudo que de lá vinha.
Na manhã de 15 de novembro de 1889 o povo assistia bestializado os desfiles nas ruas comemorando uma tal proclamação da republica. A proclamação da republica brasileira foi um movimento aristocrático, e impulsionado por poucos que objetivavam a descentralização do poder no monarca para então ter mais liberdade para ter mais poder ou dinheiro por exemplo. Porém certamente o povo não demorou em aderir o movimento na esperança de mudanças tendo como exemplo os estados unidos da America entre outros países. 
A constituição de 24 de fevereiro de 1891 é a primeira constituição brasileira republicana. Após mais de um ano de estudos e preparação por uma comissão de especialistas, surge a nossa primeira constituição republicana inspirada na constituição americana, na constituição suíça e da constituição da argentina. A nova carta magna promoveu modificações importantes na estrutura jurídica e política do país, que passou a ser uma república federativa, desvinculada da religião oficial adotada durante o período imperial. 
Nesta constituição houve muitas mudanças em relação aos direitos fundamentais. Principalmente quando se fala em direitos fundamentais individuais no tocante a liberdade. Talvez a mudança de monarquia por republica e a queda as supremacia da religião católica foram os fatores fundamentais para os surgimentos de princípios fundamentais que se refere à liberdade. Visto que agora a liberdade de culto e de religião é garantido pela constituição. Foram assegurados a liberdade locomoção e de associação e foram mantidas as liberdades anteriores. Também foram assegurados a igualdade, a segurança e a propriedade. Destes se destaca a liberdade quando a constituição declara expressamente a igualdade de todos e a queda dos títulos e privilégios dos nobres e aristocratas, ainda que na teoria, este foi um grande avanço na busca de conceder uma maior dignidade humana aos cidadões brasileiros e estrangeiros naturalizados residentes no país. Uma novidade é a citação ao direito a vida, mesmo que não de forma expressa, quando proíbe a pena de morte salvo em caso de guerra declarada.
No que diz respeito ao direito de nacionalidade a carta magna trouxe novas regras. Foram considerados brasileiros aqueles nascidos no território nacional, ainda que filhos de estrangeiros, desde que não estivessem a serviço de seu país. Filhos de pai brasileiro nascidos no exterior também foram considerados brasileiros. Em relação aos estrangeiros, foram aplicadas regras para sua naturalização: os residentes no Brasil na data da entrada em vigor da Constituição, que não optaram pela manutenção de sua nacionalidade original nos primeiros seis meses após aquele fato, passaram a ser considerados brasileiros naturalizados.
Porém apesar dos enormes avanços no tocante aos direitos fundamentais as garantias cedidas ainda foram poucas se comparássemos com as de nosso tempo. Só pelo fato de que tais direitos aparecem apenas na parte final do texto, mostra a falta de importância dado a tal. 
Bibliografia: Curso de Direito Constitucional positivo José Afonso da silva
 Curso de Direito Constitucional Gilmar Mendes
 www.presidencia.gov.br 
Leandro Levi Dos Santos Silva. 10 de novembro de 2013.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes