Buscar

Conceituação de Normalidade e Anormalidade exercicio de libras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conceituação de Normalidade e Anormalidade
Exercícios de fixação
1 - O normal e o anormal possuem fronteiras nítidas?
R: não têm fronteiras nítidas
2 - O normal e o anormal são processos independentes?
R: NÃO apesar de opostos, o normal e o anormal interferem um no outro.
3 - Nos casos de saúde, o bem-estar é sinônimo de normalidade?
R: Nos casos de saúde, o chamado bem-estar não é sinônimo de normalidade.
4 - Os superdotados assim como os muito bonitos são considerados normais?
R: NÃO, Se seguirmos estes conceitos estatísticos fielmente, acabaremos por concluir que os muito fortes são anormais, assim como os superdotados, os muito feios, os muito bonitos, e assim por diante.
5 - O indivíduo que não está satisfeito com a vida que leva, nem com a interação que estabelece com as pessoas que o cercam, é considerado normal?
R: NÃO. Geralmente, é considerado anormal ou desajustado o indivíduo que não está satisfeito com a vida que leva, nem com a interação com as pessoas que o cercam.
6 - A cultura interfere na interpretação da normalidade?
R: SIM, Nas culturas ocidentais, por exemplo, a poligamia é condenada e considerada anormal, enquanto nas culturas orientais é um fato comum, perfeitamente normal.
7 - Ao ser surpreendido por uma notícia inesperada, onde o estado de tranquilidade é alterado, pode-se dizer que houve um comprometimento da normalidade?
R: SIM. A normalidade como um processo é considerada nos casos em que há como que uma continuidade entre o normal e o anormal, havendo uma linha quase que imperceptível entre eles. O indivíduo pode passar de um estado de normalidade para o de anormalidade, quase sem sentir.
8 - É possível atingir a normalidade total, completa?
R: NÃO. O conceito de normalidade, é uma utopia na medida em que a normalidade total, completa, nunca chega a ser atingida.
9 - Como surgiu o conceito de “criança anormal” e de “criança-problema”?
R: Por muito tempo, a tradição do enfoque orgânico na concepção da loucura e do comportamento anormal ocupou os espaços psiquiátricos e acabou por ser transferida para os espaços escolares. Assim, surgiu o conceito da “criança anormal”. Posteriormente, com a incorporação de alguns conceitos psicanalíticos, modificou-se não só a visão dominante de doença mental, como também as concepções correntes sobre as causas das dificuldades de aprendizagem, surgindo então o conceito de “criança-problema”.
10 - Como entender o conceito de normal no âmbito da psicologia do desenvolvimento?
R: respostas dadas por um grupo de pessoas em determinadas fases do seu desenvolvimento e que caracterizam um comportamento comum, ou seja, se um indivíduo apresenta um modo de agir com as mesmas características de comportamento da maioria dos outros elementos de seu grupo social, essa maneira de atuar é normal.

Outros materiais