Buscar

APOL METODOLOGIAS DA LINGUAGEM E HISTÓRIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10
Atente para a seguinte afirmação:
 “Os métodos sintéticos seguem a marcha que vai das partes para o todo, ou seja, primeiro a criança internaliza as unidades menores, para depois gradativamente chegar às unidades maiores. Os métodos sintéticos se dividem em: alfabético, fônico e silábico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em: ALMEIDA, Mariana Aparecida Paes. Métodos alfabetizadores: reflexões acerca da prática pedagógica de uma professora de 1ª série do Ensino Fundamental. Link: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/344_948.pdf. Acesso em 01 abr. 2016.
Os diversos métodos alfabetizadores possuem suas especificidades. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a prioridade do método sintético:
	
	A
	O letramento.
	
	B
	As palavras.
	
	C
	O som.
	
	D
	As letras isoladas.
	
	E
	A decodificação.
Questão 2/10
Observe o gráfico abaixo: 
   
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em: ENEM 2015: Prova de ciências humanas e suas tecnologias e prova de ciências da natureza e suas tecnologias. Caderno 2, amarelo, p. 6. Link: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2015/CAD_ENEM_2015_2aAPLICACAO_DIA_01_02_AMARELO.pdf. Acesso em 13 abr. 2016.
Referente aos elementos presentes no gráfico acima, considere o essencial para a devida leitura do referido gráfico:
	
	A
	A imagem acima é um gráfico, sendo assim, não pode ser considerado um texto a ser usado em sala de aula.
	
	B
	Deve-se analisar apenas os números, os quais são as informações relevantes para as análises do gráfico em questão.
	
	C
	Devem ser analisados: o título, os subtítulos, o gráfico completo e a fonte.
	
	D
	Por se tratar de um gráfico, as informações, como título e fonte, não precisam ser consideradas.
	
	E
	As barras dos gráficos são suficientes para entendimento, podendo ser desconsiderados números e fonte, por exemplo.
Questão 3/10
Leia a passagem de texto a seguir:
“Os métodos [de alfabetização] nasceram nas salas de aula. Em todos os casos foram o produto da criatividade dos professores e por eles foram aperfeiçoados, através de sucessivas experiências que visavam responder às demandas crescentes de uma população que enfatiza sua necessidade de aprender”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível no livro: BRASLASVKY, Berta. Escola e alfabetização: uma perspectiva didática. São Paulo: UNESP, 1988. p. 44.
De acordo com os conteúdos do livro-base da disciplina, intitulado Metodologia da Alfabetização, considere as afirmativas abaixo sobre os métodos tradicionais de alfabetização:
 I. Alguns métodos tradicionais de alfabetização almejavam a leitura, a escrita e a necessidade de fazer o aluno chegar ao conhecimento das palavras.
II. Os métodos tradicionais de alfabetização, baseados na cópia, na repetição e no reforço, concebem a alfabetização tal qual o processo atual de alfabetização e letramento.
III. Os métodos de alfabetização tradicionais, que defendiam o processo comportamental da aprendizagem, se baseavam na cópia, na repetição e no reforço.
IV. Alguns métodos de alfabetização tradicionais preconizavam as associações entre fonemas e grafemas e com a memorização dessas correspondências.
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas II e III.
	
	B
	Afirmativas I e III.
	
	C
	Afirmativas II, III e IV.
	
	D
	Afirmativas I, III e IV.
	
	E
	Afirmativas I e IV.
Questão 4/10
Leia a citação a seguir: 
“[Segundo os PCN,] deve-se utilizar a leitura para alcançar diferentes objetivos: ler para estudar, ler para revisar, ler para escrever”.  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998. Link: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf. Acesso em 15 abr. 2016.
De acordo com os PCN, estudados no livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, analise as proposições a seguir acerca das razões que comprovam a importância da leitura:
I. A leitura amplia a visão de mundo e insere o leitor na cultura letrada.
II. A leitura estimula o desejo de outras leituras.
III. A leitura fluente é o primeiro objetivo da alfabetização.
IV. A leitura não possibilita a produção oral.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, II e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas I e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativas I e II, apenas.
Questão 5/10
Considere a seguinte afirmação: 
“Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo poder se comunicar por meio de gestos, sons e, mais tarde, representar determinado papel na brincadeira, faz com que ela desenvolva sua imaginação, [atenção, criatividade e memória]. Amadurecem também algumas capacidades de socialização por meio da interação, da utilização e da experimentação de regras e papéis sociais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, Vanessa Gomes. Linguagem do corpo e do movimento. Curitiba, PR: FAEL, 2006. p. 110.
De acordo com as aulas e com o livro-base da disciplina, intitulado Metodologia do ensino de História, relacione as seguintes informações aos seus respectivos jogos e brincadeiras: 
	Quebra-cabeça
	Personagem oculto
	Jogo de tabuleiro
	Comércio intercolonial
	Júri simulado
 
(  ) Essa atividade tem como finalidade estimular o diálogo entre os participantes.
(  ) Ao finalizar a montagem, cada participante deverá falar sobre a imagem formada. 
(  ) Nessa atividade, a resposta só poderá ser sim ou não.
(  ) Os alunos serão divididos em dois grupos: um de defesa e um de acusação.
(  ) Objetiva oferecer ao aluno maior conhecimento sobre atividades comerciais.
Agora, assinale a sequência correta:
	
	A
	3–5–2–4–1
	
	B
	2–4–5–1–3
	
	C
	3–1–2–5–4
	
	D
	4–1–2–5–3
	
	E
	3–2–1–4–5
Questão 6/10
Leia a seguinte afirmação: 
“[Leopold von Ranke, historiador alemão,] pode ser considerado um dos fundadores da história científica na Alemanha e um dos fundadores do cientificismo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BURGUIÉRE, André (Org.). Dicionário das ciências históricas. Tradução de Henrique de Araújo Mesquita. Rio de Janeiro: Imago, 1993, p. 645. 
Ranke exerceu um papel importante para a configuração dos aportes teóricos que possibilitaram fornecer um caráter científico à História e definiu o que ela poderia ou não estudar. 
Assim sendo, assinale a alternativa que indica os limites do estudo da História segundo Ranke:
	
	A
	mitos e sociedade
	
	B
	política e religião
	
	C
	política e fatos documentados
	
	D
	fatos orais e escritos
	
	E
	religião e economia
Questão 7/10
Leia o excerto de texto a seguir: 
“De modo geral, o ensino da ortografia dá-se por meio da apresentação e repetição verbal de regras, com sentido de ‘fórmulas’, e da correção que o professor faz de redações e ditados, seguida de uma tarefa onde o aluno copia várias vezes as palavras que escreveu errado. E, apesar do grande investimento feito nesse tipo de atividade, os alunos — se bem que capazes de ‘recitar’ as regras quando solicitados — continuam a escrever errado”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 55.  Link: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf.  Acesso em 15 abr. 2016. 
Os PCN sugerem atividades para reflexão e análise da língua. Tendo em vista os conteúdos
do livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa sobre a atividade relacionada à ortografia, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Recomenda-se o uso de dicionários nas aulas, quando necessário.
II. ( ) Caso haja a exploração do uso de dicionários, esse pode ser em uma aula livre, isenta de planejamento.
III. ( ) A atividade deve ser pautada na fonética da língua portuguesa, dessa forma, o aluno poderá aprender corretamente a ortografia.
IV. ( ) As atividades devem proporcionar ao aluno o entendimento sobre as regras das formas que não têm uma regra justificável.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – F – V 
	
	B
	F – V – V – F
	
	C
	V – F – F – V 
	
	D
	V – F – V – F
	
	E
	F – F – V - V
Questão 8/10
Leia o fragmento de texto abaixo:
“Sem o sistema de expressão simbólica que constitui a linguagem, as operações permaneceriam no estado de ações sucessivas, sem jamais se integrar em sistemas simultâneos ou que contivessem, ao mesmo tempo, um conjunto de transformações solidárias”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível no livro: PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Tradução de Maria Alice Magalhães D’Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva. 24. ed., Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999. p. 92. 
De acordo com as ideias de Piaget acerca do desenvolvimento do conhecimento da linguagem e da alfabetização da criança, analise as sentenças abaixo e assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Piaget desenvolveu estudos com ênfase nos processos de construção do conhecimento das crianças, onde, para ele, o conhecimento é uma contínua construção.
II. ( ) Piaget fundamentou que a construção do conhecimento infantil ocorre por meio do contato da criança com os objetos de estudo.
III. ( ) Para Piaget, a aprendizagem da criança ocorre independentemente da experiência vivenciada por ela.
IV. ( ) Piaget acreditava nas interações como forma de aprendizado, inclusive da alfabetização.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – F – V
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	V – F – V – F
	
	E
	F – F – V – F
Questão 9/10
Considere a seguinte citação: 
“A avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Através dela, os resultados que vão sendo obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos são comparados com os objetivos propostos a fim de constatar progressos, dificuldades, e reorientar o trabalho para as correções necessárias”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Coleção Magistério 2° Grau Série Formando Professor. São Paulo: Cortez, 1994. p. 195.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base da disciplina, intitulado Metodologia do ensino de História, sobre a prática da avaliação no ensino de História, assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Numa concepção tradicional, a avaliação seria uma forma de mensurar a memorização do aluno.
II. ( )  A qualidade da aprendizagem pode ser representada por meio de uma nota.
III. ( ) Para avaliar a aprendizagem do aluno, as questões objetivas são de grande valia para a avaliação no ensino de História.
IV. ( ) Todas as atividades realizadas na escola envolvem algum tipo de avaliação.
V. ( ) As avaliações formais são considerados momentos de reelaboração dos conteúdos.
Agora, assinale a sequência correta:
	
	A
	V–F–F–V–V
	
	B
	V–V–V–F–F
	
	C
	F–V–F–F–V
	
	D
	V–F–V–F–V
	
	E
	V–V–F–V–F
 
Questão 10/10
Considere a seguinte citação: 
“O despertar do indivíduo pelo significado dos documentos deverá partir da realidade local vivenciada pelo mesmo. O amor pelos documentos e pelos monumentos do passado é construído dentro do contexto social e educacional em que o aluno está inserido e não somente a motivação do ambiente servirá para o início do estudo da história universal a partir da vivência local. [...] Assim sendo, o aluno terá uma visão mais ampla nos contatos com a documentação.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEIGA, Flávio Cavalcante. OS ARQUIVOS HISTÓRICOS NA SALA DE AULA: OS DOCUMENTOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. Link: http://dmd2.webfactional.com/media/anais/OS-ARQUIVOS-HISTORICOS-NA-SALA-DE-AULA--OS-DOCUMENTOS-NO-PROCESSO-ENSINO-APRENDIZAGEM.pdf. Acesso em 30 abr. 2016. 
Relacione cada um dos tipos de fonte documental abaixo com suas respectivas características: 
	Texto jornalístico
	Texto literário
	Depoimento oral
	Documentos oficiais
	Imagens 
(  ) Essa fonte documental dá vida aos fatos e devem ser complementadas com o texto didático.
( ) Ao usar essa fonte documental é preciso lembrar que ela não é neutra, pois demonstra o que as pessoas queriam mostrar, podendo haver nelas possíveis “mentiras”.
( ) Na abordagem tradicional, essa fonte era usada somente para confirmar aquilo que já havia sido constatado no documento oficial.
(  ) Nesse tipo de fonte, encontra-se subjetividade além da objetividade.
(  ) São documentos expedidos por órgãos públicos ou por entidades particulares com o aval do Estado.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
	
	A
	5–4–2–3–1
	
	B
	3–5–4–2–1
	
	C
	1–2–4–5–3
	
	D
	2–1–5–3–4
	
	E
	3–5–2–1–4

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes