Buscar

10 Regras para Estudar Bem JK

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

10 Regras para Estudar Bem (10 Rules of Studying in Portuguese)
By Barbara Oakley, PhD, PE, translated by Manuel Paquete
1. Use a memória. Depois de ler uma página, olhe para outro lado e tente-se recordar das principais ideias. Destaque pouca coisa e nunca destaque nada que nunca tenha assimilado primeiro na sua cabeça quando tentou usar a memória. Tente-se lembrar das principais ideias quando está a caminho de uma aula ou numa divisão diferente de onde costuma estudar. Ter a capacidade de se recordar – lembrar as principais ideias sem olhar para o livro – é uma das chaves indicadoras de um bom estudo.
2. Teste-se a si próprio. Em tudo e a todas as alturas. Escrever perguntas em cartões com respostas nas costas desses cartões podem ajudar.
3. Fragmente os seus problemas. Fragmentar é compreender e praticar um problema, para que rapidamente consiga arranjar uma solução. Depois de resolver um problema, repita-o. Tenha a certeza que o consegue resolver e compreender cada passo. Finja que é uma canção e aprenda-a a tocar vezes sem conta na sua cabeça, para que essa informação seja mais facilmente assimilada e lhe consiga aceder sempre que quiser.
4. Faça o seu estudo de forma espaçada. Distribua a aprendizagem sobre qualquer assunto um pouco a cada dia, como um atleta. O seu cérebro é como um músculo- só pode suportar uma certa quantidade de exercício de cada vez sobre um assunto.
5. Vá alternando diferentes técnicas de resolução durante a sua prática. Nunca pratique demasiado numa só sessão usando apenas uma forma de resolução de determinado problema- passado pouco tempo, está a fazer o exercício apenas por imitação.do anterior. Misture e trabalhe diferentes tipos de problemas. Isso ensina-lhe tanto como e quando aplicar determinada técnica. (Normalmente os livros não estão formatados desta forma por isso, precisa de fazer isso por si próprio). Depois de cada trabalho e teste, verifique os seus erros, tenha a certeza que compreende porque os fez e depois, resolva novamente da forma correta. Para estudar de forma mais eficiente, escreva à mão (não no computador) um problema num lado de um cartão e a solução do outro lado. (Escrever à mão cria conexões neurais mais fortes ao nível da memória do que escrever no computador). Pode também fotografar o cartão se o quiser colocar numa aplicação no seu smartphone. Questione-se a si próprio de forma aleatória sobre diferentes tipos de problemas. Outra forma de fazer isto, é pegar no seu livro e aleatoriamente escolher um problema e tentar resolvê-lo na hora.
6. Faça pausas. É normal não conseguir resolver problemas ou assimilar conceitos em matemática ou ciências na primeira vez que os aborda. É por isso que um pouco de estudo todos os dias é melhor do que muito estudo de uma vez só. Quando ficar frustrado com um problema matemático ou de ciências, faça uma pausa para que outra parte do cérebro possa tomar o controle e trabalhe nos bastidores.
7. Use questões explicativas e analogias simples. Sempre que estiver com dificuldade num conceito, pense para si: como posso explicar isto para que uma criança de 10 anos consiga compreender? Usar uma analogia pode ajudar, dizendo por exemplo que a corrente elétrica é como a corrente da água. Não pense apenas na sua explicação- diga-a em voz alta ou escreva-a. O esforço adicional de falar ou escrever permite-lhe assimilar de forma mais profunda (isto é, converter em estruturas neuronais na memória) o que está a aprender.
8. Foco. Desligue todos os sons e alarmes que o podem interromper no seu telemóvel e no seu computador e depois, ligue um temporizador por 25 minutos. Foque-se intensamente durante esses 25 minutos e trabalhe o mais diligente possível. Depois de terminar o temporizador, conceda a si próprio uma pequena e agradável recompensa. A repetição deste ritual algumas vezes durante o dia pode ajudá-lo a avançar na sua aprendizagem. Tente arranjar alturas e espaços onde estudar- sem olhar para o computador ou telemóvel- seja algo que faça naturalmente.
9. Coma os seus sapos primeiro. Faça a tarefa mais difícil que tem logo pela manhã, quando está fresco.
10. Faça uma comparação mental. Imagine de onde veio e compare com o sítio até onde pode ir com os seus estudos. Coloque uma imagem ou palavras no seu espaço de trabalho para lembrá-lo do seu sonho. Olhe para lá sempre que sinta a sua motivação a diminuir. Esse trabalho irá recompensa-lo a si e àqueles que ama!

Outros materiais