Buscar

Classificação das palavas: Parônimas - Português Jurídico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parônimas
Absolver – Dar por inocente; isentar (alguém) da penalidade que corresponde a uma culpa.
Absolver – 1) Recolher (algum líquido) em si, empapar-se de; embeber. 2) Deter toda a atenção em; dedicar (-se) exclusivamente a; concentrar (-se).
Cessão – (Lat. cessione.) S.f. Ato inter vivos de ceder; ato pelo qual o cedente passa ao cessionário, de modo oneroso ou gratuito, o bem ou direito ou crédito que lhe é devido.
Sessão – Tempo ou período em que uma assembleia, um congresso, um corpo deliberativo ou consultivo se mantém em reunião, estudando, discutindo, resolvendo ou deliberando acerca de fatos ou questões.
Seção – cada uma das divisões correspondentes a determinado serviço público ou privado.
Cheque – S.m. Ordem de pagamento à vista, de certa quantia em dinheiro, favorável a uma determinada pessoa, nominativo, ao portador, ou não, contra o estabelecimento bancário ou comercial no qual o emitente tenha fundos suficientes, saldo disponível para a sua devida cobertura.
Xeque –  1) Ataque sofrido pelo rei, peça principal no jogo de xadrez. 2) Situação perigosa, arriscada ou difícil; risco, perigo, contratempo.
Delatar – Delator – (Lat. delatore.) Adj. Denunciante; pessoa que delata, denuncia, à polícia ou à Justiça, o autor de delito ou combinação entre duas ou mais pessoas para lesar outrem, sendo o ocorrido do seu conhecimento.
Dilatar – Aumentar (pela elevação da temperatura) o volume ou as dimensões de (um corpo).
Édito – (Lat. editu.) S.m. O mesmo queedital; ordem judicial publicada por anúnciosou editais.
Edito – (Lat. edictu.) S.m. Parte de lei em quese preceitua alguma coisa; decreto, ordem.
Flagrante – (Lat. flagrans.) Adj. e S.m. Que está no calor da ação; aplicado a um ato no momento que está sendo praticado; como s.m., o ato de flagrar.
Fragrante – Que exala bom odor; aromático, cheiroso, perfumado.
Inflação – Desequilíbrio que se caracteriza por uma alta substancial e continuada no nível geral dos preços, concomitante com a queda do poder aquisitivo do dinheiro, e que é causado pelo crescimento da circulação monetária em desproporção com o volume de bens disponíveis.
Infração – Violação de norma de direito penal; ato de praticar qualquer ilícito penal.
Treplicar – S.f. Fase suplementar da defesa oral, perante o tribunal do júri, em que o defensor, durante uma hora, responde, comprovas fundamentadas, à réplica do acusador.
Triplicar - Tornar (-se) três vezes maior; multiplicar-se por três; tresdobrar.

Outros materiais