Buscar

Classificação das palavras: Termologia Jurídica e Vocabulário -0 Português Jurídico

Prévia do material em texto

Vocabulário e Terminologia jurídica
Citação – S.f. Intimação judicial, feita no início de qualquer causa, emanada de um juiz competente, a alguém, em prazo fixado, para que compareça perante uma autoridade judiciária com a finalidade de ser ouvida em negócio de seu interesse ou responder à ação que lhe é imputada, ou pronunciar, positiva ou negativamente, acerca de tal intimação.
Citação – 1) Ato ou efeito de citar. 2) Passagem citada de um autor.
Demanda – S.f. Ação judicial para resolver conflito de contestação, disputa, pugna, entre duas ou mais pessoas.
Demanda – 1) Porção de mercadoria ou serviços procurados pelo mercado consumidor. 
Doutrina – Conjunto de princípios expostos nos livros de Direito, em que firmam teorias ou se fazem interpretações sobre a ciência jurídica. 
Doutrina – 1) Conjunto das ideias básicas contidas num sistema filosófico, político, religioso, econômico etc. 2) Conjunto das crenças e dogmas da fé cristã; catecismo.
Interdição – (Lat. interdictione.) S.f. Proibição, impedimento; privação legal que impede alguém do gozo ou do exercício de certos direitos ou mesmo de gerir seus bens e a própria pessoa.
Interdição – 1) Ato de interdizer ou de interditar. 2) Proibição que impede o funcionamento de determinado estabelecimento, ou a passagem em ou o uso de determinada área.
Juízo – S.m. Julgamento; conjunto compreendido pelo juiz, pelas partes e seus advogados, pelo órgão do Ministério Público, quando for o caso, e por todos serventuários da Justiça; conjunto de atos que conduzem o julgamento; foro e tribunal constituído; lugar onde o juiz exerce oficialmente suas funções.
Juízo – 1) Faculdade intelectual que compara e julga. 2) Apreciação, conceito. 3) Opinião, parecer, prognóstico.
Mérito – (Lat. meritu.) S.m. Aquilo que está contido na questão judicial, ou litígio; lastro de conhecimentos da causa. Questão ou questões fundamentais, de fato ou de direito, que constitui o principal objeto da lide.
Mérito – 1) Merecimento. 2) Valor moral ou intelectual. 3) Capacidade, superioridade. 
Parte – S.f. Toda pessoa que contribui para na organização do ato jurídico na condição de interessado.
Parte – 1) Certa quantidade de um todo. 2) Divisão de uma obra. 3) Fração.
Pena – (Gr.>lat. poiné>poena.) S.f. Punição, castigo; é a imposição da perda ou diminuição de um bem jurídico, prevista em lei e aplicada, pelo órgão judiciário, a quem praticou ilícito penal. No Brasil, elas podem ser: privativas de liberdade; restritivas de direito; de multa.
Pena – 1) Cada peça que protege o corpo de aves. 2) Sofrimento; aflição. 3) Tristeza, amargura, pesar.
Pronúncia – S.f. Sentença que considera procedente a acusação determinando que o acusado seja julgado pelo tribunal do júri.
Pronúncia – 1) Ato ou efeito de pronunciar; pronunciação, prolação. 2) Modo de pronunciar; articulação. 3) Forma oral de uma palavra.

Outros materiais