Buscar

Vidas Secas questões

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questões: Vidas Secas
1) Assinale V para os excertos verdadeiros e F para os excertos falsos em relação à obra:
a) (  ) Apesar de as personagens da história viverem no sertão nordestino, boa parte da trama se passa em São Paulo, que é o destino da maioria dos retirantes.
b) (  ) O autor descreve a realidade a partir da visão amarga do sertanejo, associando a psicologia das personagens com as condições naturais e sociais em que estão inseridas. 
c) (  ) É um “romance desmontável”, tendo em vista sua composição descontínua, feita de episódios relativamente independentes e sequencias parcialmente truncadas.
d) (  ) O conjunto de personagens da trama simboliza, alegoricamente, os heroicos seres que sonham em reformar a sociedade agrária brasileira à custa da luta armada. 
e) (  ) A narrativa como um todo retrata um espaço em que a imutabilidade social e o abismo entre povo e governo são incontestáveis. 
f) ( ) O estilo adotado é seco, despojado. A linguagem, reduzida ao mínimo, mimetiza a miséria do meio e dos próprios personagens.
g) ( ) Os assuntos de Vidas Secas são a brutalização do homem, resultante dos elementos geográficos (como a seca), mas, sobretudo de uma ordem sócio-político-econômica que divide os homens entre os donos da terra e do poder (latifundiários e governo) e aqueles que só têm a força de trabalho para oferecer (retirantes).
h) ( ) O narrador do romance Vidas Secas fala em nome desses oprimidos que não têm voz; daí a presença de um narrador em terceira pessoa onisciente, necessário para exteriorizar os anseios, os sonhos e as necessidades desses desvalidos.
i)( ) . A dureza do clima, que se manifesta principalmente nas grandes secas periódicas, explica todas as aflições de Fabiano, ao longo da narrativa.
j) ( ) Apesar de quase atrofiadas na sua rusticidade, as personagens de Vidas secas fazem um processo de investigação da interioridade: ainda que com dificuldade de expressão e comunicação, cada uma delas reflete, tenta compreender a si e ao mundo.
k) ( ) Assim como o ambiente seco, a linguagem dos personagens também é seca. Graciliano concretiza o tema da seca até mesmo na comunicação dos personagens.
l) ( ) O romance demonstra a realidade do sertão, retratando a vida do povo que está a margem da sociedade. O regionalismo nordestino é uma forma de redescobrir o Brasil que até então se desconhecia.
m) ( ) O narrador preocupa-se exclusivamente com a tragédia natural (a seca).
n) ( ) A descrição do espaço não é minuciosa; pelo contrário, revela o espírito de síntese do autor.
o) ( ) O narrador é onisciente, isto é, geralmente ele narra a história na terceira pessoa, sabe tudo sobre o enredo e sobre as personagens, inclusive sobre suas emoções, pensamentos mais íntimos, às vezes, até dimensões inconscientes.
p) ( ) As personagens humanas, em razão da seca, da fome, da miséria e das injustiças sociais, animalizam-se; em contrapartida, os bichos humanizam-se.
q) ( ) O narrador entrelaça sua voz à das personagens, mediante o recurso do discurso indireto livre.
r) ( ) O pobre, antes tratado de forma exótica e folclórica pelo regionalismo pitoresco, transforma-se em protagonista privilegiado do romance social de 30.
s) ( ) A incorporação do pobre e de outros marginalizados indica a tendência da ficção brasileira da década de 30 de tentar superar a grande distância entre o intelectual e as camadas populares.
t) ( ) Uma das teses do romance é a de que a linguagem se configura como essência do que nos faz humanos: a capacidade de comunicação. 
2. Cada um dos membros da família de Fabiano merece em Vidas secas um capítulo integralmente dedicado à apresentação da personagem e à exposição de um aspecto fundamental da vida dos retirantes. Associe cada um desses quatro capítulos à interpretação adequada. 
( ) Fabiano.
( ) Sinha Vitória.
( ) O menino mais velho.
( ) O menino mais novo.
I. A incapacidade de compreender e de explicar o significado de um termo resulta em uma cena de desafeto, que registra não só os limites intelectuais/culturais dos integrantes da família de Fabiano, mas também uma hierarquia de poder, segundo a qual parece sempre haver alguém mais fraco na cadeia das relações sociais.
II. A percepção de que a vitória temporária não representa alteração fundamental na vida familiar concede um caráter crítico ao capítulo. Alia-se a essa’ crítica a consciência de que a cultura letrada não transforma a realidade, mas pode conceder poder àqueles que têm estudo e sabem se expressar bem.
III. A heroicidade do sertanejo é apresentada como uma perspectiva ingênua, infantil, que só leva em conta o aspecto aventuresco e não manifesta consciência do processo de desumanização provocado pela miséria e pela marginalização sócio-econômica.
IV. A despeito da situação de pauperismo em que vivem os retirantes, sobrevive a dimensão dos desejos, os sonhos de melhoria de vida. O fio de esperança que a personagem alimenta, a capacidade de manter previsões, amplia sua vida para além da sobrevivência diária e resguarda um mínimo de humanidade, que distingue seres humanos de outros animais.
3. Em Vidas Secas, após ter vencido as dificuldades, postas no início da narrativa, Fabiano afirma: “Fabiano, você é um homem...”. Corrige-se logo depois: “Você é um bicho, Fabiano”. Em seguida, encontrando-se com a cadelinha, diz: “Você é um bicho, Baleia”. Ao chamar a si mesmo e a Baleia de “bicho”, Fabiano estabelece uma identificação com ela. Na leitura de Vidas Secas, podem-se perceber vários motivos para essa identificação. Cite dois desses motivos.
4. Encontre exemplos de:
Discurso direto:
Discurso indireto:
Discurso indireto livre:

Outros materiais