Buscar

Diagnóstico por imagem - P2 - ED

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido – Diagnóstico por Imagem
Quais as principais indicações para o exame de imagem do sistema genito-urinário?
Alteração de bioquímica renal, dor abdominal, urina de coloração avermelhada (sangue), secreções vaginais, oligúria, suspeita de processo obstrutivo, cálculos, neoplasias, pacientes geriatras, procedimentos guiados.
Quais as fases da urografia excretora?
NEFROGRAMA: 5 min. Preenchimento, tamanho, forma e posicionamento dos rins.
PIELOGRAMA: 10 min. Divertículos e pelve devem ser evidenciados.
DRENAGEM: 15 min. Ureteres (trajeto e inserção) e bexiga devem ser evidenciados.
Qual a ecogenicidade do córtex , medula e pelve renal?
Cortex: hipoecóico. Medula: hipoecóca em relação a cortical. Pelve renal: hiperecóica.
Quais as técnicas especiais para avaliação de bexiga e uretra por meio da radiografia?
Pneumocistografia, cistografia de contraste positivo, cistografia de duplo contraste e urocistografia retrógrada.
Quais as fases do ciclo estral da égua? Qual o aspecto ultrassonográfico do corno uterino e ovários nessas fases?
Estro e diestro.
Ovário: No estro o folículo fica evidente, aumentado, anecóico. A ovulação ocorre aproximadamete dois dias após a ovulação. Sendo assim, será observado o folículo hemorrágico rompido. Horas após a ovulação, esse conteúdo emorrágico anecóico vai ganhando ecogenicidade, que é a fase que caracteriza a formação do corpo lúteo. Com a formação do corpo lúteo (hiperecóico), a égua passa a não aceitar o macho, caracterizando assim, o início do diestro.
Corno uterino: O corno uterino fica edemaciado, com parede espessada formando invaginações para a luz do órgão na fase do estro. Durante o diestro a parede do órgão se apresenta de forma regular.
Quais os achados radiográficos dos padrões pulmonares?
Padrão Alveolar = Possui broncograma aéreo, infiltrado alveolar(muco, pus, catarro, sangue, edema), o brônquio ainda cheio de ar fica radioluscente e gera um contraste entre brônquios e alvéolos (parece algodão doce) - ocorre em pneumonias, hemorragias pulmonares e no edema.
Padrão Bronquial= Deposição de minerais ou infiltrado peribronqueal, torna o contorno dos brônquios visíveis a radiografia, se visto trasversalmente se vê em formato circular ( rosquinhas ou donuts) - ocorre em bronquites alérgicas.
Padrão intersticial= infiltrado no interstício aumenta a radiopacidade difusa pelo parênquima - ocorre em neoplasias pulmonares, enfisemas.
Quais as principais técnicas de diagnóstico por imagem podem ser utilizadas para avaliação do sistema respiratório de grandes animais? Comente sobre cada técnica e suas limitações.
As principais técnicas utilizadas para avaliação do sistema cardiorrespiratório de grandes animais são: Endoscopia, ultrassonografia e radiografia.
Endoscopia: Observa-se o trato respiratório anterior e posterior. Durante o exame pode-se avaliar o aspecto das mucosas, relação entre as estruturas (palato, epiglote,etc,). Nessa técnica também é possível fazer lavados traqueobrônquicos e bronquioalveolares, remoção de corpo estranho e neoplasias, coleta de material para exame direto e ∕ou cultura, etc. A técnica está limitada ao valor comercial do aparelho, comprimento e diâmetro do cabo endoscópico (relacionado ao tamanho do animal).
Radiografia: Essa técnica em grades animais geralmente é realizada em 4 projeções: crânio-dorsal, crânio-ventral, caudo-dorsal e caudo-ventral. A radiografia do trato respiratório de grandes animais é limitada por conta da espessura da região torácica e conseqüente sobreposição de estruturas.
Ultrassonografia: O exame de ultrassonográfico do tórax de grandes animais auxilia no diagnóstico e avaliação (prognóstico) de doenças pleurais e do parênquima periférico dos pulmões. Contribui com a coleta de material para exames citológicos e cultura microbiológica, através do toracocentese guiada por ultrassom. O exame também possibilita a caracterização de líquido pela sua ecogenicidade, estima o volume e avalia aderências. As desvantagens da técnica estão relacionadas aos espaços intercostais e a grande quantidade de artefato por conta da presença de ar.
Cite e comente sobre os principais achados ultrassonográficos da pleuropneumonia em equinos.
Na pleuropneumonia pode - se observar hiperecogenicidade pleural, abscessos e efusão pleural com celularidade e distribuição variada. Pode ocorrer a formação de placas fibrinosas quando a doença apresenta um estado crônico; esta imagem é hiperecoica com formações entremeadas.
O exame ultrassonográfico pode auxiliar na toracocentese, revelando ao clínico as áreas com maior presença de líquido, além de monitorar a evolução da doença.
Qual a utilidade do exame ultrassonográfico durante a gestação , quando ele pode ser feito e por que? 
Diagnosticar a gestação (30 dias após o cruzamento) e estimar o seu tempo. Observar a viabilidade fetal, retenção de placenta, o estresse fetal (momento antes do parto), etc. Aos 15 dias após a cobertura também podem ser observados as vesícula gestacionais.
Quais os achados ultrassonográficos em uma esplenomegalia infecciosa ou inflamatória?
Baço aumentado, com bordas arredondadas, ecogenicidade aumentada ou diminuída e ecotextura heterogênea.
Por que pode ser utilizado radiografias contrastadas para avaliação do abdômen? Quais os meios de contraste e suas limitações?
A radiografia contrastada é utilizada devido ao pouco contraste entre os órgãos abdominais. É utilizada para avaliar órgãos e sistemas.
Contraste positivo: iodo e sulfato de bário. Diante da suspeita de ruptura de um orgão, não deve ser utilizado o sulfato de bário, pois este pode provocar lesões irritativas na cavidade abdominal.
Contraste negativo: ar.
É possível realizar o exame radiográfico no terço final da gestação de cadelas? Por que?
Sim. O exame radiográfico no teço final da gestação não oferece riscos significativos aos fetos, pois esses já estão formados e os riscos de alterações genéticas e má formações é menor. A técnica é muito útil para contagem dos fetos.

Outros materiais