Buscar

Questão 1 simulados

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/2
Leia o fragmento a seguir:
“Não basta que haja numa escola a proposta de inclusão, não basta que a arquitetura esteja adequada. É claro que estes são fatores favoráveis, mas não fundamentais. É preciso que o coração esteja aberto para socializar-se e permitir-se interagir. [...] É o professor que alavancará os recursos insubstituíveis para uma educação inclusiva de qualidade. Para isso, portanto, seu coração também precisa estar aberto”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: FERREIRA, J. R. A nova LDB e as necessidades educativas especiais. Cadernos CEDES 46. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 1. ed., p. 7-15, 1998. p. 1.
De acordo com os conteúdos abordado nas aulas e no livro-base Fundamentos para educação especial sobre as dificuldades enfrentadas pelos professores no processo de inclusão, o principal argumento apontado é:
	
	A
	A falta de recursos nas escolas para a inclusão.
	
	B
	A falta de formação adequada dos profissionais da educação para a inclusão.
	
	C
	A falta de espaço exclusivo de inclusão.
	
	D
	A falta de interesse dos profissionais da educação inclusiva.
	
	E
	A falta de comprometimento dos profissionais da educação com a inclusão.
_______________________________________--
Questão 2/2
Considere a seguinte afirmação:
“[No que se refere à construção de um currículo comum a todos os alunos,] a intervenção educativa deixa de estar centrada nas diferenças para se radicar na capacidade de aprendizagem do aluno integrado a partir de suas características individuais, bem como na capacidade das instituições educativas para responder às necessidades dos alunos”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível no livro: GONZÁLEZ, José A. T. Educação e diversidade: bases didáticas e organizativas. Porto Alegre: ARTMED, 2002. p. 162.
De acordo com o livro-base Fundamentos para educação especial, enumere, na ordem sequencial, cada uma das explicações, pertinentes a adaptações escolares e pedagógicas, ao seu respectivo grupo de alunos portadores de necessidades especiais listados abaixo:
 
Alunos surdos
Alunos com deficiência visual
Alunos com deficiência física neuromotora
Alunos com deficiência intelectual
Alunos com transtornos globais de desenvolvimento
 
( ) Exige que o atendimento pedagógico especializado em salas de recursos multifuncionais seja complementado por atendimento multiprofissional quando necessário.
(   ) Exigem mudanças na organização do ambiente escolar para oportunizar condições de acessibilidade.
(  ) Essa perspectiva implica a reorganização dos sistemas de ensino e dos projetos político-pedagógicos das escolas de modo a se garantir o bilinguismo desde a educação infantil até o ensino superior.
(  ) Requer a ampliação de materiais, a organização do ambiente escolar e o auxílio de recursos que tenham a função de corrigir ou melhorar a focalização por ampliação.
(  ) Propicia condições e liberdade para que o aluno possa construir a sua inteligência dentro do quadro de recursos intelectuais que lhe é disponível.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	5 - 2 - 1 - 3 - 4
	
	B
	5 - 3 - 1 - 2 - 4
	
	C
	4 - 3 - 1 - 2 - 5
	
	D
	3 - 1 - 2 - 4 - 5
	
	E
	5 - 3 - 2 - 4 - 1

Outros materiais