Buscar

AV I de D. do Trabalho I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Estácio de Sá - Campus Macaé
Estácio
Curso: Direito
Disciplina: 
Direito 
do Trabalho 1
Código:
Turma:
CCJ0024
3027Data da prova:	Professor (a):Augusto Pinto	Prova: AVl	Semestre
18.04.2016	2016
	
RESPONDA AS QUESTÕES APÓS AS ALTERNATIVAS E ENUNCIADOS.
(0,5) 1) Assinale a opção correta de acordo com o contrato individual de trabalho regido pela CLT.
O referido contrato somente poderá ser acordado de forma expressa.
É exigida forma especial para a validade e eficácia do contrato em apreço, motivo pelo
qual não é permitida a forma tácita.
Umcontrato de trabalho por prazo determinado de dois anos poderá ser prorrogado uma única vez, por igual período, no máximo de 4 anos.
No contrato mencionado, o contrato de experiência poderá ser prorrogado uma única vez, porém não poderá exceder o prazo de noventa dias.
D
D
B
C
A
C
(0,5) 2- Considera-se empregado toda pessoa tisica que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário, conforme definido na CLT. Assim sendo, não são empregados:
os autõntmos, os even1Úais, os avufsos, os estagTários, os profissibhais liberais, os
'(.,/ é os,	o pequeno emireiteiro e os !Jl}litares.
eventtai , ?s avulsos, os estagiãríos, os profissionais liberais, os domésticos e o '	ueno		e(Jlyre1te1ro.	l.t	\',
/ ; ' 
s avuls'6s, os estagiários, os profissionais liberais, os domésticos, o pequeno empreiteiro
0 militares.
 D- autôno'inos, os
e., eventuais, os
e,. avulsos
e, e o pequeno
empreiteiro e os
1/ militares.
(0,5) 3- A prestação de serviço durante a mesma jornada de trabalho, a diferentes empresas do mesmo grupo econômico:
Caract
a coexistência de mais de um contrato de trabalho, salvo ajuste em contrário.
(0,5) 4- A\,lgusto, empregado da empresa Cascudo S/A, recebe de seu regadc,h.:
_determina e	assinar contrato soçjal de uma cooperativa na qualidade de coomm tivado. A partir de então, embora ermanecesse	realizando as mesmas funções e recebendo salário, a empresa não mais efetuou o pagamento das férias, P º salár\o e adicional de horas extras. Sobre a hipótese, se pode afirmar como VERDADEIRO:
Augusto	deixou de ser empregado posto que sua qualidade de oooperati acki pJ;; exclui a relação de emprego, nos termos do art.442, parágrafo ú:,ico da CL":".;
Houve sucessão de empregadores, nos termos dos arts. l Oe 448 da CLT, pessando Augusto a subordinar-se à cooperativa.;
''	' onstatou-se		a permanência dos elementos fático-jurídicos caracterizaôc:0.:; ê2 lação	de emprego e incompatíveis com o cooperativis>no.;
/	Augusto acumulou o contrato de emprego com o contra!o ae cooperativac:o.
(0,5) 5 - Onde distingui'r entre o "autônomo" e o trabalhador portuário.
·:· ·1
.	'
O 1° não atende às premissas do art. 3° da CLT(requisitos da relação de. er ;r 601 e° o 2 trabalha através do órgão gestor de mão de obra (OGMO).	:.
Ih)O 2º trabalha exclusivamente no cais do p
orto, já o l º atua livremente fora do
l O °1
é subordinad ao do o da ob a, enquanto o 2° não te	subordinaç'ã?;; '· ·
/ , referido Cais, tendo empregador definido.
O ! º não tem cartelI'a assinada mais o segundo tem.	·	·· ·
'	t	,
(O ,) 6- , CORRETO afirmar
O contrato de trabalho por prazo determinado só pode ser estipulado por 11.tdt) '-
anos, admitindo-se, neste caso, uma e única prorrogação, totalizando 4(qu ro) sob pena de passar a vigorar sem determinação de prazo;	·	,. 1•
s,	mudança na propriedade ou na estrutura jurídica da empresa não afeta os
trato de trabalho dos respectivos empregados, exceto os ajustados por prazos
determNainfaadltoas;de acordo ou prova sobre condição essencial ao contrato verbal, stá se
presume existente, como se a tivesse estatuído os interessados na conformidad preceitos jurídicos adequados à sua legitimidade;
Id oOs cor,trato individual de trabalho só pode ser acordado expressamente ou por escritc e por prazo determinado ou indeterminado;
Responda as questões de múltipla escolha, depois as descritivas nas linhas correspondentes:
· (1,0)7<ntonio foi contratado por�	pela prazo de 30(trinta) dias. Findo o prazo o empregador resolveu extinguir o contrato de trabalho, mas Sr. Arthur colega de Antonio pediu mais uma chance para que ele pudesse mostrar seu trabalho. O empregador então prorrogou por mais O(trinta) dias o contrato de trabalho. Extinta a primeira prorrogação, Antonio foi comunicado que seu contrato estava extinto e ele não continuaria na empresa. Desesperado, pediu ao empregador uma nova oportunidade e informou que estava com sua mãe muito doente e o dinheiro do salário seri	· izado para custear os medicamentos. Ponderou que o prazo máxim	e experiênci�� no ent		dias e com isso conseguiu uma nova prorrogação pelo prazo d 30	'nta dias. A ós (noventa) dias de prestação de serviços, o empregador extinguiu o contrato de trabalh�fetuou o pagamento das verbas trabalhistas considerando que a extinção contré!,t,Wal a termo. «&rgunta-se: Agiu corretamente o empregador? Fundamente. 
(2,5) �A sociedade de Economia Mista Petrolas SIA1 pretenãendo reduzir custos, decidiu terceil'lzar o setor de segurança patrimonial. Contratou a empresa Vigiatudo, especializada nos serviço$ de vigilância e segurança. Diante do caso apresentado, resposta jus�ificadamente: 
A EMPRESA AGIU CERTO SOBRE A TERCERIZAÇÃO DO SERIÇO DE VIGILÂNCIA SEGUNDO A SUMULA 331 DO TST , A TERCERIZAÇÃO ILICITA NO CASO DE SERVIÇO DE VIGILÂNCIA SÓ SE DARA NO CASO EM QUE A TOMADORA DO SERVIÇO EXERCER SOBRE O EMPREGADO E DIRETAMENTE INPOSIÇÃO DE SUBORDINAÇÃO E DESDE QUE TENHA PESSOALIDADE DO EMPREGADO.
(l,O)a)A empresa agiu corretamente ao terceirizar os serviços de Antonio, por intermédio de uma empresa Ptestadora de serviços, aponte todos os requisitos para terceirização lícita e justifique? 
A RESPONSABILIDADE DA EMPRESA PRESTADORA EM SERVIÇO PARA COM A TOMADORA É DE É A DE ATIVIDADE SUBSIDIARIA OU TAMBEM CHAMADA DE ATIVIDADE MEIO , EM QUESTÃO AOS ASPECTOS DA CULPA A SEREM AVALIADOS , A DE SE FALAR NA RESPONSABILIDADE DA PRESTADORA PARA COM OS DIREITOS DOS SEUS TRABALHADORES.
(2,5) 9- ��e;mpr�	todo dia passava pela "Escola Pas'-s-arinho ' e via que o pátio da mesma permanecia sujo, por sua iniciativa começou todo dia a limpar a escola começando às 8 horas e terminando às 12 horas. O dono da Escola, Sr . .Afonso, não acordou nada com João, mas 
· 
ma permitiu que este continuasse prestando serviço, inclusive dava 10 reais por dia para ajudá-lo. 1 Este prestou se�nte	1 ano. Responda: ouve re a	e e	e Peãrõe �4. 
mdicando os fatos que os

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais