Buscar

simulado 5 fase II socioantropologicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“Conforme Freire, [em] uma educação afetiva e dialógica que se compromete com a humanização dos sujeitos, afetividade e dialogicidade só são significativas se estiverem entrelaçadas no processo de ensino-aprendizagem e envolverem todos os sujeitos, educadores e educandos, numa relação de reciprocidade.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARBOSA, Vanderlei Dias de Araujo. A relação professor-aluno no processo de ensino aprendizagem. Link:  http://www.webartigos.com/artigos/a-relacao-professor-aluno-no-processo-de/73895/#ixzz3suoGZvMz. Acesso em 16 nov. 2015.
Considerando os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação em relação ao papel da educação e dos professores, assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:  
(  ) A educação é um artefato social, tipicamente humano por meio do qual a cultura acumulada é apresentada aos indivíduos.
(  ) A educação  progressista se distancia da educação tradicional, colocando como secundário o ensino da leitura, da escrita e das tecnologias matemáticas.
(  ) Ao longo da história, a educação em sua organização recebeu influências do meio social, sendo, em certa medida, um reflexo das formas de  vida social.
(  ) O homem como ser genérico depende da educação e dos processos de socialização para efetivar sua humanidade em termos de aquisição de cultura, individualidade e sociabilidade.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	F – F – F – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	V – V – V – V
	
	D
	V – F – V – V
	
	E
	
F – F – V – F
 
Questão 2/2
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Entendo por barbárie algo muito simples, ou seja, que, estando na civilização do mais alto desenvolvimento tecnológico, as pessoas se encontrem atrasadas de um modo peculiarmente disforme em relação à sua própria civilização - e não apenas por não terem em sua arrasadora maioria experimentado a formação nos termos correspondentes ao conceito de civilização, mas também por se encontrarem tomadas por uma agressividade primitiva”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ADORNO, T.W. Educação e Emancipação. In: ADORNO, T.W.  Educação e emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. p. 53.
Para Adorno, a educação tem o potencial de humanização e, dessa forma, pode evitar a barbárie. 
Considerando os estudos realizados nas aulas e os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação sobre o papel positivo e o potencial da educação, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A educação cumpre um duplo objetivo, adaptar o indivíduo à vida em sociedade e oportunizar sua emancipação.
	
	B
	A adaptação que acontece pelos processos de socialização constitui a principal e mais importante tarefa da educação e da aquisição da cultura.
	
	C
	Sem a escola e a educação, não haveria sociedade, nem organização social, nem instituições, e a vida sociabilizada seria impossível.
	
	D
	A adaptação à escola significa adquirir os rudimentos da cultura, saber portar-se, falar, comportar-se adequadamente, dominar a escrita, a leitura e os rudimentos da matemática.
	
	E
	Ao promover a educação como um processo adaptativo, a escolarização já garante, por consequência, um processo emancipatório.

Outros materiais