Buscar

discursivas de inf

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCURSIVAS DE INFORMÁTICA APLICADA A EDUCAÇÃO
 1) Comente a frase: "o computador é uma ferramenta cognitiva, ou seja, assim como qualquer material didático é apenas um meio" (SOARES, 2000).
Gabarito :O uso do computador não substitui o professor. O computador é apenas um instrumento a mais em sua sala de aula. Uma ferramenta pedagógica que auxilia no processo de construção do conhecimento. Ou seja: o computador é um meio e não um fim, devendo ser usado considerando o desenvolvimento dos componentes curriculares. Nesse ambiente, o computador transforma-se em um poderoso recurso de suporte à aprendizagem, com inúmeras possibilidades pedagógicas.
2) Quando Pierre Lèvy afirma que ¿o paradigma na era digital, na sociedade da informação, enseja uma prática docente assentada na construção individual e coletiva do conhecimento¿, devemos entender que, de fato, está começando uma mudança no paradigma da educação. Podemos afirmar que os principais elementos desta mudança são...
Gabarito: O aluno deverá: a) mostrar a mudança da ótica do ¿professor sabedor total¿ para ¿mediador do conhecimento¿; b) identificar a valorização do processo e tempo de construção de conhecimento por parte de cada aluno; c) perceber que o ambiente virtual é propício a facilitar/exigir a autonomia do aluno no processo e tempo de construção de seu conhecimento.
3). ¿A criança também é educada pela televisão. Aprende a informar­se, a conhecer ¿ os outros, o mundo, a si mesma ­, a sentir, a fantasiar, a relaxar, vendo, ouvindo, ¿tocando¿ as pessoas na tela, pessoas estas que lhe mostram como viver, ser feliz e infeliz, amar e odiar...¿ (MORAN; MASETTO; BEHRENS). A partir deste fragmento, e do estudo de nossas aulas, mostre a impossibilidade da escola ¿substituir a TV pelo computador¿, de forma definitiva.
Resposta: A tv tem sim suas funções e importancia dentro de sala mas não se pode substitui­la pelo computador, pois são duas tecnologias usadas de formas diferentes, pois tv tem a função de informar, relaxar,apresentar vídeo aulas além de ser um meio de comunicação onde só se receber informação, já o computador se torna mais proximo ainda por haver uma troca de informaçao através de blogs, wiki, fórum e isso a torna importante no processo de formação do conhecimento, não podendo ser excluida no processo de ensino nas escolas.
Gabarito: O aluno deverá: a) identificar a subutilização da TV, grosso modo, como meio de comunicação, nas escolas; b) mostrar a importância da escola utilizar (discutir, analisar, propor) a programação da TV; c) combater a ideia de ¿avanço tecnológico¿ como substituição de uma ferramenta (TV) por outra (computador).
4) "Computadores e Internet não combinam com aulas tradicionais, nas quais o professor controla informações e os alunos executam ordens. Isso assusta: aprender a manejar um computador é simples; abandonar o controle e repensar a estrutura das aulas, nem tanto" [...](Revista Nova.Escola, São Paulo, v. 13, n. 110, p. 15‐16.)
Descreva e exemplique algumas atividades que os professores podem desenvolver tendo como recursos didáticos o laboratório de informática com computadores ligados à Internet e ferramentas de produtividade (editor de textos, planilha eletrônica e software de apresentação).
Resposta: A frase acima descreve totalmente a realidade encontrada hoje por professores que estão tendo que abandonar sua forma de repensar e planejar a sua aula, e colocar mais em prática a informática e toda tecnologia disponivel a favor não só de si próprio para tornar a aula mais atraente, interessante para o aluno como o aluno incluir a sua realidade que atualmente está tão ligada a toda tecnologia disponivel e buscando torna isto tudo interligado e real, uma das maneiras praticas é tratar de determinados assuntos como um
revista, como é feita, editada usando a tecnologia levar os alunos a laboratorios para que eles mesmo possam usar um editor de texto para escrever uma matéria e depois uni­las e distribuir na escola, além de, usar o paint para fazer um capa, sugerir aos aluno que em vez de fazerem trabalhos redigidos à mão, que cada um crie um apresentação em slides sobre o meio­ambiente e apresente aos colegas. A diversas forma de aproximar estas tecnologias outra forma é criar um blog para a turma onde todos possam ao final de cada matéria concluída fazer um resumo para que cada um possa compreender e conhecer melhor o conteudo apresentado.
Gabarito: A interdisciplinaridade das aulas de informática com as demais disciplinas desmistifica o conceito que o computador ¿substituirá o professor¿ mostrando que ele ¿o computador¿ é mais uma ferramenta de auxílio na busca de conhecimento ao mesmo, independente da disciplina que ministra. O computador se torna um elo entre as disciplinas tradicionais, tornando­se assim mais uma das ferramentas de ensino no dia a dia do aluno.
Os softwares educativos possibilitam a problematizarão de situações e criam soluções a partir de hipóteses,favorecendo a aprendizagem cooperativa.(escola, outras classes, outras pessoas), possibilitando a elaboração de textos produzidos, publicações de jornais produzidos pelos alunos, assim como o Chat (sala de bate papo),Blog e outros tipos de recursos.

Outros materiais