Buscar

Informática Aplicada A Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO	
Exercício: CEL0368_EX_A8_201402055145 	Matrícula: 201402055145
Aluno(a): URSULA SILVA SANTOS	Data: 26/05/2016 21:45:07 (Finalizada)
 1a Questão (Ref.: 201402307539)Quando elaboramos projetos utilizando computadores como ferramenta proporcionamos ao professor uma excelente estratégia de ensino. Assim, o professor elabora o seu projeto ou plano de aula e, nele aplica suas estratégias. Dessa forma, surge uma oportunidade para a discussão de idéias e troca de experiências com outrosprofessores. Quando o professor seleciona estratégias, utilizando os meios tecnológicos, deve ter a preocupar em:
II - Utilizar apenas os recursos tecnológicos atuais, pois apenas estes tornarão as atividades pedagógicas mais dinâmicas e participativas por parte dos alunos.
Analise as frases acima, após assinale a opção correta.
 Certo	Apenas a II é falsa
 2a Questão (Ref.: 201402682278)A frase:O termo "Informática na Educação" tem assumido diversos significados dependendo da visão educacional e da condição pedagógica em que o computador é utilizado, foi dita por qual desses pesquisadores abaixo?
 Certo	José Armando Valente
3a Questão (Ref.: 201402186642)Em relação ao uso de tecnologias no processo ensino, marque V ou F, conforme as afirmações a seguir sejam verdadeiras ou falsas.
( ) Com a utilização de tecnologia em sala de aula o professor assume um papel secundário no processo de ensino.
( ) A Internet é muito útil para a realização de pesquisas acadêmicas, de onde o aluno pode copiar livremente qualquer conteúdo sem citar autoria ou fonte.
( ) O uso de recursos multimídia, como imagens, sons e vídeos, quando bem aplicados, fornecem um meio mais atraente de aprendizagem.
( ) A simples utilização de um computador pelo professor, por si só, já garante a melhoria do processo de ensino.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
 Certo	F - F - V - F
 .4a Questão (Ref.: 201402186650)Leia o fragmento sobre a integração de tecnologias à educação: 
"Mesmo que os recursos não estejam fisicamente instalados nos espaços escolares, a mídia audiovisual invade a sala de aula. A linguagem produzida pela integração entre imagens, movimentos e sons atrai e toma conta das gerações mais jovens [...]. Criar espaços para a identificação e o diálogo entre essas formas de linguagem e permitir que os alunos se expressem de diferentes maneiras favorecem o desenvolvimento da consciência crítica sobre a influência da mídia [...]." (ALMEIDA. M.E.B. Integração de tecnologias à educação: novas formas de expressão do pensamento, produção escrita e leitura. In Formação de educadores a distância e Integração de mídias. São Paulo: Avercamp, 2007, p.161.)
Com base nessa premissa, julgue verdadeiro ou falso as afirmativas seguintes e, depois, assinale a opção correta.
( ) É necessário que o professor crie oportunidades para que os alunos articulem os conceitos a serem estudados com temas que possam ser aprofundados em informações oriundas das mídias audiovisuais, a fim de que os estudantes desenvolvam representações diversas que entrelacem forma e conteúdo nos significados que eles (re)elaboram.
( ) O fundamental para o trabalho com a integração das mídias é investir em infraestrutura tecnológica para que o professor familiarize-se com essas mídias e possa incorporá-las à sua prática educativa de forma a desenvolver nos alunos a percepção crítica dos significados implícitos que se pretende impor por meio dessas mídias.
( ) O fundamental para o uso das mídia audiovisuais em sala de aula é superar a concepção de mera distribuição de informações de um centro emissor para receptores passivos e considerar todos os envolvidos como sujeitos ativos de um processo de aprendizagem, comunicação e interação multidirecional.
( ) É necessário que o professor compreenda as características constitutivas, bem como as potencialidades e as limitações das mídias audiovisuais em relação às formas de interação e construção de significados para que possa incorporá-las ao processo educativo de forma significativa para os estudantes.
 Certo	V F V V.
 5a Questão (Ref.: 201402783922)Os recursos técnicos de comunicação têm protagonizado um avanço espetacular. Os meios de aprendizagem baseados em material impresso, laboratório, áudio, vídeo ou informática e a emissão das mensagens educativas em suas distintas variantes (correio, telefone, rádio, televisão, telefax, videoconferência, internet, etc.) eliminam ou reduzem substancialmente os obstáculos de caráter geográfico, econômico, profissional, familiar ou similares, para que o estudante possa ascender aos níveis escolares mais altos. (Sobre a utilização desses meios técnicos na Tecnologia:
(III) O uso integrado de recursos básicos e complementares é considerado como característica própria, que tem impulsionado esta modalidade de ensino.
 A partir deste conceito podemos afirmar
 Certo	Apenas as afirmativa III está correta.
6a Questão (Ref.: 201402636409)As mudanças em consequência da convergência midiática que, vão além das relações com os meios de comunicação, atingem diferentes segmentos e aspectos da vida social e econômica, incluindo a educação.
Com base no fragmento do texto acima e no estudo das aulas, analise as opções abaixo, após assinale a correta.
II- As mídias eletrônicas sejam elas o rádio, a televisão, o computador, a Internet etc., exercem uma grande influência na formação dos alunos, porém não podem ser consideradas como ferramentas pedagógicas.
 Certo	Somente a II está errada

Outros materiais