Buscar

SLIDES -A CRIANÇA NO SISTEMA FAMILIAR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
A Ecologia do Desenvolvimento: a Criança no Sistema Familiar. In: 
BEE, Helen. A criança em desenvolvimento. 9ª ed. Artmed, 1998 
*
Família - vem do grego "famulo" ou “famulus” e significa “servo” ou escravo, sugerindo que, primitivamente, considerava-se família com sendo o conjunto de escravos ou criados de uma mesma pessoa 
- Família ampliada - Rede de relacionamentos de parentesco através de várias gerações.
- Família de origem - Pais e irmãos; habitualmente se refere à família nuclear original de um adulto.
- Família nuclear - Pais e seus filhos.
A CRIANÇA NO SISTEMA FAMILIAR
*
Há muitas formas pelas quais o sistema familiar tem implicações sobre o desenvolvimento do sujeito
ABORDAGENS TEÓRICAS
Pais como "modeladores" da criança - visão de modelagem em argila 
A tarefa dos pais seria a de socializar a criança, moldar seu comportamento para que ele se ajustasse bem às expectativas e às regras da sociedade. 
A CRIANÇA NO SISTEMA FAMILIAR 
*
Teoria dos Sistemas
Característica: 
A CRIANÇA NO SISTEMA FAMILIAR
O Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função .
Segundo a teoria de sistemas, ao invés de se reduzir uma entidade para o estudo individual de suas partes (órgãos ou células), se deve focalizar no arranjo do todo, ou seja, nas relações entre as partes que se interconectam e interagem orgânica e estatisticamente.
Um sistema tem "totalidade e ordem” - o todo é maior do que a soma de suas partes. O todo consiste das partes e de suas relações mútuas.
Um sistema é adaptativo – assimilação e acomodação - diante de uma mudança em qualquer parte do sistema ou o acréscimo de novo elemento - o sistema o “assimilará” se puder, e o "acomodará", se for preciso. 
Ex: O nascimento de um segundo filho na família.
*
Abordagem Ecológica de Bronfenbrenner
O sistema/ecológico em que a criança se desenvolve é constituído por elementos:
microssistemas, inclui todos aqueles ambientes em que a criança vive experiências pessoais diretas, como a família, a escola, a creche etc.
exossistemas, o trabalho dos pais e o seu local de trabalho assim como sua rede de amigos. A criança não experiencia diretamente, mas que a influenciam porque afetam um dos microssistemas, sobretudo a família.
macrossistema que inclui o ambiente cultural em que tanto o micro como o exossistema estão inseridos. A pobreza ou a riqueza da família, o bairro onde ela mora, sua identidade étnica etc.
A CRIANÇA NO SISTEMA FAMILIAR 
*
Dentro do microssistema familiar, várias dimensões do comportamento dos pais em relação à criança são particularmente significativas.
O Tom Emocional da Família
Carinho versus hostilidade da família. 
Filhos de famílias carinhosas e amorosas têm um apego mais seguro - auto-estima elevada, mais empáticos, mais altruístas e mais responsivos e têm melhor desempenho na escola.
 
Filhos de famílias hostis apresentam declínio do desempenho escolar e a um maior risco de delinqüência. 
As famílias que proporcionam altos níveis de carinho e afeição, comparadas àquelas que são mais frias ou rejeitadoras, têm filhos com apegos mais seguros e melhor relacionamento com os companheiros.
OS PADRÕES DE INTERAÇÃO QUE PODEM OCORRER NAS FAMILÍAS 
*
O bem-estar emocional dos pais
Estresse de sobrecarga de tempo – tempo disponível para atividades cotidianas.
Pessoas que vivenciam estresse de sobrecarga de tempo reduzem horas de sono, sentem-se aprisionadas pela rotina, avaliam que não têm tempo para descanso e lazer, e reportam que o tempo para estar com filhos, amigos e familiares é insuficiente.
Depressão
A depressão é, reconhecidamente, um quadro que tem implicações sobre toda a rede de relacionamentos dos indivíduos e suas implicações sobre a relação entre pais e filhos têm sido amplamente documentada na literatura.
A dificuldade econômica, baixa escolaridade, baixa renda, trabalho instável, perda financeira ou pressão econômica, devem também ser vistos como um fatores atrelados a qualidade do bem-estar emocional de pais e mães.
OS PADRÕES DE INTERAÇÃO QUE PODEM OCORRER NAS FAMILÍAS 
*
Responsividade dos pais em relação à criança (tomar a responsabilidade para si)
Os pais responsivos são aqueles que percebem de forma adequada os sinais da criança e reagem de maneira sensível às suas necessidades.
Métodos de Controle - processo popularmente chamado disciplina. 
Um elemento do controle é a consistência das regras 
Deixar claro quais são as regras e as conseqüências de desobedecê-las ou obedecê-las e depois fazê-las cumprir de maneira consistente. 
OS PADRÕES DE INTERAÇÃO QUE PODEM OCORRER NAS FAMILÍAS 
*
Métodos de Controle
Crianças com regras consistentes são mais competentes e mais seguras de si mesmas, e é menos provável que se tornem delinquentes ou apresentem problemas de comportamento significativos se comparadas às crianças de famílias menos consistentes.
As famílias com regras e padrões claros, e níveis relativamente elevados de expectativas ou exigências de maturidade, e que insistem consistentemente nessas regras e expectativas, têm filhos que revelam maior auto-estima e competência em uma grande variedade de situações.
OS PADRÕES DE INTERAÇÃO QUE PODEM OCORRER NAS FAMILÍAS 
*
Métodos de Controle
O uso da punição – “harsh parenting” varia em um contínuo entre interações ásperas, com uso de estratégias coercitivas e punição corporal até o emprego sistemático e extremo de punição física e crueldade com as crianças.
 
A rigidez na interação e abuso parental representam importantes fatores de risco para o desenvolvimento das crianças, sendo associados, por exemplo, à delinquência, ao consumo de drogas e a dificuldades de relacionamento social. 
Pesquisas indicam que pais que cometem abusos com os filhos tendem a considerar a punição como fator central na sua relação com eles. 
OS PADRÕES DE INTERAÇÃO QUE PODEM OCORRER NAS FAMILÍAS 
*
Padrões de Comunicação
Qualidade da comunicação entre pais e filhos - ouvir e falar são importantes. 
Em geral, as crianças de famílias com comunicação franca são consideradas mais maduras em termos emocionais ou sociais.
As crianças com as quais se fala frequentemente, com frases complexas, e que também são ouvidas, não apenas desenvolvem mais rapidamente a linguagem como também têm relacionamentos mais positivos e menos conflituados com os pais.
OS PADRÕES DE INTERAÇÃO QUE PODEM OCORRER NAS FAMILÍAS 
*
O tom emocional familiar, a responsividade do genitor em relação à criança, a maneira pela qual o controle é exercido e a qualidade e quantidade da comunicação são elementos do comportamento parental que ocorrem em combinações ou estilos de educação dos filhos.
ESTILOS DE EDUCAÇÃO DOS FILHOS - PERSONALIDADE POS PAIS
*
 Os teóricos sugerem quatro desses estilos: autoritário, competente, permissivo e negligente.
ESTILOS DE EDUCAÇÃO DOS FILHOS - PERSONALIDADE POS PAIS 
*
As crianças influenciam os pais, assim como os pais as influenciam. 
O sistema familiar também é afetado pelas características da criança, tais como temperamento, idade, gênero e posição na família.
Os irmãos criados na "mesma" família acabam sendo bastante diferentes. 
 AS CARACTERÍSTICAS DA CRIANÇA
*
BEE, Helen. A criança em desenvolvimento. 9ª ed. Artmed, 1998 
OSORIO, Luiz Carlos. O que é a família, afinal? pp. 13-23, em: Casais e famílias: uma visão contemporânea. Porto Alegre: Artmed, 2002. 110 p.
Bibliografia

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais