Buscar

exercicio supervisão aula 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Uma escola que possui uma Supervisão/Orientação Pedagógica consciente do seu papel e dos seus espaços de atuação, tem a área pedagógica em constante reflexão e desenvolvimento. O espaço (áreas) de atuação do Supervisor e Orientador Pedagógico pode ser definido da seguinte forma:
	
	
	
	 
	Projeto político pedagógico, desenvolvimento do currículo, desenvolvimento do ensino, desenvolvimento profissional e avaliação;
	
	
	Formação continuada, metodologia, capacitação, nutrição e planejamento;
	
	
	Serviço que incumbe-se de garantir, orientar e auxiliar a formação, a fim de que os gestores desenvolvam e aperfeiçoem suas habilidades;
	
	
	Profissional, metodológica, formação, planejamento e desenvolvimento.
	
	
	Cultura, esporte, suporte, reflexão e desenvolvimento;
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		2. Um estudo cuidadoso da história do currículo na escola ao longo dos milênios revela que quando falamos em formação humana, incluir a cultura na escola não estamos falando em algo totalmente novo no processo de escolarização. A diferença é que hoje dispomos de muito mais conhecimento sobre o desenvolvimento do ser humano (...) Analise os conceitos de currículo e assinale a alternativa que NÃO condiz com a concepção de desenvolvimento humano
		
	
	
	
	
	Subjacente à elaboração do currículo, está a concepção de ser humano e o papel que se pretende que a escola tenha em seu processo de desenvolvimento. Não há, portanto, currículo ingênuo: ele sempre implica em uma opção e esta opção poderá ou não ser favorável ao processo de humanização.
	
	
	Um currículo para a formação humana introduz sempre novos conhecimentos, não se limita aos conhecimentos relacionados às vivências do aluno, às realidades regionais, ou com base no assim chamado conhecimento do cotidiano.
	
	
	Um currículo para a formação humana é aquele orientado para a inclusão de todos ao acesso dos bens culturais e ao conhecimento, está, assim, a serviço da diversidade.
	
	 
	Um currículo para a formação humana não precisa ser situado historicamente, uma vez que os instrumentos culturais que são utilizados na mediação do desenvolvimento e na dinâmica das funções psicológicas superiores não se modificam com o avanço tecnológico e científico.
	
	
	Um currículo para formação humana deverá estar alicerçado na concepção de cidadania, solidariedade e preservação do planeta.
	
	
	
		3.
		Na década de 60, surgiram nos ginásios vocacionais (escolas experimentais) a supervisão de área. Marque com um X quem era o profissional que, normalmente, ocupava essa função na escola?
		
	
	
	
	 
	Um profissional considerado experiente em determinada área, que assumia a coordenação do trabalho de seus colegas de área de conhecimento.
	
	
	Qualquer professor da área.
	
	
	Um coordenador experiente, desde que formado naquela área especificamente.
	
	
	Um pedagogo.
	
	
	O professor mais experiente da escola.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Quando afirmamos que a mudança da escola requer um trabalho conjunto e, por isso, supõe diálogo, troca de diferentes experiências e respeito à diversidade de pontos de vista; estamos estabelecendo parâmetros básicos para o trabalho do Supervisor pedagógico. Então sua atuação deve se pautar:
		
	
	
	
	
	Pelo desenvolvimento de estratégias que busquem colocar o professor em desequilíbrio, propiciando um retorno às práticas instaladas.
	
	
	Por estratégias que provoquem um repensar mais profundo, com relação às ações da equipe de gestão.
	
	
	Pela busca de ações que valorizem as ações docentes, mesmo quando equivocadas.
	
	 
	No desencadeamento do processo de diálogo, troca de experiências e respeito à diversidade de opiniões, buscando levar os educadores à conscientização da necessidade de uma nova postura, de acreditarem na possibilidade de transformação da realidade.
	
	
	Pelo propósito de estar em constante avaliação e busca de uma escola mais competitiva.
	
	
	
		5.
		Quando afirmamos que na década de 60 a figura do Supervisor pedagógico aparece com a função de ¿guardião do currículo¿, estamos nos referindo a uma atuação:
		
	
	
	
	 
	Onde, somente, cabia orientar pedagogicamente aos professores, para que a organização curricular prevista para a escola alcançasse seu maior nível de materialização, ou seja, ele cuidava da viabilização do currículo na escola.
	
	
	Que deveria encaminhar os professores a uma maior elaboração crítica.
	
	
	Onde cabia orientar pedagogicamente aos professores, para que a organização curricular fosse integralizada, mas também com intervenção dos professores na sua elaboração e reelaboração.
	
	
	Onde a determinação do currículo era atribuição da escola que possuía autonomia.
	
	
	Onde os estudos sobre a supervisão escolar apareceram ligados aos estudos sobre currículo com forte intervenção dos professores em sua elaboração.
	
	
	
		6.
		O planejamento, na escola, precisa ser compreendido como uma oportunidade de dar outro sentido as ações educativas e, portanto, de ressignificar o próprio trabalho docente. Ao pensar no Projeto Político Pedagógico, o supervisor pedagógico deve ter como tarefa:
		
	
	
	
	
	Elaborar o Regimento Escolar.
	
	
	Diagnosticar os principais problemas da escola e elaborar o roteiro com os itens do projeto,
	
	
	Elaborar o currículo dos níveis de ensino que a escola oferece.
	
	
	Excluir a participação da comunidade escolar na construção do projeto.
	
	 
	Coordenar, juntamente com a equipe gestora, os encontros de trabalho e acompanhar o seu desenvolvimento na escola.
	 Gabarito Comentado
	
	
 FINALIZAR AVALIANDO O APRENDIZADO 
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questão não gravada
	 
	 
	 Questão gravada

Outros materiais