Buscar

3°SEMESTRE

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
 LEIGMAR SANTOS SOUZA
	 
 
 EDUCAÇAO INFANTIL E SUAS ABORDAGENS
		 
LONDRINA 2015
LEIGMAR SANTOS SOUZA
EDUCAÇAO INFANTIL E SUAS ABORDAGENS 
 
 
DISCIPLINAS: ORGANIZAÇOES E DIDÁTICA NA EDUCAÇAO INFANTIL ;ARTE 
EDUCAÇÃO E MÚSICA ;LUDICIDADE E EDUCAÇÃO;PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR :INFÂNCIA E SUAS LINGUAGENS ;SEMINÁRIO INTERDICIPLINAR IV.
PROFESSORES:EDILAINE VAGULA,TATIANE JARDIM,MARLIZETE BONAFINI STEINLE,ROSELYMONTAGNINI,RAQUELCORRÊA LEMOS. 
 
LONDRINA 2015
	
 
SUMÁRIO
1 introdução....................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO..........................................................................................4
4,6,7
3 considerações finais ....................................................................5
4 referências...................................................................................6 
 
INTRODUÇÃO 
Um dos motivos que foram decisivos para eu prestar vestibular para pedagogia era minha inconformidade com o sistema educacional voltando para os conteúdos e pouco para as práticas vivenciadas de cada indivíduo.
Desta forma o presente trabalho tenta compreender quais as contribuições da abordagem italiana Reggio Emília para reflexão do processo de ensino aprendizagem da Educação Infantil par o desenvolvimento de seres democráticos, críticos autônomos, portanto, discute a importância da mudança da concepção de educação dos pequenos á luz da abordagem pedagógica Reggio Emília.
Desenvolvimento
O idealizador da Escola Infantil Reggio Emília, Loris Malaguzzi nasceu em Correggio 23 de fevereiro de 1920, ele se formou em Pedagogia na Universidade de Urbino. Em 1940 ele começou a ensinar nas escolas primárias 1941-1943 em Sologno, uma cidade perto de Reggio Emília, no município de Villa Minozzo.
Em abril de 1945 ele se juntou ao projeto ambicioso de um grupo de pessoas comuns de origem rural de trabalho e que, em uma pequena aldeia perto de Reggio Emilia, decide construir e operar uma escola para crianças. Desta faísca vai nascer mais tarde outras escolas nos subúrbios e nos bairros mais pobres da cidade, todos autogestão.
Em 1950, após o retorno do curso de Psicologia seguinte em Roma no CNR (Conselho Nacional de Pesquisa), começou a trabalhar como psicólogo da Medical Aconselhamento Psicopedagógico Município de Reggio Emilia para crianças carentes. Ele começa a trabalhar em paralelo no centro e nas escolas autogeridas., a cidade de Reggio Emília na região da Emília Romana, ficou particularmente conhecida por produzir um bem bastante diferente de commodities icônica locais como o queijo parmegiana Reggiano ou presunto de Parma.
Reggio Emília entrou no mapa por prover à sua população de 0a6 anos dos melhores serviços de educação infantil do mundo.
Os moradores da cidade de Reggio Emilia, hoje com 170 mil habitantes, encontraram, após a II Guerra Mundial, uma cidade de escombros e junto dela, a necessidade de reconstruir suas vidas. Uma parcela dos cidadãos decidiu então que a melhor forma de reconstruir o tecido social, cultural e político da comunidade seria o caminho de construir uma escola com as próprias mãos.
Reggio Emília praticava a educação infantil dispondo de uma rede pública e comunitária de escolas que responde por quase a totalidade do atendimento à população de creches (0 a3 anos) pré- escolas 4ª 5/6 anos.
‘’A coberturas na cidade abrange 100/% das crianças cujas famílias desejam e precisam ter seus filhos na educação infantil’’ Não obrigatória na Itália sua atribuição, esta vinculada ao município, na faixa de, 4 a 6 anos, que é também o responsável pelo ensino fundamental.
O presente trabalho é fundamento nos princípios da pesquisa qualitativa através do estudo bibliográfico acompanhado de um relato de experiências vivenciadas e se divide basicamente em duas partes.
Na primeira parte em que a pesquisa se foca em mostrar a abordagem infantil de Reggio, o trabalho é fundamentado através do referencial metodológico de bibliográfico, em documento e livros pesquisados por ser um tema relativamente novo e a maioria da produção acadêmica ser italiana a utilização das matérias bibliográficas foi escassa limitando-se em apenas alguns documentos.
A segunda parte da pesquisa como se refere do estudo do estudo da prática escola Limiar, em que se leva em conta seu contexto e sua complexidade foi utilizado como documento de pesquisa, matérias doadas pela escola projeto pedagógicas e portfólio de alguns estudantes.
Dentre os participantes estava o protagonista de nossa escola LORIS MALUGUZZI, que bebeu não somente destas ideias inovadoras, mas também com, estas pode adquirir fôlego inspiração para realizar o projeto pedagógico das escolas infantis de REGGIO EMÍLIA, que hoje é reconhecia com um dos melhores sistemas de educação para a educação primeira infância, do mundo.
A primeira escola surgiu através de um movimento comunitário incluindo pais e educadores tendo como protagonista desta, história o educador Lóris Malaguzzi seus dias após o término da segunda guerra mundial, Malaguzzi ouvira que algumas pessoas havia decido construir e coordenar uma escola para as crianças pequenas em um vilarejo próximo a Reggio Emília decidiu erguer e administrar uma escola para os filhos, pois toda a região havia sido desgastada. Essa escola
 Ficou universalmente conhecida pela abordagem pedagógica para a educação para a educação infantil. O pedagogo Reggio Itália, Lóris Maguzzi, foi o criador da ideia de Reggio Emilia, sendo até hoje de Reggio seu incentivador primordial assim este educador construiu um principio de ensino em que não existem as disciplinas formas e que todas as tarefas pedagógicas se desenvolvem por meio de projetos.
Estes projetos, no entanto, planejados pelos professores, mas surgem ideias dos próprios alunos são devolvidos de forma diferentes linguagens, as escolas de Reggio Emilia tem na arte a ferramenta para o pensamento são feitas de espaços onde as mãos e mentes das crianças se entrelaçam em uma alegria criativa e libertadora através de uma aprendizagem real. Após está na primeira fase há representação e expressão de meios peculiares desenhos, movimento, jogos construção com matérias que abrangem a Arte e a Estética, que são partes essenciais da maneira como a criança compreende e concebe o mundo. 
As propostas incluem pesquisa, produções artísticas e de textos, observação, discussão, entrevistas, explorações de números e o que mais for necessário para as crianças experimentarem e, com isso, avançarem. Artes, pintura, música – como ferramentas primordiais no aprendizado. A estrutura física da escola também é pensada na busca de um ambiente educativo e lúdico, fazendo com que o espaço seja considerado “um terceiro professor”.  A cozinha, por exemplo, fica logo na entrada das unidades e é transparente aos demais cômodos, sugerindo a não divisão dos potenciais educativos. A rotina é semelhante à de nossas escolas, mas alguns pontos chamam atenção, como o fato de os pais entrarem na sala e brincarem com os filhos em vez de deixá-los na porta e a ausência de um tempo predeterminado para o encerramento de um projeto: o importante são as explorações.
Ele introduziu na rede pública local a ideia da Pedagogia da escuta, em que a criança é protagonista de seu processo de conhecimento. "Essa ideia é ligada à disposição de ouvir os outros e a si próprio. Mesmo os bens pequenos constroem conhecimento que merece serconsiderado", diz Bruna Elena Giacopini, educadora de Reggio Emilia.
Numa passagem subterrânea, próxima à estação de trem, uma exposição de fotografias e desenhos forra as paredes. No comércio e nos restaurantes, as mostras são frequentes. É comum ainda ver crianças pelas praças fazendo desenhos de observação e trabalhos de campo. Os pais, por sua vez, participam de atividades variadas, como cuidar da horta na escola, e podem acompanhar os registros das professoras, que ficam na porta de cada sala. Esse pacto pela Educação dos pequenos, que envolve famílias e educadores, nasceu após a Segunda Guerra Mundial, quando um grupo de pais resolveu erguer escolas na cidade devastada, como conta o livro As Cem Linguagens da Criança.
Considerações finais
 
Conclui que não há como pensar em uma escola de Educação infantil que não considere, deste, sua concepção, as relações entre diversos atores do processo educativo conforme apresenta luta no Brasil para as creches e pré- escolas passam a se considerar, como os espaços de educação aliada ao cuidado obteve a conquista da LDB/ 1996, a Educação Infantil passou a ser vista como primeira etapa básica com isso quer explicitar nossa crença de que as práticas docentes são frutos das políticas recentes no campo da Educação Infantil.
Ao pensar em infância relembramos novamente que ela não e uma fase de preparação para a vida adulta a criança é um Cidadão deve favorecer a vivência durantes os primeiros anos de vida, a pessoa desenvolve sua singularidade, constrói conhecimento e significados sobre o mundo em sua volta, constituindo-se como sujeito singular.
BIBLIOGRAFIA:
WWW.ufcar.br/pedagogia/novo/files/tcc/tcc/2007/28992.pdf
RevistaEscola.abril.com.br/educação-infantil/4/6anospedagogia-sentidos-422945.sntm
WWW.ovante.org.br/educacao-infanti-emreggioemília-esta-praticamente-univeralizada
WWWpenaestrda.org/2015/05/25/educação-infantil-em-reggio-emilia-as-cem-linguagens-dacrianca
Cava Laura Célia Sant’ Ana Cabral
Ensino de Arte e Música/Laura Célia Sant’ Ana
Cabral Cava - Londrina: Unopar, 2014-Páginas 130 a 132

Outros materiais