Buscar

AV2 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201402407027)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Segundo vimos na aula 2, Para Hughes, os sistemas de produção e distribuição incorporam os recursos físicos, intelectuais e simbólicos da sociedade que os constrói. Em cada sociedade e em momentos históricos distintos, esses sistemas "envolvem certos componentes técnicos básicos e conexões, mas variações no essencial básico revelam frequentemente variações em recursos, tradições, arranjos políticos e práticas econômicas de uma sociedade para outra e de um tempo para outro. " Em sua opinião, Hughes se contrapõe a ideia do Determinismo Tecnológico? Justifique a sua posição.
		
	
Resposta: Ele e a favor do determismo tecnológico,pois a tecnologia vem mudando a sociedade e os individuos e organizacões,ela tras evolução em todas as areas da sociedade economica,politica,saude,entre outras,o determinismo tecnologico dita a evolução da soliciedade e a mesma tem que adptar as mundaças.
	
Gabarito: Sim, pois, para o autor não é só a Tecnologia e a Ciência que determinam os rumos de nossa humanidade nesse contexto, fatores diversos como variações em recursos, tradições, arranjos políticos e práticas econômicas têm papel fundamental.
	
	
	2a Questão (Ref.: 201402416031)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Existem várias abordagens sobre a regulamentação da profissão de Informática. Dentre essas abordagens existem os princípios, que deveriam ser observados em uma eventual regulamentação da profissão segundo a Sociedade Brasileira de Computação. A partir dessa afirmação descreva detalhadamente os três princípios da Sociedade Brasileira de Computação.
		
	
Resposta: ètica agir com responsabilidade e profissionalismo na execução da função.Para exercer a profissão não e necessario apresentação de diploma ou comprovante de educação e ter conhecimento e se prossionalizar mais.E a area deve ser autoregulamentada para proteção da sociedade e clientes.
	
Gabarito: 1. Exercício da profissão de Informática deve ser livre e independer de diploma ou comprovação de educação formal. 2. Nenhum conselho de profissão pode criar qualquer impedimento ou restrição ao princípio acima. 3. A área deve ser Auto-Regulada.
	
	3a Questão (Ref.: 201402240647)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Correlacione os conceitos apresentados às suas definições e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de preechimento dos parênteses: 
(1) Sociedade 
(2) Ciência 
(3) Tecnologia 
(  ) Constitui-se de um conjunto de conhecimentos organizados, desenvolve-se através do tempo, parte de mecanismos de causalidade dos fatos observáveis, baseia-se no estudo objetivo de fenômenos empíricos, está relacionada à comprovação de teorias e associada à publicação de artigos, teses, livros etc, sendo seus conhecimentos criados livremente veiculados e patrimônio da civilização. 
(  ) Constitui-se de um conjunto de conhecimentos científicos ou empíricos, desenvolve-se através do tempo, baseia-se na aplicação dos conhecimentos na produção ou melhoria de bens e serviços, está relacionada aos impactos socioeconômicos sobre uma comunidade, seus resultados são obtidos a partir da aplicação de novos materiais, processos, métodos e produtos nos meios de produção, está sintonizada com o desenvolvimento econômico e o bem-estar da sociedade sendo seus produtos e processos passíveis de negociação e de enquadramento como patentes. 
(  ) Constitui-se por um conjunto de pessoas e baseia-se num sistema de relacionamentos entre elas, desenvolve-se através do tempo, seus membros compartilham propósitos, interesses, preocupações e costumes e interagem entre si constituindo uma comunidade, que constrói conhecimentos e desenvolvem tecnologia.
		
	 
	2, 3, 1
	
	1, 2, 3
	
	2, 1, 3
	
	3, 2, 1
	
	1, 3, 2
	
	4a Questão (Ref.: 201402802409)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) é uma organização com sede em Paris que agrega 34 países que adotam os princípios da democracia representativa e da economia de livre mercado. A organização não trata somente dos aspectos econômicos, mas também promove projetos nas áreas social, ambiental, de educação e geração de emprego.
Não faz parte dos objetivos da OCDE:
		
	
	Contribuir para o crescimento do comércio mundial.
	
	Reduzir a desigualdade social.
	 
	Proporcionar acesso à educação, somente, para os cidadãos dos países desenvolvidos.
	
	Disponibilizar sistemas de saúde eficazes.
	
	Promover o desenvolvimento econômico.
	5a Questão (Ref.: 201402239183)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Analise as sentenças abaixo sobre os impactos da TIC na sociedade e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I. O trabalho cooperativo baseado nas TIC possibilitou que profissionais geograficamente próximos pudessem se comunicar e desenvolver projetos em equipe, aumentando significativamente custos e tempo de locomoção na geração e compartilhamento de novos conhecimentos;
II. A interação em rede, baseada em recursos como e-mail, chat, fóruns, comunidades virtuais, web cam, etc., proporcionou e vem demandando novos sistemas de comunicação e informação, impactando na forma de relacionamento e comunicação social;
III. A difusão das TIC dificultou o processo de automação, a flexibilidade na produção, gestão, industrialização, comercialização, etc., prejudicando a redefinição de fluxos de trabalho e a comunicação organizacional.
		
	
	Somente as sentenças II e III estão corretas
	 
	Somente a sentença II está correta
	
	Somente as sentenças I e II estão corretas
	
	Somente a sentença III está correta
	
	Todas as sentenças estão corretas
	
	
	6a Questão (Ref.: 201402742794)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Diversos aspectos éticos envolvem o uso das TIC, na maioria das empresas existem regras e políticas interna para serem utilizadas. Hoje em dia alguns funcionários não atendem os requisitos éticos dentro do local de trabalho. Seria ético afirmar que :
		
	
	fotografar o datacenter e disponibilizar nas redes sociais sem o aval da direção.
	
	é valido vender ou permitir o acesso de pessoas não autorizadas a base de dados dos clientes.
	
	podemos utilizar a estrutura de TIC da empresa para serviços particulares
	 
	instalar software com autorização prévia do proprietário
	
	utilizar o correio eletrônico de outros usuários
	
	7a Questão (Ref.: 201402798983)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Notícia do site g1.globo.com em 10/02/2014: "O mercado de tecnologia da informação está em crescimento desde 2013 e deve continuar assim este ano. O setor contratou 159 mil pessoas no Brasil inteiro em 2013. Quase metade das vagas foi pra para o estado São Paulo (47%), depois Rio de Janeiro (11%) e Minas Gerais (10%). Em Belo Horizonte, um pólo de TI está se formando no bairro São Pedro, região sul da cidade, e já reúne 143 startups, jovens empresas que trazem ideias inovadoras para o mercado. O bairro está sendo chamada de San Pedro Valley, uma referência ao Vale do Silício na Califórnia, nos Estados Unidos, onde estão localizadas algumas das maiores empresas de tecnologia da informação do mundo."
Disponível em: < http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2014/02/crescimento-de-vagas-em-tecnologia-da-informacao-gera-oportunidades.html >. Acesso em: 09 de Mar.2015.
As tendências em termos de Tecnologia que vão ampliar ainda mais esse mercado são:
		
	 
	Bancos online, virtualização e Linguagem Perl.
	
	Linguagem HTML, Internet Móvel e Linguagem PHP.
	
	Realidade aumentada, Netbooks e ITIL.
	
	Tablets, Nanobooks e Linguagem Cobol.
	 
	Internet das coisas, jogos em 3D e Educação Móvel.
	8a Questão (Ref.: 201402790430)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) propõe a constituição de um Conselho Nacional de autoregulação, a ser formado por um conjunto de entidades representativasda Sociedade Civil com a finalidade de definir, manter um Código de ética e aplicá-lo no setor de Informática, visando a proteção da Sociedade e defesa da Área do ponto de vista ético e político.
Analise as proposições abaixo e depois marque a que a SBC trata como princípios que deveriam ser observados em uma eventual regulamentação da profissão:
I) O exercício da profissão de Informática deve ser livre e independente de diploma ou comprovação de educação formal.
II) Um conselho de profissão pode criar qualquer impedimento ou restrição ao exercício de um profissional.
III) A área deve ser autoregulada.
		
	
	Apenas a sentença I está correta.
	 
	As sentenças I e III estão corretas.
	
	As sentenças I e II estão corretas.
	
	As sentenças II e III estão corretas.
	
	Todas as sentenças estão corretas.
	
	
	9a Questão (Ref.: 201402339077)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	São crescentes os debates sobre as dimensões sociais, políticas, econômicas e culturais das novas tecnologias de comunicação e informação (TIC). Uma das preocupações tem sido o que vem se chamando de Exclusão Digital (do inglês "digital divide"). Por exclusão digital entende-se o surgimento de mais uma barreira sócio-econômica entre indivíduos, famílias, empresas e regiões geográficas, decorrentes da desigualdade quanto ao acesso e uso das TICs, hoje simbolizadas na Internet. A questão do acesso passa pelos seguintes problemas: I. Capacitação: treinamento no uso do meio e formação de quadros para configurar, operar e desenvolver serviços e sistemas; II. Gestão e custeio (sustentabilidade): viabilização econômica e financeira para garantir a manutenção e atualização dos serviços locais; III. Conteúdo: oferta de conteúdos locais, serviços e sistemas de informação em nosso idioma, democratização de toda a informação legalmente pública, facilidades para a produção e disseminação de conteúdo local. Com base na análise das sentenças acima assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	Nenhuma sentença está correta.
	
	Somente uma sentença está correta.
	
	Somente as sentenças I e II estão corretas.
	 
	Todas as sentenças estão corretas.
	
	Somente sentenças II e III estão corretas.
	
	10a Questão (Ref.: 201402413270)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque a alternativa que NÃO representa uma atitude a favor dos princípios da TI Verde:
		
	
	Produtos de TI com selos ecológico.
	 
	Manter os ambientes com computadores ligados para aumentar a vida útil do equipamento.
	
	Reciclar o tubo de imagem, por exemplo, separando os componentes como vidro, zinco, cobre e outros metais disponíveis no equipamento.
	
	Descarte responsável.
	
	Virtualização de servidores.

Outros materiais