Buscar

apol 4 politica aplicada e economia do Estado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Leia com atenção ao artigo constitucional que dispõe sobre a seguridade social:
“Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.”
 
(BRASIL, 1988. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm )
 
Em parágrafo único, o artigo 194 (acima citado) define os objetivos que devem servir como base para a organização da seguridade social brasileira.
Assinale, a seguir, a alternativa que apresenta corretamente um objetivo da seguridade social, de acordo com a Constituição Federal Brasileira de 1988:
	
	A
	seletividade da cobertura e do atendimento.
	
	B
	prevalência de maiores benefícios às populações urbanas do que às rurais.
	
	C
	equidade na forma de participação no custeio. 
Você acertou!
Está correta esta alternativa, por ser a única a apresentar corretamente um dos objetivos da seguridade social.
	
	D
	única fonte de financiamento.
�
Questão 2/5
Em 1944, uma Conferência Internacional criou o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional-FMI, que tiveram papel de destaque na Economia Política e nos programas de desenvolvimento de diversos países. Das alternativas abaixo, marque qual contém a localidade e o país onde foi realizada essa Conferência Internacional.
	
	A
	Em Bretton Woods, no Estado de New Hampshire- EUA.
Você acertou!
Ao estudar a bibliografia básica e os materiais disponíveis no Ava, da Disciplina de Economia Política, o aluno ou aluna terá facilidade para identificar que a Conferência Internacional que criou o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional-FMI, foi realizada em 1994, em Bretton Woods, no Estado de New Hampshire- EUA. Portanto, a alternativa 01 é a alternativa correta.
	
	B
	Na cidade de Paris-França e contou com a participação de 44 países.
	
	C
	Na cidade de Marrakesh no Marrocos, onde também foi criada a OMC- Organização Mundial do Comércio.
	
	D
	Na cidade do Panamá, que dado a sua centralidade e neutralidade reuniu o maior número de países necessários para uma Conferência Internacional.
�
Questão 3/5
O FMI- Fundo Monetário Internacional, apesar ter sido criado na Conferência Monetária Internacional de Bretton Woods-EUA, em 1944, é uma instituição multilateral especializada da ONU- Organização das Nações Unidas, com sede em Washington nos Estados Unidos. Marque a única questão que contém as principais funções do FMI- Fundo Monetário Internacional:
	
	A
	Ouvir as principais reivindicações dos países e repassá-las aos EUA que é o principal mantenedor e gestor do fundo.
	
	B
	Fundar organizações não-governamentais nos países com objetivo de combater as epidemias e problemas ligados a extrema miséria.
	
	C
	Oferecer assistência aos países seguindo uma política monetarista que nem sempre atende aos interesses dos atendidos por ela.
Você acertou!
A única alternativa correspondente é a letra 03 porque as demais alternativas não contém as principais funções do FMI. A alternativa 01 afirma ser os EUA o principal gestor do fundo. A 02 destaca que a principal função do FMI é fundar organizações não-governamentais e a alternativa 04 apresenta que a principal função do FMI é contribuir financeiramente para o desenvolvimento dos países sem fazer exigências.
	
	D
	Contribuir financeiramente para o desenvolvimento dos países sem fazer exigências, haja vista ser esse um fundo comum.
�
Questão 4/5
Após a Segunda Guerra Mundial várias medidas foram tomadas para reerguer os países da Europa Ocidental destruídos pelo conflito, uma dessas medidas abrangeu inicialmente 16 países e foi lançado na Conferência de Paris em 1947. Marque, dentre as alternativas apresentadas, qual contém o nome da medida executada com êxito entre os períodos de 1948 e 1951.
	
	A
	Plano Roosevelt
	
	B
	Plano Cruzado
	
	C
	Plano Marshall
Você acertou!
A questão é considerada fácil porque tem relação com uma fase temporal. A medida lançada na Conferência de Paris em 1947 e que foi executada com êxito entre os períodos de 1948 e 1951, foi o Plano Marshall, que está contido na alternativa 03. É o único, das alternativas apresentadas, que foi colocado em prática logo após a Segunda Guerra Mundial. A alternativa 01 foi colocado em prática em 1933. A alternativa 02 foi colocada em prática em 1986 e a alternativa 04 em 1989.
	
	D
	Plano Braddy
�
Questão 5/5
Leia com atenção o texto de contextualização sobre os direitos de seguridade social:
“Nos marcos dos países capitalistas da Europa ocidental e da América Latina, a Seguridade Social se estrutura tendo como referência a organização social do trabalho, apesar de constituir-se de forma bastante diferenciada em cada país, em decorrência de questões estruturais, como o grau de desenvolvimento do capitalismo e de questões conjunturais, como a organização da classe trabalhadora. A instituição da seguridade social, como núcleo central do Estado social após a Segunda Guerra Mundial, foi determinante na regulação das relações econômicas e sociais sob o padrão keynesiano-fordista1. Os direitos da seguridade social, sejam aqueles baseados no modelo alemão bismarckiano, como aqueles influenciados pelo modelo beveridgiano inglês, têm como parâmetro os direitos do trabalho, visto que desde sua origem, esses assumem a função de garantir benefícios derivados do exercício do trabalho para os trabalhadores que perderam, momentânea ou permanentemente, sua capacidade laborativa.”
(BOSCHETTI, I. Seguridade social no Brasil: conquistas e limites a sua efetivação. Texto de apoio Curso de Especialização Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: UNB; CFESS; ABEPSS, 2007)
Conforme vimos no texto, dois importantes modelos influenciaram a consolidação de políticas de seguridade no Brasil e no mundo: o modelo beveridgiano inglês e o modelo bismarckiano alemão. Sobre esta influência no Brasil, assinale a alternativa que apresenta adequada correlação:
	
	A
	as políticas de assistência social e saúde foram influenciadas pelo modelo beveridgiano.
Você acertou!
Está correta esta alternativa, pois a política de previdência social foi influenciada pelo modelo bismarckiano.
	
	B
	as políticas de assistência social e previdência social foram influenciadas pelo modelo beveridgiano.
	
	C
	as políticas de previdência social e saúde foram influenciadas pelo modelo beveridgiano.
	
	D
	as políticas de assistência social e saúde foram influenciadas pelo modelo bismarckiano.
�
_1528626706.unknown
_1528626711.unknown
_1528626713.unknown
_1528626714.unknown
_1528626712.unknown
_1528626708.unknown
_1528626710.unknown
_1528626707.unknown
_1528626702.unknown
_1528626704.unknown
_1528626705.unknown
_1528626703.unknown
_1528626698.unknown
_1528626700.unknown
_1528626701.unknown
_1528626699.unknown
_1528626696.unknown
_1528626697.unknown
_1528626695.unknown
_1528626693.unknown

Outros materiais