Buscar

AP II DIVERSIDADE ÉTNICO CULTURAL 16627741

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Marcus Maurício Corrêa Gómez
RGM 16627741
AP_II DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL
	Todo homem é provido de cultura. Cada manifestação social e cada antecipação da consequência de seus atos exercidas pelo homem, chamamos cultura. Assim, não existe homem sem cultura.
A antropologia é a ciência social que estuda o homem e suas obras(cultura). Para a aplicação dos estudos da antropologia serem eficazes surgem as ferramentas antropológicas.
	Nós temos quatro ferramentas principais que irão gerir os estudos antropológicos, são elas: Evolucionismo, Difusionismo, Funcionalismo e Estruturalismo. São essas ferramentas que irão nos dizer como e por que da evolução do homem como ser e como sociedade.
	O cientista Charles Darwin, em seu livro “Evolução das espécies” observa como os seres mais adaptados aos meio sobrevivem. Além dos favorecimentos genéticos, espécies capazes de se adaptar incorporavam essas adaptações a sua herança, gerando descentes mais capazes e evoluídos.
	Aplicando as observações de Darwin a Antropologia, o Difusionismo nada mais é do que a constatação do mesmo principio. De acordo com os difusionistas as culturas evoluem e migram em direção a outras, levando consigo toda a sua bagagem “genética” ou experiência. Ainda de acordo com o difusionismo, as culturas são frutos de integrações sociais e da tentativa de integração ao grupo.
	No Funcionalismo, o sociólogo Durkheim forneceu as bases do desenvolvimento teórico dos funcionalistas na antropologia, onde originalmente tenta explicar as instituições sociais como meios coletivos de satisfazer necessidades biológicas individuais.
Todas as ferramentas Antropológicas tem por finalidade analisar uma determinada sociedade e seus comportamentos sociais. Notamos que cada cultura diverge entre outras em inúmeros aspectos, como etnia, aptidões, hábitos, crenças, capacidade econômica e etc. Sendo assim, por meio de suas ferramentas, a Antropologia busca não só analisar como nortear os estudos sociais e culturais inerentes ao homem.

Outros materiais