Buscar

Artrologia: Estudo das Articulações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ARTROLOGIA
- Quando falamos de articulações estamos falando de CONEXÃO, um contado entre 2 ou mais ossos. E a partir desse contado ele vai promover ou não movimento.
- Essas articulações são divididas em 3 grupos:
Fribosa (sinartrose): quando os ossos são unidos por tecido fibroso. Elas não permitem nenhum tipo de movimento, ou seja, vão ser imóveis. E são existem 3 tipos:
Suturas: São unidos por uma fina lâmina fibrosa, por isso são completamente imóveis. Um exemplo é ossos planos do crânio (frontal-parietal).
Serrátil:
Escamosa:
Esquindilise:
Plana:
Sindesmoses: são unidos por ligamentos interósseo, uma lâmina extensa de tecido fibroso. São ossos longos e paralelos. Ex: Radio-ulnar e tíbio-fibular. 
Gonfose: É como um encaixe, é quando temos uma cavidade e uma superfície cônica onde vai se encaixar. Ex: articulações entre a raiz do dente e alvéolos da mandíbula e maxilar.
Cartilagineas (anfiartrose): quando os ossos são unidos por tecidos cartilaginosos ou fibrocartilaginoso permitindo pouco movimento. Resiste a grandes impactos. Composta por 2 tipos:
Sincondroses: são unidos pela cartilagem hialina, que vai permitir alguns movimentos. Podem ser temporários (placa epifisária) e permanentes (cartilagem costal). Calcificam-se ao longo dos anos.
Sínfise: são cobertos pela cartilagem hialina, mantém os ossos articulados por tecido fibrocartilaginoso. São fortes e pouco móvel. Ex: sínfise púbica. Eles não calcificam-se.
Sinoviais (diartroses): possui movimento livre e amplo. São cobertas por cartilagem articular e unidas por ligamentos.
Caracteristicas: 
Cavidade articular: porção do osso que não foi invadida pela ossificação, são lisas, pálidas e de cor esbranquiçada. É avascular e não possui inervação.
Cápsula articular: externa (cáp fibrosa) e interna (membrana sinovial).
Cartilagem articular: 
Ligamentos: tecido fibroso que unem os ossos.
Liquido sinovial: lubrifica, evita o atrito e desgaste

Outros materiais