Buscar

Pitiríase Versicolor

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pitiríase Versicolor
A pitiríase versicolor que também pode ser conhecida como pano branco, é uma micose de pele muito comum provocada pelo fungo do gênero Malassezia.
Não é uma doença contagiosa, portanto não há transmissão do fungo de uma pessoa para outra, o fungo Malassezia costuma ser um germe da flora microbiana natural da nossa pele, podendo ser encontrada em cerca de 20% das crianças e em mais de 90% dos adultos.
É fungo que depende de gordura para sobreviver, ele costuma ser facilmente encontrado em áreas mais oleosas da pele, tais como o tronco, pescoço, face e couro cabeludo. 
A manifestação do fundo Malassezia surgem quando por algum motivo a população do fungo Malassezia que sempre viveu pacificamente na sua pele passa a se proliferar exageradamente. 
	
	Fatores associados a proliferação do fungo: 
Oleosidade excessiva da pele.
Viver em locais muito quentes e úmidos.
Sudorese excessiva.
Alterações hormonais, incluindo uso de pílula anticoncepcional.
Adolescência.
História familiar.
Fraqueza do sistema imunológico.
As lesões da pitiríase versicolor podem ser brancas, cinzentas, cor de salmão, acastanhadas ou até avermelhadas. As manchas costumam ser múltiplas e ovais, apresentando, habitualmente, uma fina camada descamativa e se localizam preferencialmente na parte superior do tronco e dos braços e no pescoço. Nas crianças a face é um local frequentemente acometido. As lesões, em geral, são pequenas, mas se forem múltiplas podem se coalescer, formando uma ou mais grandes manchas na pele.
Habitualmente, as lesões do pano branco são comuns no verão, pois nesta época a maior exposição solar favorece o aumento do contraste entre as manchas e as áreas de pele sadia. 
A o uso principalmente de loções à base de sulfeto de selênio nas áreas atingidas num período que varia entre sete e 14 dias. A aplicação deve ser repetida depois semanalmente durante um mês para evitar recidivas. Nessa fase, também é recomendado o uso de xampus e sabonetes especiais, que agem contra os fungos, deixando a espuma permanecer por alguns minutos na pele do corpo e no couro cabeludo.
Também pode haver a associação do sulfeto de selênio com cetaconzol creme.
Mesmo após o tratamento bem-sucedido, a cor da pele que foi alterada durante a doença pode permanecer assim por várias semanas ou até mesmo meses. Além disso, a
A infecção pode voltar quando o tempo estiver quente e úmido. Em casos persistentes, o paciente pode precisar fazer uso de um medicamento uma ou duas vezes por mês para evitar que a infecção se repita.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais